Como colocar meu negócio nos principais aplicativos de refeição?

como colocar meu negócio nos principais aplicativos de refeição?

Cada vez mais os consumidores recorrem aos aplicativos de restaurantes para poder fazer o pedido de uma refeição. 

Pode ser um café da manhã, um almoço, um lanche da tarde ou um jantar, muitos estabelecimentos comerciais voltados aos serviços de alimentos estão preparados para atender os clientes onde quer que estejam com agilidade e qualidade. 

Seja em casa ou no trabalho, a entrega será feita com o máximo de presteza e eficiência. Ao menos esses são alguns objetivos que os aplicativos apresentam, facilitando a comunicação entre os restaurantes e os potenciais clientes.

Assim, devem ser utilizados por empreendedores que querem ampliar o público a ser atendido e, até mesmo, para fidelizar a clientela.

Isso porque esses aplicativos são facilitadores de acesso que os consumidores têm junto aos empreendimentos que entendem a importância em utilizar a tecnologia a favor para aumentar o volume de vendas. 

Não foi apenas a praticidade que reforçou a necessidade desse tipo de serviço por parte dos estabelecimentos comerciais relacionados ao preparo de alimentos. 

Afinal, o acesso à tecnologia, somado às funcionalidades que um aplicativo pode oferecer, afetou de maneira direta os hábitos dos consumidores. 

Assim, diversos segmentos aproveitam de forma ampla as possibilidades de venda de produtos e serviços por meio de aplicativos. 

Entretanto, são os estabelecimentos comerciais que trabalham com alimentos que têm se beneficiado mais desses novos hábitos, pois por meio dos aplicativos é possível fazer compras de:

  • Supermercado;
  • Lanches e bebidas;
  • Pratos feitos;
  • Salgados e sobremesas.

Deste modo, se mantém necessários para um grande público e em diversos dias da semana, inclusive finais de semana e momentos de maior correria do público.

Diversidade de aplicativos permite acesso livre

O mercado da tecnologia oferece diversos aplicativos para os empreendedores que querem ter os produtos oferecidos de alguma forma.

Cada aplicativo oferece diferentes vantagens para as empresas que disponibilizam os produtos, além da facilidade de acesso e a praticidade oferecida para o público-alvo. 

Com isso, é mais evidente inserir a empresa no mundo virtual, local em que a visibilidade aumenta consideravelmente no grande público. 

Para poder competir com os concorrentes, é necessário se atualizar em relação a esses aplicativos, e aproveitar todas as oportunidades que eles oferecem.

Captação de pedido e full service

Os empreendimentos que aderem aos aplicativos denominados marketplaces se associam a uma marca que pode proporcionar dois tipos de serviço: captação de pedido ou full service.

No primeiro modelo uma padaria que trabalha com fermentador auto refrigerado 300 litros pode disponibilizar os produtos apenas para pedido, fazendo a captação e disponibilizando para retirada no local, ou contando com uma frota própria de veículos para entrega.

No segundo modelo, o full service, os aplicativos proporcionam ainda mais facilidade às empresas que se associam.

Isso porque, além de otimizar o pedido por parte do cliente, também conta com uma logística integrada para atender de forma ágil, reduzindo ao máximo qualquer tipo de erro.

Vale destacar que os aplicativos possuem outros serviços atrelados, oferecendo muito mais que apenas acesso a produtos alimentícios. Isso possibilita o modelo de venda cross selling, em que parcerias comerciais visam facilitar a vida do consumidor.

Há aplicativos que disponibilizam profissionais para um atendimento personalizado, conforme a necessidade do usuário. 

Dessa forma, a mesma padaria pode precisar de assistência técnica de balanças eletrônicas e solicitar diretamente no aplicativo do qual faz parte. 

Isso comprova que a tecnologia alcançou um patamar próximo ao atendimento dos mais variados serviços, reforçando a importância em fazer parte desses marketplaces de uma maneira ou de outra. 

Maior visibilidade por um público exigente

É fato que todas as facilidades implementadas pela tecnologia tornaram o cliente muito mais exigente. A mudança de hábito em relação ao consumo transformou o modo como o atendimento pode ser automatizado, tornando tudo mais eficiente.

A exigência pode ser explanada nos aplicativos que permitem postagem relacionadas à experiência de compra, aos produtos e serviços oferecidos ao mercado consumidor, e tudo mais referente ao atendimento ao público. 

Seja para a solicitação de orçamento instalação de câmeras de segurança em um condomínio residencial, ou um pedido de pizza no aplicativo, a exigência do consumidor é a mesma, e isso é importante ser ressaltado.

Assim, as empresas oferecem melhores serviços e produtos, elevando a qualidade em todos os sentidos, e quem tem competência para atender bem tais necessidades garante a fidelização dos clientes.

Marketing pode apostar no tradicional e digital

A equipe de marketing de um estabelecimento comercial que trabalha com alimentos, em outros tempos, deveria se preocupar com a produção de folhetos produzidos em uma gráfica impressão de rótulos em São Paulo, ou em qualquer outra localidade onde está instalada. 

Ainda hoje esse tipo de serviço é importante, principalmente em ações promocionais e para captação do público regionalizado, fortalecendo as ações off e online.

Ainda assim, é preciso entender que o marketing digital faz parte da realidade de muitos consumidores, levando em consideração que há milhões de celulares com aplicativos de marketplaces, ou mesmo individuais, instalados e em crescimento exponencial.

Dessa forma, é preciso apostar tanto no tradicional quanto no digital, para estar em evidência quando se trata de marketing e alcance de público.

Manutenção sob responsabilidade de terceiros

Uma vantagem que pode ser destacada sobre a inserção do empreendimento comercial no aplicativo digital é que a manutenção e toda a tecnologia fica sob a responsabilidade das empresas que oferecem esse tipo de parceria. 

Assim, o aplicativo está sempre recebendo atualizações e bloqueios de segurança para todos os envolvidos, tanto empresas quanto usuários. 

Assim como em plantas fabris em que são utilizados sinalizadores industriais para indicar algum tipo de problema, os aplicativos também possuem uma ferramenta que aponta qualquer problema, sendo direcionada para uma equipe técnica responsável para correção. 

Para os restaurantes, bares e lanchonetes que se colocam à disposição dos clientes por meio desses aplicativos deve ter o cuidado com as informações inseridas, como:

  • Cardápio disponível;
  • Horário de atendimento;
  • Localização;
  • Telefone para contato.

Qualquer erro aparente, assim como as empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial, as equipes responsáveis pelo aplicativo estão à disposição para atender tanto os estabelecimentos comerciais como os clientes que precisam de alguma ajuda específica.

Atendimento de maneira adequada/desejada on e offline

Uma empresa que está inserida no mundo digital não deve esquecer que a loja física ainda pode ter uma porta para atendimento ao público que deseja passar por uma experiência vívida em se alimentar fora de casa. 

Para isso, as empresas que aderem a um aplicativo personalizado e individual podem abrir um espaço para que seja feito a reserva de mesa. Assim, é preciso tomar cuidado com a estrutura do prédio em que os clientes são recebidos. 

Atendendo a exigências de serviços públicos, como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o serviço de dedetização RJ Zona Sul deve ser realizado periodicamente, conforme a necessidade de se livrar de pragas e insetos. 

As empresas que trabalham com esse tipo de serviço possuem técnicas apropriadas para atender os mais variados estabelecimentos comerciais, e específico para aqueles que possuem o comércio em aplicativos ou atendem de forma presencial. 

A estrutura predial, aliás, deve ser conservada dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos de segurança, também, para que toda a experiência do cliente seja satisfatória. 

A cozinha deve passar por uma reforma completa caso seja observado qualquer tipo de corrosão em tubulações de água, para evitar mal-cheiro no espaço de preparo dos alimentos. 

O salão deve contar com mesas apropriadas, balcão de atendimento, caso seja necessário, e cadeiras e banquetas confortáveis, para manter o cliente sempre fiel e que retorne assim que possível. 

Se tudo isso for levado em consideração, é possível ter um atendimento presencial de qualidade, e ainda investir em um aplicativo que ajude nas vendas externas.

Conclusão

As empresas que não estão presentes com um modelo virtual do comércio que administra está abrindo espaço para a concorrência.

Aproveitar a chance que os aplicativos oferecem é uma forma de garantir que a marca esteja presente no dia a dia de uma geração que nasceu digital, ou seja, que os equipamentos eletrônicos como computadores, tablets e celulares já fazem para da rotina. 

Os aplicativos possuem facilidades de acesso que, muitas vezes, dispensam até mesmo a necessidade de um telefone, tal é a possibilidade de fazer pedidos prontos e até mesmo personalizados. 

Por fim, a garantia de ampliação de clientes é alta, devido à expansão e divulgação que os aplicativos possuem por conta própria, e que, de uma forma ou de outra, está também o empreendimento comercial que está associado a essas marcas. 

Servir bem os clientes é uma questão de facilidades que devem fazer parte do plano de negócios, desde o princípio, para que esteja presente na vida do consumidor da melhor forma possível, e assim crescer de forma proveitosa e lucrativa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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