5 melhores carnes para churrasco

5 melhores carnes para churrasco

Saiba quais as carnes mais adequadas para um tradicional churrasco brasileiro

Churrasco é o prato feito à base de carne, assada sobre fogo ou brasas, com a utilização de espetos, estacas ou grelhas. No Brasil, o churrasco é tradicional, principalmente no Sul do Brasil, onde é cultuado como parte da tradição gaúcha.

Essa cultura nasceu graças aos tropeiros, que em meados do século XVII, perceberam que o gado usado para o transporte poderia ser uma fonte fácil de alimento. Com o preparo fácil, pois temperavam apenas com o sal e assavam diretamente no fogo, esse costume rapidamente se popularizou.

Hoje, a cada domingo, milhões de lares são “perfumados” com aquele cheirinho de churrasco bem conhecido por todos nós. Mas você sabe escolher a melhor carne para churrasco? É sobre isso que vamos falar abaixo.

Essas são as minhas recomendações como 5 melhores carnes para churrasco

1. Costela

costela 5 melhores carnes para churrasco

A costela é o corte bovino mais consumido no Brasil e ganha força no mercado da carne. A costela é um corte bovino retirado das duas partes laterais do corpo do boi. O mais comum é preparar a carne como churrasco, a fim de saborear mais a parte da gordura do alimento.

2. Picanha

picanha 5 melhores carnes para churrasco

A Picanha é um tipo de corte de carne bovina tipicamente brasileira e muito utilizada em churrascos. A origem do nome Picanha advém do tratamento talhante Italiano, nomeadamente do corte Picatta. Esta vara, chamada picana, possuía um ferrão na ponta e servia para picar o gado na parte posterior da sua região lombar.

3. Maminha

maminha

A Maminha é um corte triangular de carne de boi a partir do corte subprimal do lombo inferior, consistindo no músculo tensor da fáscia lata. A Maminha tem uma camada fina que cobre toda a peça e derrete no calor.

4. Bisteca

bisteca bovina 5 melhores carnes para churrasco

A bisteca bovina é um corte de carne muito gostoso, pois é um corte do contrafilé ligado ao osso. Além disso, a gordura ao redor e entremeada confere ainda mais sabor e maciez ao corte que oferece excelente custo-benefício ao churrasco. 

5. Fraldinha

fraldinha 5 melhores carnes para churrasco

A fraldinha também chamada de bife do vazio, ou vazio, é um tipo de corte de carne bovina. Está localizada entre a parte traseira e a costela do animal. O corte é extraído da ponta carnuda da costela minga, próximo à perna traseira do boi, essencialmente parte do abdômen. Seu peso fica em torno de um quilo, o corte é mais alto no começo, com três centímetros, e vai afinando do meio para o fim da peça.

Considerações finais

Como você pode ver, há alguns tipos de carnes muito apropriados para um bom churrasco. Escolha o seu e bom apetite! Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais. Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *