Xis e Cheeseburger: qual a diferença desses lanches? 5/5 (1)

Saiba quais as diferenças do Xis gaúcho para o Cheeseburger tradicional vendido no Brasil e no mundo

Xis e Cheeseburger é mais uma daquelas peculiaridades que somente um país com dimensões continentais como o Brasil poderia proporcionar.

Mas afinal, o Xis vendido na sua lanchonete preferida (no RS é Lancheria), é o Chesseburger vendido nas lanchonetes de todo o Brasil e também ao redor do mundo? Vamos explicar detalhadamente para você.

Porque no RS se fala Xis e não Cheeseburger?

Antes de mais nada, é preciso saber que o Rio Grande do Sul é quase uma ilha cultural, então não é de se admirar que um lanche tenha sofrido alterações em seu nome e também na sua composição de ingredientes, criando um novo lanche totalmente diferente. E não é só no sabor que esses dois lanches se diferem, mas no visual também.

Mas no Rio Grande do Sul também há lanchonetes (lancherias) que vendem o cheeseburger tradicional. Tanto em lancherias convencionais como nas lancherias Gourmet, o cheeseburger pode sim, ser comprado por aqui, mas é bem diferente do Xis tradicional gaúcho.

Mas então, agora vamos à explicação.


O que é Cheeseburger?

cheeseburger

Cheeseburger é um termo da Língua Inglesa e quer dizer um Hamburger com queijo. Ou seja, o tradicional lanche americano, um pão redondo com um grande bife de carne com molho especial, foi acrescido de queijo e se transformou no famoso e internacional Cheeseburger.

Claro, que no Mundo todo o Cheeseburger ganhou complementos, como tomate, picles, cebola, vegetais como rúcula ou alface, entre outros. De um modo simplificado, Cheeseburger original é isso: Pão com hamburger de carne e queijo.


O que é o Xis?

xis gaúcho

Agora vamos ao regionalismo mais puro. O Xis é um dos lanches rápidos mais populares do Rio Grande do Sul e também em partes da Região Sul do Brasil. Para quem não é daqui, pode parecer a mesma coisa, apenas com o nome popular modificado, entretanto, lendo os ingredientes e modo de preparo, você verá que não é a mesma coisa.

Primeiramente, o Xis é feito no Pão de Xis, que eu confesso não saber se está disponível para venda fora do RS. Trata-se de um pão redondo maior que o pão de hamburger normal, e mede aproximadamente 20cm. Outra característica do Xis é que ele sempre é prensado.

Para preparar o Xis, são tantos recheios, que os chapistas costumam até mesmo remover uma parte do miolo do pão, para caber mais recheio. Após essa remoção, é passada maionese (feita no local ou não) nas duas partes do pão. Os ingredientes básicos de um Xis gaúcho são:

Além desses ingredientes básicos, há a adição do principal: a proteína. Engana-se quem acha que o Xis gaúcho só é feito com hamburger de carne. São inúmeras opções de proteína que os gaúchos acrescentaram nos cardápios das lancherias. Veja os mais comuns:

  • Xis Carne e Xis Salada (feito com hamburger de carne de gado moída)
  • Xis Galinha ou Frango (feito com bife ou iscas de frango)
  • Xis Bacon (feito com bacon picado)
  • Xis Calabresa (feito com rodelas de linguiça calabresa)
  • Xis Coração (feito com coração de frango picado)
  • Xis Filé (feito com iscas de filé mignon)
  • Xis Tudo (feito com um pouco de cada uma das proteínas citadas acima)

Além dos ingredientes básicos e a proteína escolhida, os gaúchos ainda costumam adicionar separadamente conforme o gosto da pessoa, o ketchup, mostarda, barbecue e outros molhos especiais.


Considerações finais

Embora outros sabores já tenham sido inventados para o Xis gaúcho, estes citados acima são os mais comumente encontrados nas lancherias do RS. Acredito que agora você tenha entendido bem a diferença entre Xis e Cheeseburger.

Finalmente, se você gostou do blog, avalie esse post nas estrelinhas e nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais. Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.

Por favor, avalie isto