Pode consumir carne de porco para quem está de dieta? Veja agora Ainda sem avaliações.

Talvez seja uma das maiores dúvidas daquelas que fazem dietas, se podem ou não comer carne suína? Mas, existem alguns cortes que muitos não conhecem que são cortes de carnes magras de porco. 

As carnes magras são chamadas assim, pois tendem a ter menos gordura, como, por exemplo, o lombo de porco e o filé mignon suíno, esses dois cortes são ideais para fazer receitas no dia a dia. 

Devemos ressaltar que cada corte tem seu sabor, maneiras de preparo e texturas diferentes, ou seja, é preciso saber como preparar cada um desses cortes, para ter como resultado cum carne bem saborosa. 

As carnes suínas às vezes não são tão conhecidas como a da carne vermelha, por isso muitas pessoas não sabem nem o que é suã de porco, também conhecido como espinhaço de porco, é obtido através do porco doméstico, sendo uma das carnes mais consumidas no mundo.

O suã de porco é um corte que fica entre a costela e o lombo do porco, ou seja, é um pouco da coluna vertebral do porco junto com um pouco de carne do lombo, ela pode ser cortada em pedaços. 

Muitos acham que comer carne de porco faz mal a saúde, mas quando bem preparada ela não faz mal algum a saúde, isso porque quando a carne é bem cozida, vai evitar a transmissão de cisticercose, essa é uma doença transmitida pela carne do porco e que pode atingir o sistema nervoso, na qual pode causar problemas mentais e convulsões.

As pessoas acham que só porque é carne de porca ela vai engordar, mas, na verdade, qualquer tipo de carne pode engordar, seja, bovina, suína ou aves, todas elas se consumida em excesso e cortes com muita gordura não vão fazer bem a saúde e consequentemente você vai ganhar peso. 

Por isso é importante saber escolher o corte certo da carne e evitar pedaços que sejam muito gordurosos, dessa forma você pode acrescentá-las em sua dieta sem problema algum, desde que seja de forma equilibrada e sem exageros. 

Aqui neste ponto do artigo, podemos chegar a conclusão que quem está de dieta, pode, sim, comer carne de porco, desde que saiba escolher os cortes corretos para isso, assim como qualquer outra carne. Além disso, ela também é muito saudável e ainda contém mais aminoácidos essenciais e creatina importantes que a carne vermelha e também outros tipos de carnes, como, por exemplo, a leucina, valina e  lisina.

Veja abaixo alguns cortes de carne suína magros que podem ser incluídos no seu cardápio de dieta sem nenhum problema.

Filé mignon suíno

Esse é considerado um dos cortes mais saudáveis e magros da carne de porco, aquela receita de medalhão de filé mignon suíno que está muitas vezes presente em ocasiões especiais e até mesmo naquele tradicional almoço de domingo em família.

Ele é uma boa alternativa de carne magra com pouca gordura, o corte é retirado do lombo do porco, possuindo um baixo volume de gordura superficial, além disso, ele ainda é considerado um dos cortes mais saudáveis e macios do suíno, ele pode ser feito grelhado, assado ou cozido. 

Lombo suíno

O lombo suíno é mais um exemplo de carne de porco magra, que apresenta um baixo índice total de gordura. Esse corte pode ser feito de diferentes maneiras, além de ser muito macio, podendo ser servido em fatias ou inteiro. 

Se você optar pelo lombo suíno assado, saiba que existem diferentes acompanhamentos que combinam com a carne, naquele almoço de domingo, como, por exemplo, um delicioso arroz temperado. Já se preferir servir em fatias, que também é chamado de bife de chorizo, essa é uma ótima opção para o dia a dia, sendo uma alternativa prática e rápida. 

Bisteca de porco

Pensando em agilidade na cozinha? Pois bem, a bisteca suína é perfeita para isso, isso porque ela é um corte muito saboroso e pode ter vários tipos de acompanhamentos, pois ela combina com praticamente tudo. 

Por mais que ela tenha um pouco mais de gordura que o lombo suíno e o filé mignon, a bisteca suína também é considerada uma carne magra, isso porque ela contém pouca gordura.

Se você deseja fazer o seu almoço ou jantar com a bisteca, saiba que pode fazê-la assada, grelhada no forno ou frita. Invista em temperos para deixar a carne ainda mais saborosa, como, por exemplo, pimenta-do-reino, sal, gengibre em pó, suco de limão e páprica.

Pernil

Claro, que praticamente todo mundo já comeu pernil, especialmente nas épocas natalinas, esse também é um corte de carne suína, magro e muito macio, em relação a outros cortes de carne de porco.

O pernil é bem usado nas festas de final de ano, mas mesmo assim, ele pode ser bastante usado no seu cardápio do dia a dia.

Considerações finais

Se você gostou deste post sobre carne de porco na dieta, avalie esse post nas estrelinhas e nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais. Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.

Imagem de -Rita-👩‍🍳 und 📷 mit ❤ por Pixabay

Por favor, avalie isto