Churrasco é o prato feito à base de carne, assada sobre fogo ou brasas, com a utilização de espetos, estacas ou grelhas. No Brasil, o churrasco é tradicional, principalmente no Sul do Brasil, onde é cultuado como parte da tradição gaúcha.
Essa cultura nasceu graças aos tropeiros, que em meados do século XVII, perceberam que o gado usado para o transporte poderia ser uma fonte fácil de alimento. Com o preparo fácil, pois temperavam apenas com o sal e assavam diretamente no fogo, esse costume rapidamente se popularizou.
Hoje, a cada domingo, milhões de lares são “perfumados” com aquele cheirinho de churrasco bem conhecido por todos nós. Mas você sabe escolher a melhor carne para churrasco? É sobre isso que vamos falar abaixo.
A costela é o corte bovino mais consumido no Brasil e ganha força no mercado da carne. A costela é um corte bovino retirado das duas partes laterais do corpo do boi. O mais comum é preparar a carne como churrasco, a fim de saborear mais a parte da gordura do alimento.
A Picanha é um tipo de corte de carne bovina tipicamente brasileira e muito utilizada em churrascos. A origem do nome Picanha advém do tratamento talhante Italiano, nomeadamente do corte Picatta. Esta vara, chamada picana, possuía um ferrão na ponta e servia para picar o gado na parte posterior da sua região lombar.
A Maminha é um corte triangular de carne de boi a partir do corte subprimal do lombo inferior, consistindo no músculo tensor da fáscia lata. A Maminha tem uma camada fina que cobre toda a peça e derrete no calor.
A bisteca bovina é um corte de carne muito gostoso, pois é um corte do contrafilé ligado ao osso. Além disso, a gordura ao redor e entremeada confere ainda mais sabor e maciez ao corte que oferece excelente custo-benefício ao churrasco.
A fraldinha também chamada de bife do vazio, ou vazio, é um tipo de corte de carne bovina. Está localizada entre a parte traseira e a costela do animal. O corte é extraído da ponta carnuda da costela minga, próximo à perna traseira do boi, essencialmente parte do abdômen. Seu peso fica em torno de um quilo, o corte é mais alto no começo, com três centímetros, e vai afinando do meio para o fim da peça.
Como você pode ver, há alguns tipos de carnes muito apropriados para um bom churrasco. Escolha o seu e bom apetite! Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais. Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.
Uma receita irresistível para conquistar todos os paladares O bolo de cenoura é um clássico…
Conheça os principais critérios para identificar com segurança a mandioca mansa da mandioca-brava e evitar…
Saiba tudo sobre a entranha, o corte suculento que está se tornando o favorito dos…
Aprenda a selecionar o corte ideal e garantir bifes suculentos e irresistíveis Escolher a carne…
Entenda como funcionam os principais métodos de preparo do pão, desde os processos básicos até…
Conheça as marcas que mais se destacam no Brasil em 2025 na produção de leite…
This website uses cookies.