jan 062019
10 melhores marcas de Farinha de Trigo do Brasil

10 melhores marcas de Farinha de Trigo do Brasil

A Farinha de Trigo é um alimento muito importante na culinária brasileira e mundial

A Farinha de Trigo é um produto muito importante não só para o preparo de receitas em casa, mas também para diversas áreas da indústria e de restaurantes, padarias e confeitarias. No Brasil, a Farinha também é um dos itens presentes na Cesta Básica, juntamente com o Feijão, a Carne Bovina, o Leite e o Arroz, entre outros produtos.

O consumo da farinha de trigo e de seus derivados – como pães, massas, bolos, biscoitos – além de gostoso é fundamental para uma alimentação saudável e equilibrada.

O trigo é fonte de carboidratos, proteínas, gordura, fibra, cálcio, ferro, ácido fólico. É um dos principais fornecedores de energia para o nosso dia a dia, atua na prevenção de diversas doenças e fornece vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Em falta, resulta em cansaço, fadiga muscular, alteração do sono, câimbras e perda de massa magra.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o trigo é o segundo alimento mais consumido no mundo. Só em 2017, foram consumidas mais de 740 milhões de toneladas. Devido a essa importância toda é que resolvemos falar da Farinha de Trigo neste post.



O que é Farinha de Trigo e como ela é produzida?

o que é farinha de trigoO grão de trigo chega aos moinhos com algumas impurezas, como palha, galhos, folhas e sementes de outros grãos e passa por sofisticados processos de purificação tanto no momento da recepção quanto no processo de moagem. Após a primeira purificação e classificação por tamanho, o grão recebe água e passa por um período de descanso. O objetivo é deixar o farelo mais flexível facilitando a separação do endosperma (miolo). O tempo e a quantidade de água variam de acordo com a dureza do grão.

Os grãos são então triturados em várias fases, ou seja, passam por um conjunto de rolos desenhados para se extrair o máximo do endosperma e por sistemas de peneiras onde os grânulos de trigo são separados do farelo. São transportados para outros rolos que extraem os menores fragmentos e transferidos para purificadores.

O sistema de purificação limpa a farinha proveniente da trituração, por meio de peneiras que aspiram o ar e retiram qualquer farelo fino presente. A farinha já limpa vai para o sistema de redução, onde rolos lisos a transformam em um pó superfino.

10 melhores marcas de Farinha de Trigo do Brasil

  • Dona Benta
  • Orquídea
  • Regina
  • Dallas
  • Primor
  • Anaconda
  • Sol
  • Vilma
  • Nordeste
  • Veneranda

1. Dona Benta

Farinha de trigo Dona Bentafarinha de trigo dona benta, enriquecida com ferro e ácido fólico.  Ideal para o preparo de bolos, tortas, panquecas, omeletes e outros. A marca Dona Benta atua em cinco tipos de mercado: farinhas, misturas para bolo, massas e fermentos e tem um mix composto por mais de 40 produtos. Só Dona Benta oferece uma linha de soluções culinárias descomplicadas que inspiram você a criar esses momentos. Muitas vezes, até trazer alguém para mesa mesmo quando estamos sozinhos.

2. Orquídea

farinha de trigo orquídeaA Farinha de Trigo Orquídea possui produtos desenvolvidos para atender as demandas domésticas e de estabelecimentos com média rotatividade. Com 60 anos de história, a Orquidea encontra-se em constante evolução no aperfeiçoamento de métodos, investindo em tecnologia e recursos humanos. Em 2006, foi iniciada uma nova fase com a construção de um pastifício modelo e a marca foi consolidada entre o varejo e os consumidores.

3. Regina

farinha de trigo reginaA Farinha de Trigo Regina é produzida com ingredientes únicos e selecionados para o preparo de receitas colocando a qualidade sempre em primeiro lugar. Farinha de trigo Tipo 1. Ideal para preparo de receitas caseiras como pães, bolos, pizzas, massa fresca, biscoitos entre outras delícias. Misturar trabalho com determinação. Ousadia com liderança. Sabedoria e visão do futuro. Foi essa receita que deu origem a uma empresa que hoje faz parte da mesa e da vida do capixaba: a Buaiz Alimentos.

4. Dallas

Farinha de trigo DallasFarinha de Trigo Dallas especial , tipo 1 enriquecida com ferro e ácido fólico (vit. B9). Contém glúten. Inapropriado para celíacos. O Grupo Dallas tem acompanhado o mercado visando à expansão dos seus negócios e se posicionando para atender a demanda interna e externa. Sempre acreditou na força de trabalho, no potencial e na industrialização do Mato Grosso do Sul e, principalmente, no sonho de se tornar uma das maiores indústrias do setor do Brasil.

5. Primor

Farinha de Trigo PrimorBranquinha, fininha e soltinha, a Farinha de Trigo Tradicional Primor é perfeita para todas as suas receitas doces e salgadas. Disponível em embalagens de papel de 1kg e 5k, e embalagem plástica de 1kg. A marca Primor já faz parte da história das famílias brasileiras. Afinal, a qualidade com que fazemos cada um dos nossos produtos combina demais com o carinho que você põe em cada prato. A história de Primor é como a sua: cheia de momentos deliciosos.



6. Anaconda

Farinha de Trigo AnacondaFarinha de Trigo Anaconda Tradicional – Tipo 1 – Indicado Para Pães, Tortas e Doces Embalagens Papel 1 kg, 5 kg e 25 kg. O Moinho Anaconda investe em equipamentos de ponta na sua atividade produtiva e na Garantia de Qualidade, trabalha com as melhores matérias primas disponíveis no mercado nacional e internacional. O Moinho Anaconda cresceu para atender às indústrias, panificadoras, o mercado de food service e consumidores.

7. Sol

Farinha de Trigo SolA Farinha de Trigo Sol Tipo 1 é obtida através da moagem do trigo, onde são retiradas a casca e o germe do grão, restando apenas o endosperma. O resultado é uma farinha clara, com menor teor de cinzas e maior teor de glúten, ideal para a elaboração de pães ou de produtos que necessitem de elasticidade da massa. Há 100 anos, os alimentos SOL estão presentes na vida das brasileiras trazendo praticidade, sabor e felicidade: porque dia de SOL é dia feliz.

8. Vilma

Farinha de trigo VilmaFarinha de Trigo Vilma especial para uso geral em produtos de panificação e confeitaria. Ótima para pães doces, bolos, salgados, roscas, tortas, biscoitos, pizzas etc. Para a Vilma, estar na mesa de tanta gente todo dia significa muita coisa. É colocar um gostinho a mais nos encontros cotidianos e fazer deles reuniões especiais. É dividir a história da família Vilma com a sua família. É deixar cada prato com um sabor que é só seu. Porque gostoso de verdade é o que é feito com carinho.

9. Nordeste

Farinha de trigo NordesteFarinha de Trigo Nordeste de cor clara, muito versátil, ou seja, destinada a aplicações diversas. Ideal para todo e qualquer uso culinário, como pães, bolos, pizzas e massas em geral. A inovação sempre fez parte da história do Moinho do Nordeste. Desde 1946, inovamos na produção e desenvolvimento de farinhas de trigo, misturas e demais derivados com uma estrutura moderna e rigorosos processos de qualidade. Moinho do Nordeste, Inovar para Inspirar.

10. Veneranda

Farinha de Trigo VenerandaA Farinha de Trigo Veneranda é mais uma das principais marcas do produto no Brasil. O resultado ao utilizar as Farinhas Maria Inês, Veneranda e os demais produtos da linhas, você vê em um produto final de altíssima qualidade. Indicados para a produção de pães caseiros, bolos, cucas, bolachas, sonho, nhoque, brioches, massas de pizza, croissants, pastéis, etc. O Moinho Santa Maria atua no mercado de farinhas de trigo desde 1950, produzindo com qualidade e excelência.

Conclusão

Curtiu a nossa lista com as 10 melhores marcas de leite condensado do Brasil? Tem alguma marca preferida que não apareceu em nossa lista? Então deixe sua opinião nos comentários. Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais.

Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.