No passado, encontrar espaços com pratos vegetarianos era muito raro. Mas hoje, o cenário mudou drasticamente à medida que o público cresceu ao longo dos anos. Ainda assim, esse ainda é um diferencial importante. Por esse motivo, oferecer pratos vegetarianos pode ser muito interessante ao seu negócio, trazendo muitos benefícios ao restaurante.
A preocupação com a origem do que está na mesa é igualmente importante para a escolha da refeição. Existem muitas razões pelas quais os vegetarianos não comem carne.
Para o estabelecimento, o mais importante é que essa opção não apenas enriquece o cardápio, mas também agrega valor de sustentabilidade à marca.
Neste post, veremos algumas razões pelas quais você deve considerar adicionar um menu vegetariano ao seu restaurante.
Quem são os vegetarianos?
Segundo uma pesquisa do IBGE realizada em 2018, 14% dos brasileiros se declara vegetariano. Em cidades metropolitanas como Curitiba, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, o número sobe para 16%.
Um vegetariano é alguém que não consome nenhuma carne derivada de animais, como carne bovina, suína, frango ou peixe e mariscos. No entanto, os vegetarianos têm categorias diferentes.
Os ovolactovegetarianos, por exemplo, costumam consumir ovos, laticínios e derivados do leite, como iogurte e queijo.
Já os lactovegetarianos, além de não comerem carne, não comem ovos, mas consomem laticínios.
Por fim, os vegetarianos restritos, além de não consumirem carne, também não consomem ovos, laticínios ou derivados.
Além disso, existem outros graus intermediários que podem ser considerados e é importante que, ao montar o cardápio, opções mais versáteis sejam consideradas.
Por que ter pratos vegetarianos no cardápio?
Como você pode ver, existe uma parcela considerável de pessoas adeptas ao vegetarianismo no Brasil.
Incluir opções vegetarianas no menu pode ser bastante benéfico para o seu estabelecimento. Entenda porque nos tópicos abaixo:
A alimentação saudável está popular
Na correria do dia a dia na financiadora de carros, uma alimentação saudável é um dos hábitos mais difíceis de adotar. No entanto, cada vez mais, é uma das medidas mais procuradas para promover mais saúde.
Por conta dessa preocupação com a qualidade de vida, até os famosos restaurantes de fast food estão constantemente tentando adaptar seus cardápios à cultura saudável.
Ainda assim, estabelecimentos desse tipo geram muita desconfiança.
Por isso, restaurantes que garantem a qualidade dos alimentos e prezam pela saúde de seus clientes e demonstram ter em suas diretrizes esse cuidado podem ter um grande diferencial nas regiões em que atuam.
Segmentação mais abrangente
Em qualquer restaurante, é importante chamar a atenção do seu público e da área em que você está.
Por exemplo, dependendo da realidade do mercado, você pode desenvolver restaurantes veganos e vegetarianos sob demanda. Segmentar o cardápio é a chave para o sucesso.
Outra alternativa é expandir o cardápio original. Nesse caso, o menu deve incluir outras opções junto com a tradicional salada.
Isso ampliará os clientes que a marca poderá atender, reunindo pessoas de todas as dietas e oferecendo novas oportunidades culinárias para aqueles que se esforçam para levar uma vida saudável e sustentável, para além da reciclagem de cobre.
Mais variedade
Restaurantes vegetarianos não utilizam ingredientes industrializados, ou seja, preparam seus pratos o máximo possível com alimentos orgânicos.
Com isso em mente, é importante ressaltar que, ao contrário do que se pensa, as comidas vegetarianas podem ser tão diversas e saborosas quanto quaisquer outras e ainda empregam benefícios relacionados a esse modelo de preparo.
A ampla variedade de vegetais e hortaliças possibilita montar um cardápio mais versátil e completo.
Mas, acima de tudo, é preciso se preocupar com a procedência de cada ingrediente. Assim, os clientes terão ainda mais satisfação em frequentar o seu restaurante.
Público fiel
Está ficando cada vez mais claro que o vegetarianismo é o estilo de vida do futuro, e que é necessário oferecer mais produtos de consumo para atender às necessidades desse movimento.
Inovações em áreas como cosméticos, higiene, saúde, moda e de placa de ACM preço são tão importantes quanto o setor alimentício. Não à toa, é cada vez mais fácil encontrar itens veganos, como:
- Desodorantes;
- Perfumes;
- Cremes;
- Camisetas;
- Estruturas de construção.
Com isso, os restaurantes que investem verdadeiramente na gastronomia vegetariana têm muitas chances de fidelizar o público e, mais ainda, até mesmo pensar em um posicionamento mais amplo com logística internacional.
8 pratos vegetarianos para o seu restaurante
Tendo em vista esse movimento da sociedade e o valor agregado de um cardápio vegetariano, reunimos 8 sugestões de receitas sem carne simples, práticas e muito saborosas para compor um menu profissional e atrativo.
- Macarrão com almôndegas vegetais
O espaguete é uma receita coringa na cozinha. Além de ser um prato simples e prático, também é uma deliciosa refeição que pode ser preparada rapidamente.
As almôndegas de soja são a alternativa preferida para quem come alimentos sem carne e traz a suculência perfeita às massas. Para casos de vegetarianos restritos, também é importante pensar em opções de massa vegana.
Para dar um toque mais especial, você pode substituir os cogumelos da receita por cogumelos shiitake ou cogumelos shimeji fritos na manteiga, com uma pequena quantidade de molho de soja.
Esses tipos de cogumelos agregam mais sabor às receitas e são tão abundantes em muitas receitas de jantares vegetarianos que você pode transformar massas simples em um prato admirável.
- Kibe vegetariano com purê de abóbora
A culinária árabe é bastante popular entre vegetarianos e veganos, seja para especialistas em mini robô em um cardápio especial ou mesmo como opção frequente no menu do restaurante, atendendo diversos clientes com o prato.
Para saciar o desejo por esse tipo de prato, alternativas ao kibe sem carne feitas com proteína de soja e outros ingredientes de proteína não animal são a escolha certa.
Conte com a receita de kibe com purê de abóbora. Junto com a delícia do purê de abóbora defumada e molho de tahine, surge o kibe sem carne, adicionando cremosidade e acidez à receita.
Se você não sabe o que servir com o kibe vegetariano, outros acompanhamentos como salada fattoush e salada de berinjela frita podem complementar o prato.
Uma receita desse nível servida em um ambiente confortável com climatizadores evaporativos é certeza de sucesso e retenção dos clientes.
- Hambúrguer vegetal com batata rústica
Feito principalmente de proteínas à base de plantas, como soja e ervilha, este hambúrguer pode fornecer sabor adicional, dependendo da sua seleção de acompanhamentos.
A melhor forma de complementar o lanche é preparar um acompanhamento com as famosas batatas rústicas cortadas em formato canoa e temperadas com sal, alecrim, pimenta do reino e azeite.
Escolha os melhores pães de hambúrguer para a sua receita, faça maionese sem ovos e sem laticínios ou uma salada de folhas verdes e ketchup de goiabada.
- Risoto de limão siciliano
Se você não resiste a um delicioso risoto, sabe que é possível fazê-lo sem usar proteína animal.
Basta misturar o arroz tradicional do risoto com uma sopa de legumes, vinho e limões sicilianos.
Como complemento, tempere cogumelos shitake com sal e pimenta do reino e prepare-os na manteiga.
O acabamento final do prato é o próprio limão siciliano. Você pode colocar a casca da fruta por cima para enfeitar o prato e servir enquanto está quente.
- Dobradinha de linguiça vegana
Nas receitas não vegetarianas, o sabor deste prato é forte, predominando os sabores de outros ingredientes como a costela de porco e as linguiças calabresas.
Gastrônomos veganos/vegetarianos podem experimentar a receita, mas é claro que há alguns ajustes para substituir ingredientes de origem animal.
Um dos principais ingredientes é a linguiça vegana. Isso, claro, pode ser usado em muitas outras receitas e substitui as salsichas tradicionais.
As linguiças veganas são feitas com proteína de soja acrescida de condimentos como pimenta, alho seco e coentro em pó para equilibrar o sabor e deixar a iguaria mais apetitosa.
- Coxinha com recheio de carne de jaca
A coxinha é praticamente um patrimônio cultural imaterial do Brasil. Ela está presente em festas de aniversário, confraternizações de serviços de contabilidade preços, e raramente você encontra pessoas que a odeiam.
Existem tantas variedades por aí que não poderia faltar a vegetariana. Nesse caso, a receita substitui o frango pela carne de jaca e o sabor fica muito parecido com as coxinhas tradicionais.
A polpa de jaca é bem-sucedida na culinária vegana e vegetariana devido à textura e aparência do frango que é obtida após o corte e o cozimento.
O sabor dela é neutro, então é fundamental se dedicar ao tempero depois de prepará-la.
- Churrasco de legumes
Uma das comidas típicas do Brasil, principalmente do Rio Grande do Sul, é o churrasco, associado a festas e finais de semana.
Quem não come carne não precisa depender apenas de acompanhamentos como vinagrete, arroz, mandioca e farofa nas confraternizações da equipe de alarmes monitorado. As opções neste caso são muito simples.
Queijo coalho para vegetarianos e legumes grelhados e bem temperados como pimentão, berinjela, abobrinha e cebola (com bastante azeite) são ótimas alternativas.
Existem diversas receitas de churrasco de legumes. Asse-os até que fiquem crocantes no exterior e suculentos no interior. Como complemento, a maionese de alho vegana pode ser uma excelente opção para harmonizar.
- Arroz carreteiro com salsicha vegetal
O arroz carreteiro foi criado por carreteiros (ou tropeiros) que transportavam bagagens puxadas pelo gado de forma rápida e precisavam ganhar a vida com alimentos de longa duração (no caso, carne seca e arroz).
Nas receitas vegetarianas, os alimentos de origem animal são substituídos por opções de proteínas à base de plantas, como tofu e salsicha vegetal.
O arroz carreteiro vegetariano é menos gorduroso e, por isso, mais saudável e igualmente saboroso.
Considerações finais
Com essas dicas de prato, montar um cardápio vegetariano e expandir as oportunidades de atendimento em seu restaurante, com um diferencial interessante, se torna mais prático. Por isso, verifique quais receitas melhor atenderão o seu público e a melhor forma de introduzi-las ao menu para alcançar esse público que cresce cada dia mais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Finalmente, se você gostou do blog, avalie esse post nas estrelinhas e nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais. Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.
Imagem: Food top view photo created by timolina – www.freepik.com