10 pratos veganos para ter no cardápio do seu restaurante Ainda sem avaliações.

Itens presentes em pratos veganos e vegetarianos são basicamente compostos por ingredientes à base de plantas, tornando os cardápios de muitos restaurantes (ou pratos semanais de famílias) uma alternativa saudável. 

Devido a diversas características, essas receitas têm se tornado cada vez mais populares. 

Há várias razões para isso, incluindo preocupações com a saúde e propostas éticas, além do desejo de deixar uma pegada menor no planeta. 

Manter uma dieta baseada em vegetais, seja em tempo integral ou parcial, não pode mais ser considerada uma tendência passageira. 

Por causa disso, a demanda por pratos veganos e vegetarianos também está aumentando. E isso significa que adicionar mais itens livre de ingredientes de origem animal pode melhorar aspectos de vida e até a lucratividade de um restaurante.


A expansão de pratos veganos e vegetarianos

Com uma seleção de pratos veganos e vegetarianos, inclusive com base em cesta basica Campo Grande MS em seu cardápio, você atenderá a diferentes necessidades do corpo e, em caso de estabelecimentos, um maior volume de clientes – de diferentes grupos – melhorando os resultados. 

Você não precisa tornar seu restaurante 100% vegano, mas oferecer uma seleção mais ampla de itens de menu à base de ingredientes diversificados pode atrair mais pessoas. No entanto, é preciso atenção ao misturar os públicos, deixando clara a missão e os valores da marca.

Entre os ingredientes possíveis, vale destacar:

  • Algas marinhas;
  • Aveia;
  • Folhas;
  • Frutas;
  • Grãos diversificados;
  • Hortaliças;
  • Legumes;
  • Sementes de abóbora e girassol;
  • Tofu

Ignorar esse segmento de mercado pode ser uma aposta cara, ainda mais quando você observa o aumento do número de pessoas que se consideram veganas ou vegetarianas.

Pode parecer assustador no começo, mas há muitas ideias de cardápio vegano para implementar em restaurantes diversos, proporcionando experiências que vão além do conforto promovido com ar condicionado em Salvador


Diferença entre vegano e vegetariano

No entanto, antes de começar a reconfigurar seu cardápio, é essencial saber a diferença entre vegetariano e vegano.

  1. Vegano 

Basicamente, o vegano é a pessoa que adotou um estilo de vida no qual não come nenhum produto de origem animal. 

Com isso, os pratos não incluem carnes, ovos, laticínios e mel, bem como alguns tipos de vinagre, açúcar e vinho que são processados ​​​​com filtros à base de produtos animais.

  1. Vegetariano 

É a pessoa que, geralmente, não come carne vermelha, assim como peixe, aves, porco e caça.

Um vegetariano geralmente evitará qualquer alimento que inclua produtos de origem animal, como gelatina. Contudo, eles podem comer laticínios, ovos, queijo e mel.

Um erro que muitas pessoas cometem nesse contexto é oferecer itens de menu que são meramente acompanhamentos gourmetizados como opções vegetarianas e veganas.

No entanto, isso pode afastar as pessoas, pois elas podem sentir que suas escolhas alimentares não são levadas a sério. 

Assim, conforme o direcionamento do local, você ganhará mais clientes de empresas de auditoria em SP, por exemplo, com ideias de menu vegetariano e vegano específicos e para refeições deliciosas e equilibradas.

Com isso, será mais possível agradar diferentes paladares, seguindo as diretrizes da alimentação sem origem animal.


Incluir opções veganas com base no menu atual

Embora você possa querer experimentar ideias de menus veganos e vegetarianos, também pode fazer a mudança tornando alguns de seus pratos atuais fáceis de mudar. 

Por exemplo, veja se você tem pratos de massa e saladas em seu cardápio que não requerem carne, podem ser adequados e disponibilizados a esse público.

Você pode dar um passo adiante, permitindo que os clientes troquem a carne por tofu, feijão ou outra proteína vegana, ou seja, dar opções de montagem de pratos dentro de um cardápio.

Também é possível oferecer opções veganas de queijo ou leite para alguns pratos.


Ideias de cardápio vegano

Às vezes, os pratos veganos parecem mais difíceis, então começar com algumas ideias fáceis de menu à base de plantas e ir a partir daí é uma ótima maneira de conceituar seu menu. Isso torna a preparação mais fácil e o serviço menos complicado.

A seguir estão 10 ideias de cardápio vegano para restaurantes:

  1. Fritas e tacos Seitan

Seitan é um substituto de carne feita de glúten de trigo. 

Depois de cozida, a textura é semelhante à da carne, sendo uma opção atrativa para quem está na transição. 

Seitan é uma ótima alternativa de carne para pratos veganos e vegetarianos.

Para um refogado, substitua a carne por seitan e adicione os mesmos vegetais que você faria em um prato à base de carne. 

Você também pode adicionar pimenta em pó, cominho, cebola, alho e um pouco de pasta de tomate, e você terá um saboroso recheio de taco. 

  1. Molhos de macarrão veganos

Existem muitos pratos de massas veganas por aí, portanto, certifique-se de que sua oferta eleva o nível. A massa tem tudo a ver com o molho e, neste caso, ele deve ser vegano. 

Você pode rapidamente preparar um rico, sedoso e esfuziante molho Alfredo perfeito para veganos usando queijo à base de nozes, leite de nozes, tofu, pinhões ou até couve-flor cozida.

A massa com um pesto vegano rápido é um prato simples e elegante para adicionar a qualquer menu.

Para o prato processe o alho, o manjericão e os pinhões até ficarem bem picados, regue com azeite enquanto o processador de alimentos estiver funcionando. 

Adicione o queijo parmesão vegano e execute o processador de alimentos até que esteja que o molho esteja homogêneo.

Um molho simples de marinara ou cogumelos também é uma boa opção para um menu vegano. Inclua vegetais como brócolis e aspargos para uma refeição mais saudável e agregar sabor e diferenciais aos molhos.

  1. Tigelas de açaí e smoothies

Tigelas e smoothies de açaí são 100% veganas e muito versáteis. Muitos não-veganos preocupados com a saúde também gostam deles, então não há razão para não oferecer algumas opções nesse sentido.

Coberturas populares para tigelas incluem morangos, bananas, kiwis, granola, raspas de coco e amêndoas fatiadas. 

Combinações populares de smoothies incluem espinafre e mirtilo, banana e laranja, manga e morango.

  1. Fritos Veganos

Os bolinhos de batata são veganos, naturalmente, mas você pode melhorar este prato servindo bolinhos de abobrinha. 

Leve, crocante e carregado com legumes, adicione um lado de aioli caseiro e você terá o aperitivo ou acompanhamento vegano perfeito para aquele cliente que trabalha com orçamento obra residencial e gosta de novidades nas refeições, ou que contribuiu com a montagem do espaço.

Você também pode adicionar combinações de milho, batata, cenoura e qualquer tempero que desejar.

  1. Legumes assados 

​​Nem todo vegano se entusiasma com a ideia de legumes frescos direto da gaveta. Afinal, um prato de legumes assados ​​tenros e cuidadosamente temperados tem muito mais apelo e sabor.

Adequado para o que estiver na estação do ano, uma mistura de vegetais pode ser usada para adicionar volume e nutrição a qualquer refeição. 

Enrole-os em um wrap com feijão ou húmus, empilhe-os em torradas, coloque sobre tigelas de grãos, misture com macarrão ou monte-os em uma tigela gigante, regue com molho de tahine e mergulhe primeiro com o garfo.   

Com isso será possível ofertar muito mais valor e sabor ao prato.

  1. Tofu marinado

Saboroso e simples, esta proteína básica à base de plantas complementa praticamente todas as refeições. 

Combine-o com os vegetais assados ​​e um grão, misture com saladas ou adicione a proteína a wraps e sanduíches. 

Inclusive, cabe ressaltar que essa é uma opção bastante nutritiva, repondo as energias necessárias mesmo em uma rotina agitada, como para profissionais que se dedicam a serviços de contabilidade preços.

É muito importante destacar esse aspecto devido ao tabu ainda existente em relação à força atribuída às pessoas para manterem suas atividades apenas com alimentos vegetais, por exemplo. 

Afinal, as plantas, raízes e sementes podem ser tão ou mais nutritivas, principalmente quando preparadas adequadamente ou aliadas a outras fontes de vitaminas não animais.

  1. Massa assada

A beleza da massa assada é que ela se conserva tanto na geladeira quanto no freezer, então mesmo quem possui um restaurante com procura por produtos veganos e vegetarianos pode seguir a receita sem medo do desperdício de alimentos. 

Para montagem do prato complete uma caçarola com uma massa de macarrão apropriada, uma quantidade generosa de molho para evitar o ressecamento e grandes quantidades de recheio, que podem ser vegetais ou mesmo opções veganas de salsicha e mussarela. 

Posteriormente, coloque um punhado ou dois de espinafre para trazer mais sabor e nutritividade ao prato.

  1. Pimentão

Quando o restaurante conta com um grande lote de pimentão pronto, as opções são ilimitadas.

Aconchegue-os em uma tigela grande coberta com todos os ingredientes e um pão de milho, ou ainda coloque uma concha de pimentão cozido e temperado em cima de batata-doce assada, batatas fritas, abóbora, espaguete ou nachos.

Para reforçar o cardápio do final de semana, vale criar um chili vegano como massa de burritos.

Assim como se usa etiquetas para produtos de limpeza, vale etiquetar os produtos que são direcionados para os veganos e para os vegetarianos a fim de atender públicos diversos sem ferir a conduta dessas pessoas por acidente. 

Essa ação também é interessante para definir os pratos da semana de forma mais organizada.

  1. Salada de quinoa

Saudável e deliciosa mesmo quando consumida sozinha, uma salada de quinoa também pode ser um alicerce em uma variedade de outras refeições.

É possível usá-la para rechear pimentões assados ​​ou cogumelos portobello, ou ainda incluir em uma tigela de grãos temperada. 

Também é uma ótima maneira de usar juntamente a outros vegetais, com ervas frescas e uma colher ou duas de passas. 

  1. Caçarola vegana

Há poucas opções que podem satisfazer como uma caçarola completa de legumes diversificados, um caldo cremoso e queijo vegano preparado em um fogão sobre móveis com estrutura de ferro e aparência rústica.

Isso porque ela traz os sabores de diferentes legumes cozidos em uma mesma panela e serve como um alimento completo por si só, reunindo o modelo de preparo que remete ao natural e a lenha. 

Dar vida a esse prato, utilizando produtos naturais e cobertos em um molho à base de caju, misturado com grãos ou macarrão pode ser uma excelente opção.

Por fim, é possível levar a caçarola para assar no forno, tornando o prato uma refeição completa para qualquer paladar. 


Conclusão

Se você administra um restaurante, bistrô sofisticado ou food truck, ou ainda está pensando no projeto cozinha industrial, criar um menu inovador que acomode veganos e vegetarianos é sempre uma escolha inteligente. 

A incorporação de produtos à base de soja, seitan, vegetais e leguminosas em sua linha também promove uma melhor saúde e nutrição, que seus clientes vão adorar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Finalmente, se você gostou do blog, avalie esse post nas estrelinhas e nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais. Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.

Imagem: Vegan food photo created by jcomp – www.freepik.com

Por favor, avalie isto