Como ser uma confeiteira profissional de sucesso 0/5 (1)

Cozinhar é um dom. E por mais que muitas pessoas digam que qualquer um consegue cozinhar, essa afirmação não pode ser considerada totalmente verdadeira. Claro, todo mundo consegue preparar uma refeição, mas será que todas as pessoas nascem para seguir alguma profissão relacionada à culinária? 

Sem dúvidas a resposta para essa pergunta é não. Cada pessoa é única, cada indivíduo nasce com uma habilidade especial, um dom, que deve ser explorado ao máximo possível, seja relacionado a área da gastronomia ou a outras áreas como artes, esportes, empreendedorismo ou qualquer outra. 

Ainda assim, mesmo que uma pessoa não tenha um dom natural para fazer algo que ela queira, não significa que ela deva desistir. Pois com aperfeiçoamento, estudo e força de vontade, é possível alcançar um sonho.

Voltando a área da culinária, ultimamente estamos notando que a quantidade de pessoas confeiteiras está aumentando muito. Mas será que todas as pessoas que estão decidindo seguir essa profissão realmente têm o dom para confeitaria? Nem sempre. Mas ainda que o dom não faça parte do profissional, seus esforços podem compensar isso e fazer com que seus produtos se destaquem. 

Então, se você tem o sonho de se tornar uma confeiteira profissional e de sucesso, não importa se tem o dom ou não, pois se a força de vontade faz parte do seu ser, sem dúvidas você conseguirá chegar onde deseja. 

Para te ajudar com isso, preparamos este artigo com algumas orientações e dicas que, sem dúvidas, vão te ajudar a se tornar uma confeiteira profissional e de muito sucesso. Continue lendo, e confira o que você precisa fazer. 


Trabalhe apenas com ingredientes de qualidade

A primeira coisa que você deve ter em mente, é sobre os ingredientes que vai utilizar no preparo dos seus doces e bolos. Isso porque mesmo que a aparência deles esteja deliciosa, o que vai ser capaz de fidelizar um cliente, é a qualidade dos ingredientes, pois são eles que vão garantir que seus quitutes tenham um sabor incomparável.

Uma farinha de trigo empelotada ou um leite condensado todo granulado são o suficiente para transformar seu delicioso doce em algo nada agradável de se provar. 

Claro, nós sabemos que ingredientes de qualidade são mais caros, portanto, encarecem o valor de seus doces e bolos. Mas tenha certeza, um cliente prefere pagar mais caro por algo de qualidade, do que mais barato por doces e bolos que não tem sabor agradável.


Siga um padrão de preparo em todas as receitas

Fazer receitas “da cabeça” sem seguir uma receita, é algo que todas as nossas avós faziam, mas no mundo da confeitaria, nem sempre essa é uma boa ideia, visto que cada bolo ou doce pode sair de uma forma diferente da outra, o que não é o ideal quando se fala em ganhar dinheiro com confeitaria. 

Portanto, deixe de lado a ideia de “seguir seus instintos” e padronize todas suas receitas e preparos. Assim, você será capaz de criar todas as receitas da mesma maneira, o que garantirá um padrão de sabor para seus produtos. 


Esteja sempre por dentro de todas as tendências gastronômicas

Assim como no mundo da moda, a gastronomia também segue tendências, tanto de sabor quanto estéticas, e você precisa estar por dentro de tudo para ser considerada uma profissional de sucesso, e também para se destacar entre a concorrência.

Sendo assim, acompanhe as confeiteiras mais famosas do mundo, os maiores chefes de Paris, esteja sempre lendo e pesquisando sobre as novidades do seu ramo. Acredite, fazer isso garantirá que você esteja sempre oferecendo tudo que seus clientes merecem e procuram, pois todos sabemos que estar por dentro das tendências é algo muito importante nos dias de hoje.


Especialize-se com cursos

Hoje em dia, sabemos que para se destacar é preciso estar sempre se atualizando, acompanhando todas as inovações do mercado. Essa afirmação serve também para o mundo da culinária, onde é preciso estar sempre se atualizando e fazendo novos cursos gastronômicos de confeitaria. 

Isso é necessário para que você consiga aumentar sua parcela de clientes, conseguindo, com o tempo, atrair clientes mais exigentes, oferecendo um tipo de confeitaria cada vez mais refinada e única. 

Um curso de bolos decorados femininos, por exemplo, pode te ajudar a criar bolos totalmente personalizados para o universo feminino, que geralmente costuma ser o maior público alvo dos confeiteiros profissionais.


Jamais deixe o amor pela confeitaria de lado

Por fim, se você entrou para o negócio da confeitaria, certamente não foi apenas pelo dinheiro. As pessoas que escolhem seguir esta profissão, geralmente são realmente apaixonadas pela culinária, especialmente pela área dos doces.

Então, quando você conseguir se tornar uma confeiteira de sucesso, não esqueça que tudo que você conseguiu até agora, só foi possível graças ao seu amor pela confeitaria. E é esse amor que faz com que seus bolos e doces sejam tão deliciosos, tão amados e apreciados pelos seus clientes.


Considerações finais

Texto originalmente produzido por Implementa Digital para o Blog Comida Simples.

Finalmente, se você gostou do blog, avalie esse post nas estrelinhas e nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais. Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.

Por favor, avalie isto