Tempê ou Tempeh tem sido aclamado como um superalimento há algum tempo, principalmente em seu país de origem, a Indonésia, mas para muitas pessoas, a proteína cultivada à base de soja permanece em grande parte desconhecida. Na Indonésia, onde Tempê se originou é amplamente utilizado em toda a estensa culinária do país como um ícone célebre que faz parte da dieta cotidiana naquele país.
Tempê ou Tempeh pode ser traçado há mais de 400 anos (possivelmente mais de 1.000 anos) até a ilha de Java, onde tem grande significado cultural. Considerado “o orgulho da Indonésia”, de acordo com o especialista em culinária William Wongso, Tempê ou Tempeh é uma fonte acessível e barata de proteína para os indonésios em um país onde a carne não é comida diariamente devido às suas despesas e é normalmente reservada para ocasiões cerimoniais ou refeições de restaurante.
Em seu lugar, os indonésios consomem sete quilos de Tempê por pessoa anualmente, servidos no dia a dia com uma combinação de tofu, legumes, arroz, sambal e frutos do mar.
Por um período de tempo após a independência da Indonésia dos holandeses em 1945, a popularidade de Tempeh diminuiu. No famoso discurso do presidente Sukarno ao novo país, ele declarou:
“Somos uma grande nação, não somos uma nação tempeh” – Sukarno
Usando Tempê como metáfora para fraqueza e capitulação. Durante décadas seguintes, Tempê foi desprezado pela classe alta indonésia, mas com o tempo recuperou sua antiga glória.
Tempê ou Tempeh pode ser preparado frito, cozido, grelhado ou batido. Além de ser frito em óleo, Tempê também pode ser cozido para que ele aja como uma esponja, absorvendo marinadas e molhos enquanto transmite sua terranidade.
Tempê ou Tempeh também está rapidamente se tornando um alimento favorito da comunidade vegana, onde é adicionado a saladas, macarrão, tacos, sanduíches e ensopados ou combinado com especiarias e marinadas para se tornar bacon de Tempê e Hambúrguer de Tempê.
A produção de Tempê ou Tempeh é uma tradição antiga e seu sabor único é resultado da fermentação. Com um pouco de conhjecimento ou pesquisa, você pode até mesmo fazer o seu próprio tempê fresco em casa.
Para fazer Tempê, a soja é lavada, levada para ferver, encharcada durante a noite, descascada, cozida por 45 minutos a 1 hora, drenada e resfriada. Em seguida, a soja é misturada com um fungo conhecido como Rhizopus oligosporus que cresce em hibisco javanês e folhas de teca, embora existam muitas cepas de Rhizopus que podem ser usadas para fazer Tempê.
A soja e a entrada são tipicamente embrulhadas em folhas de banana ou sacos plásticos e depois fermentadas por 24-48 horas. Durante a fermentação, os grãos se unem com micélio de cogumelo que cresce a partir do fungo inicial, tornando-se uma densa e suave rede de fibras brancas que transforma o Tempê ou Tempeh em um bolo firme e sólido.
Se você gostou deste post sobre Tempê ou Tempeh, avalie esse post nas estrelinhas e nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais. Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.
Inspire-se para Criar o Seu Negócio Descubra 50 ideias criativas e inspiradoras de nomes para…
As melhores marcas de linguiça para churrasco que você precisa conhecer Descubra as 10 melhores…
Descubra as melhores marcas de queijo mussarela para 2025 O queijo mussarela é um dos…
Descubra as melhores marcas de suco de uva integral para 2025 e escolha a mais…
Descubra as marcas de arroz mais recomendadas para 2025 e faça a escolha certa para…
A linguiça calabresa é um dos alimentos mais populares em churrascos e receitas brasileiras. Com…
This website uses cookies.