Mitos e verdades sobre alimentação na sua saúde bucal Ainda sem avaliações.

É importante entender que a alimentação é importante para diversas finalidades, inclusive para vários cuidados com o corpo. 

Na área bucal, não podia ser diferente, já que existe toda a importância da absorção de alguns nutrientes, para nos manter fortes pensando na imunidade e na inflamação bucal.

Esse sistema de proteção bucal é muito importante e é conseguido, através de uma boa alimentação e pelo entendimento de como está o funcionamento de alguns órgãos.

Por exemplo, é importante entender a saúde do intestino, ou seja, não basta se alimentar sem considerar a saúde dele. Será que ele está tendo o funcionamento correto? 

É comum que as mulheres, por exemplo, tenham o intestino preso, e isso para a saúde bucal, gera um impacto muito grande, tornando a pessoa mais propensa a ter inflamações bucais.

Isso pode dificultar em diversas partes, como por exemplo um tratamento de canal ou até mesmo uma cirurgia para tirar dente do siso, e o tempo que irá demorar a cicatrização. 

Então, isso acontece quando o paciente não se alimenta de forma correta e os seus órgãos não funcionam, assim, uma boa alimentação é muito importante, tanto para a alimentação quanto para o funcionamento da saúde geral.

Como os alimentos podem prejudicar na saúde bucal?

Alguns alimentos que são muito consumidos no dia a dia possuem um ácido cítrico e fosfórico, sem falar do tanto as pessoas que consomem esse tipo de comida possuem pouca produção de saliva. 

Portanto, os alimentos considerados ácidos são:

  • Refrigerante;
  • Cerveja;
  • Vinagre;
  • Alimentos embutidos.

Esse tipo de alimento faz com que o paciente perca sua produção de saliva, mas ela é extremamente importante, tanto para proteger a boca contra as bactérias quanto para proteger o desgaste do esmalte dos dentes. 

Entretanto, caso isso ocorra, é necessário que o paciente faça a utilização de lente de contato para dentes.

Além de pessoas que consomem frequentemente esses alimentos, outras que consomem por exemplo um energético, precisam estar atentas. 

Isso porque, essas bebidas também são ácidas e aumentam a probabilidade de ter sensibilidade à dor e acabar causando mais cáries.

Quais alimentos podem favorecer a saúde bucal?

Existem alguns alimentos que podem ser os principais aliados para a saúde bucal, como por exemplo, é o caso da maçã que é uma fruta doce e ajuda a produzir mais salivas, fazendo com que a boca fique sempre hidratada e lubrificada. 

Alguns outros alimentos são:

  • Salmão;
  • Leite;
  • Abacate;
  • Aspargos;
  • Cenoura.

Os legumes crocantes, como foi dito, ajudam a limpar e estimular a gengiva, além de ser importante para a produção de salivas e a defesa contra bactérias ruins. Isso ajuda a diminuir o surgimento de cáries. 

Os queijos e os alimentos que são ricos em cálcio também são muito importantes para a saúde dos dentes, porque ajudam a neutralizar a acidez da boca, causando uma diminuição das bactérias. 

Quais são os mitos e verdades sobre a saúde bucal?

Para ter saúde, é necessário que o corpo seja saudável do pé à cabeça, mas não se esqueça da boca. 

Por isso, existem alguns mitos e cuidados até mesmo ao cuidar da saúde bucal. Por exemplo, será que para uma boa escovação ser feita, é necessário que ela seja demorada?

É importante que a escovação não seja feita de forma rápida, mas ela deve ter no mínimo dois minutos de duração, mas é importante tomar cuidado, porque o excesso pode prejudicar a dentição, desgastando o esmalte e causando o encolhimento da gengiva.

Esse desgaste poderá fazer até que o dente fique amarelado, sendo necessário que o paciente faça um clareamento com moldeira.

Muitas pessoas perguntam se os dentes devem ser escovados de forma imediata, logo após as refeições, mas na verdade, é recomendado esperar, no mínimo, uns 30 minutos para que a saliva consiga regularizar a acidez da boca de alimentos e bebidas ingeridas. 

Isso é muito importante porque a saliva faz a limpeza, e a escova vem após, retirando os resíduos.

Outro fato que as pessoas têm muitas dúvidas é sobre a troca das escovas, ela deve ser frequente? O ideal é trocar ela a cada três meses, após esse período, ela perde a eficiência.

Como todas essas questões podem influenciar na saúde da boca?

Entre a saúde bucal e a alimentação, existe uma ligação muito importante, porque toda essa questão, também influencia na saúde geral, já que, todos os alimentos entram pela boca. 

Além de influenciar na saúde do corpo, manter bons cuidados bucais é extremamente importante.

Como foi dito, existem alguns elementos que são os principais aliados para que os dentes fiquem saudáveis, além da saúde de modo geral. 

É importante tomar cuidado, porque existem alguns mitos e verdades sobre os efeitos da saúde bucal na alimentação. É fundamental pesquisar bem e ter visitas periódicas ao dentista urgente.

Como foi dito, é necessário esperar alguns minutos antes de realizar a escovação logo após as refeições, porque a boca precisa ser neutralizada e a própria saliva já é responsável por essa ação. 

No caso do paciente escovar logo em seguida, isso poderá causar alguns problemas nos dentes, como por exemplo, um desgaste. 

Esse desgaste pode causar o amarelamento, e nesse caso, é necessário que o paciente utilize lente dental para corrigir.

Considerações finais

Se você gostou deste post sobre mitos e verdades da má alimentação na sua saúde bucal, avalie esse post nas estrelinhas e nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais. Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Image by jcomp on Freepik

Por favor, avalie isto