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Saiba Como Gerenciar seu Food Truck com Estratégias de Marketing

É preciso mais do que uma ótima receita para gerenciar seu food truck e seguir por um caminho de sucesso. De modo a tornar a marca mais conhecida e otimizar os contatos e divulgação, é necessário investir em marketing de forma inteligente.

Uma estratégia de marketing forte é importante para todo tipo de negócio, mas especialmente para os food trucks. Afinal, esse modelo de negócio apresenta vantagens e desafios únicos. 

Embora possuir um food truck possa parecer menos custoso e mais fácil que um restaurante em um ponto comercial tradicional, ainda é preciso ter organização, disciplina e estratégia para destacar o empreendimento e conseguir torná-lo um sucesso.

Além disso, é preciso considerar que este é um modelo diferente de atuação na área de alimentos. Isso porque, na maioria dos casos, os food trucks tem como objetivo levar os negócios aos clientes, e não o contrário – mesmo que haja datas com pontos fixos.

Com isso, é preciso que você se comunique com mais clareza e frequência com os clientes do que com um restaurante comum.


Como fortalecer a marca do food truck

Para transformar uma marca de food truck reconhecida pelo público, o marketing é essencial. 

Isso ajuda o público a reconhecer e se identificar com sua empresa, devendo ocorrer em quaisquer áreas, utilizando formas, cores e mensagens claras em diferentes canais.

Inclusive, esse é um investimento necessário até mesmo se você for um médico profissional especialista em varicocele tratamento que resolveu investir nos dotes culinários, criando um empreendimento à parte. Afinal, a disciplina deve ser a mesma para alcançar sucesso.

Assim, seja por meio de um elemento gráfico atraente, um jingle divertido ou um slogan memorável, você deve usar uma variedade de abordagens e canais para apoiar seus esforços de marketing, fortalecendo o negócio.

A comunicação acontece de várias maneiras diferentes, mas o marketing é um elemento fundamental para garantir que sua mensagem chegue aos clientes de maneira eficaz.

Sua marca é o que o diferencia de todos os outros food trucks. Portanto, criar uma aparência e um tema únicos é uma parte importante para sua estratégia de marketing de food truck.

Algumas ações de comunicação necessárias para uma marca forte de food trucks inclui:

  • Conteúdo original;
  • Elementos gráficos;
  • Fonte;
  • Logo;
  • Postagens em redes sociais;
  • Decoração dos espaços;
  • Parcerias.
  • Comprar seguidores brasileiros (opcional).

Colocando algumas estratégias em prática

O primeiro ponto trata da produção e divulgação de materiais que evidenciem os pratos e especialidades do food truck, podendo trazer dicas sobre preparo de produtos e informações de valor sobre quando e onde o food truck estará, em caso de itinerários específicos ou a participação de eventos.

Além disso, o conteúdo original ainda pode se relacionar aos nomes dos produtos no cardápio, até mesmo o modo de preparo e ambientação devem fazer parte da sua marca, criando a identidade do espaço.

Se você quiser oferecer churrasco, comida italiana, asiática ou fast food, a sua ideia deve se apropriar de conteúdos originais, partindo da criação de um tema e clima distintos.

Isso deve transparecer a partir das palavras que vai escolher, refletindo nos elementos gráficos do veículo dedicado ao food truck, nas fontes utilizadas no cardápio e na criação da logo que vai identificar sua empresa entre os concorrentes.

O conteúdo é empregado, também, quando você for fazer postagens nas redes sociais, ou estiver escrevendo conteúdo sobre sua empresa e sua marca para publicações em blogs e impressos 

A fonte é uma maneira eficaz de apoiar o tema geral do food truck, dando suporte ao clima criado para o negócio. 

De qualquer maneira, é preciso ter clareza na mensagem e escrever todas as informações importantes de forma legível e de acordo com a legislação vigente, conforme o Código de Defesa do Consumidor. 

Ao decorar a parte externa do veículo, você também anuncia seu negócio enquanto dirige entre os pontos de atendimento, atraindo a atenção de possíveis clientes, e algumas informações podem compor a estrutura.

Nesse sentido, é preciso ressaltar a devida ambientação do automóvel.

Conforme os locais em que presta atendimento, é importante não só decorar a área exposta do truck, apesar desse espaço ser importante para a comunicação e inserção do consumidor ao universo e proposta do espaço – como é o caso de escolhas temáticas.

O conforto também deve ser considerado, indo desde o uso de gerador silenciado para o funcionamento da estrutura sem prejudicar a experiência dos clientes até a disposição de mesas e cadeiras para que possam apreciar o alimento. 

Assim, a decoração desta área externa também é fundamental. E o custo deve estar incorporado ao planejamento de negócios desde o início.

Por fim, também é possível desenvolver parcerias, tanto com eventos como locais fixos que disponibilizam aluguel para o estabelecimento do food truck. Muitas praças e feiras se vinculam aos food trucks e proporcionam diferenciais e vantagens na instalação do caminhão.

Tão importante quanto esses pontos descritos é a criação de um site, pois ele serve como um local em que os clientes podem encontrar sua programação, além de outras informações úteis sobre a sua empresa. 


Encontre seu nicho

Antes de qualquer ação, você precisa encontrar um diferencial, um bom motivo, para que os clientes sejam compelidos a visitar seu food truck. 

O que você está oferecendo que ninguém mais oferece? O seu conceito alimentar é único? Ou você está servindo os mesmos sanduíches que todos os outros? Seus produtos têm um elemento ou ingrediente diferente que os destaca dos demais?

Oferecer algo novo e exclusivo torna mais fácil ganhar popularidade e fazer mais vendas. 

Portanto, antes mesmo de abrir um food truck, faça uma pesquisa de mercado completa, visitando o maior número possível de comércios.

Isso ajuda você a entender as lacunas em suas ofertas, se estabelecendo em um território inexplorado. 

Com consistência, será possível dominar seu nicho, o que levará ao marketing orgânico e às ações em mídias digitais.


Entre nas redes sociais

A rede social não é apenas uma ótima maneira de se conectar com sua comunidade, é também um canal para configurar convites para eventos, promover novos recursos sobre sua empresa e informar às pessoas onde seu food truck estará localizado. 

Uma forte presença nas redes sociais, com anúncios preparados por produtoras de filmes é importante para todos os tipos de negócios, mas especialmente para empresas de serviços de alimentação, porque é uma maneira fácil e barata de diferenciar sua empresa e evidenciar seus produtos/serviços e noticiar eventos pontuais.

Você pode até encontrar softwares projetados para gerenciar as contas de redes sociais. 

A automatização do marketing digital é algo que está em alta e que agrega muitos benefícios, devido a praticidade de publicação, otimizando o tempo para as atividades de atendimento e vendas.

Além disso, muitos profissionais podem ajudar, a partir de contratação formal de autônomos ou agências de comunicação especializadas, a organizar as estratégias de comunicação. 

Você pode usar dicas de fotografia para criar fotos atrativas, mostrando seus itens de menu mais vendidos, ofertas sazonais ou clientes apreciando sua comida. 

Também é possível estimular o engajamento dos clientes, solicitando que realizem fotos utilizando a conexão remota de internet quando visitam seu food truck e marquem sua marca quando postarem. 

Após essa publicação, certifique-se de repostar o material para fidelizar o cliente. Quando os clientes postam sobre seu food truck, isso expõe sua empresa a novos clientes, o que é bastante vantajoso porque implica em uma sugestão subjetiva do cliente anterior, despertando mais interesse nos demais.


Atenda eventos perto de você

O serviço de bufê não é apenas uma ótima maneira de obter uma renda estável, mas também é uma oportunidade de alcançar novos clientes e fãs em potencial. 

Estar disponível para eventos, como festas de empresas e casamentos, é como fortalecer sua marca e se colocar mais disponível e visível para um maior público. Ou seja, o alcance é estimulado de forma orgânica e com custos reduzidos.

Esses eventos dão aos clientes, que talvez nunca tenham ouvido falar de você, a oportunidade de experimentarem sua comida, e eles provavelmente se lembrarão da sua marca na próxima vez que virem pela cidade, podendo até procurar ativamente por ela para uma refeição rápida ou a realização de um novo evento.


Junte-se a outros food trucks

Mesmo que outros food trucks na área sejam tecnicamente sua concorrência, todos vocês têm pratos únicos a oferecer e podem proporcionar uma experiência melhor e integrada aos clientes quando trabalham em conjunto.

O apoio de outros proprietários de food trucks pode ajudar bastante a garantir seu sucesso nos negócios. 

Essa tática de marketing de food trucks é especialmente importante para festas em grande escala, em áreas com portão de alambrado e todo cercado, como eventos culturais e esportivos, que podem apresentar vários tipos de comida de rua. 

Ao estabelecer um relacionamento com seus colegas proprietários de food trucks, você pode pedir favores se esquecer ou ficar sem um determinado suprimento ou ingrediente, além de estimular a venda e indicação em outras situações. 

Além disso, se você não tem o que um determinado cliente está procurando, estar familiarizado com os menus de outros food trucks pode ajudá-lo a direcionar as pessoas na direção certa para encontrar o que precisam.


Continue adicionando novos itens ao cardápio

Independentemente da popularidade do seu food truck, nunca pare de inovar. Dê a seus clientes algo além de seus itens mais amados e proporcione novas experiências.

Isso permite que sua empresa permaneça relevante e alinhada às últimas tendências da gastronomia, aumentando a clientela. 

Não se esqueça de criar entusiasmo sobre essas novas adições, seja postando sobre elas em suas páginas nas redes sociais ou indicando aos clientes fidelizados.

Por exemplo, você pode adicionar produtos e ingredientes sazonais aos itens do seu menu e dar-lhes um novo toque e levar para locais disponibilizados por uma administração de condomínios em São Paulo parceiras, com alto índice de concentração de clientes, seja em um evento ou como opção de lanche.

Isso dá nova expectativa, além de manter seus clientes interessados ​​em voltar. 

Outra opção é, durante a primavera, criar uma estação de churrasco ao vivo e usar suprimentos orgânicos de origem local, fortalecendo a parceria com fornecedores e criando adições ao seu menu. 

Não há melhor marketing do que o cheiro do tempero saindo das panelas, mesmo quando se trata de um food truck que está em constante circulação.


Expanda os negócios além do food truck

Depois de ter uma base consolidada de clientes, oferecer mercadorias com seu logo incentiva seus clientes a divulgarem sua empresa e cria um novo vínculo, como é o caso de brindes.

Quaisquer itens que você deseja oferecer dependem inteiramente de você, mas faz sentido escolher produtos relacionados ao seu tipo de negócio. 

Por exemplo, se você opera um food truck de churrasco, pode disponibilizar tripés de ferro fundido, inclusive para venda. Ou se você tiver um food truck de cupcake, luvas de forno podem ser mais apropriadas para o público.

Além disso, sempre há camisetas, chaveiros, adesivos para carros e garrafa personalizada com nome da marca. Mesmo que possam parecer clichês, são itens interessantes, que criam a sensação de valorização do consumidor, além de serem úteis, permitindo que os clientes os incorporem no dia a dia.

Apenas certifique-se de pensar cuidadosamente sobre o custo em relação aos benefícios dos produtos antes de investir nesses itens.


Conclusão

Garanta o sucesso do seu negócio ao gerenciar seu food truck estabelecendo uma forte estratégia de marketing, considerando os investimentos feitos na estrutura e a possibilidade de expansão e parcerias. 

Tomar medidas simples, como aprender o que outros food trucks estão fazendo, pode ajudar muito sua empresa a prosperar. 

De um logo bem pensado a paradas em locais estratégicos sob uma laje protendida, são muitas as oportunidades para fortalecer a exposição e a presença do seu food truck.

Por fim, não esqueça de considerar os custos e o fluxo de caixa para manter o negócio rentável e para estimar o prazo necessário para posicionamento da marca, de modo a entender realmente em quanto tempo o food truck começará a trazer rendimentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Imagem: Business owner photo created by gpointstudio – www.freepik.com

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