Pode parecer um ditado clichê, ou mesmo um chavão, e é, mas as pessoas realmente comem com os olhos e, por isso, para quem trabalha no ramo da alimentação, a apresentação do prato é essencial, em todos os sentidos.
Todo chef experiente sabe que comer é mais do que apenas o paladar, afinal, isso vem – muitas vezes – após a sensação inicial de ver e até desejar a refeição.
Essa é a razão pela qual você pode começar a ficar com fome depois de ver fotos de pratos bem apresentados em um cardápio físico ou em um aplicativo online.
Por isso, a mera aparência quanto a apresentação do prato da sua comida acaba sendo um dos principais indicadores de quão agradável será a refeição servida aos seus consumidores.
Esse cuidado faz parte das estratégias de negócios para quem está inserido no meio gastronômico e busca desenvolver o próprio estabelecimento.
Afinal, o sucesso de restaurantes e lanchonetes vai além de comprar nobreak e geradores para garantir que todos os equipamentos funcionem adequadamente, mesmo em caso de falhas na rede. Isso porque a devida divulgação e apresentação dos produtos é crucial para atrair e fidelizar clientes.
Também conhecido como empratamento de alimentos, a apresentação do prato é um assunto fascinante e complexo com séculos de história, sendo elemento primordial nesse processo de atração.
Embora muitas vezes seja considerado menos importante do que o sabor real de uma refeição, é essencial para aumentar o interesse e sabor da sua comida e determinar se o seu cliente aprecia ela.
De maneira simples, a apresentação do prato é organizar a comida para melhorar a aparência na louça em que o alimento está sendo servido.
Considere a última vez que você viu um anúncio de um restaurante de fast food.
Quando você foi pedir o hambúrguer que viu na propaganda, pode ter ficado desapontado ao desembrulhar, visto que não parecia tão perfeito e saboroso quanto na TV.
Apesar de ter o mesmo sabor, o hambúrguer era mais apetitoso para você quando sua aparência e organização na imagem estavam mais estruturadas e bem feitas.
Esse é o poder da apresentação do prato. E existem vários fatores que os chefs podem considerar ao elaborar uma refeição apresentável no ambiente físico e em menus, atraindo os clientes para além do funcionamento dos equipamentos em tempo integral devido a manutenção de nobreak e dos demais espaços. Confira.
As cores dos ingredientes de uma refeição desempenham um papel significativo.
Enquanto cores brilhantes e vibrantes podem adicionar energia, aquelas complementares criam um contraste que adiciona camadas visuais à refeição, e muitas cores opacas podem parecer pouco atraentes.
Ao ver o que se come, é possível assumir o sabor de um alimento antes mesmo de prová-lo. Além disso, as cores vermelha e verde podem nos dizer se um alimento é nutritivo ou não.
A textura adiciona profundidade a uma refeição, e um chef pode criá-la usando alimentos duros e macios ou molhos como toque final para adicionar variedade a um prato.
Um prato pode até combinar com temas designados. Talvez seja a sensação geral do seu estabelecimento ou uma determinada comida que corresponda a uma época ou região do mundo em que o cliente se encontra.
Se você deseja apresentar um visual específico, pode misturar cores, texturas e organizar os alimentos de uma maneira que reflita esse tema.
Controlar as porções de um prato também afetará a experiência do cliente.
Se um prato estiver empilhado e cheio de comida, quem está consumindo provavelmente estará em um estado de espírito diferente em comparação com quando seu prato está visível e bem decorado com comida.
A apresentação do prato pode ajudar a vender itens em seu cardápio e criar alguma antecipação da comida e seu sabor até que ela chegue.
As técnicas de empratamento de alimentos têm princípios de design gerais, mas também existe um contexto particular, porque escolher como preparar um prato é muito pessoal para cada chef, empregando identidade ao serviço.
Portanto, os métodos a seguir podem servir como fonte de inspiração e não apenas como guia estrito.
Às vezes, vale a pena ousar na hora de escolher os pratos certos para a sua comida. A ardósia natural é muitas vezes reservada para sushi e pratos frios, mas não há razão para não servir também em suas entradas.
As bordas irregulares e plataforma elegante formam uma tela contrastante sob vegetais e frutos do mar de cores vivas.
A própria estrutura da mesa, se for de ferro, por exemplo, com reforço de máquina de solda mig mag, pode ser parte da apresentação do prato, pois os pequenos detalhes também importam.
Além disso, a louça em que os alimentos são colocados é importante.
A forma e a cor dos objetos postos são uma tendência em alta, o que proporciona um impacto quanto aos formatos na apresentação dos alimentos.
De maneira casual, é possível determinar o ponto focal de qualquer prato a partir do posicionamento ou das cores que compõem a refeição.
Apesar disso, geralmente o foco é dado à proteína, seja bife grelhado, aves ou peixes.
Desta forma, legumes, amido e molho desempenham um papel coadjuvante à atração principal.
O chef também pode usar colheres de precisão para desenhar imagens que apontam sutilmente para o alimento servido, de forma que a atenção esteja voltada para ele.
Construir um prato com seções mais altas pode apontar o olho do cliente para o alimento que será o destaque do prato.
Levantar ou empilhar legumes é um ótimo exemplo, criando altura e, portanto, mais impacto visual no prato.
Além disso, o efeito pode ser alcançado facilmente usando anéis de mousse ou cortadores de massa para construir camadas conforme desejado.
Assim como ocorre nos ambientes que precisam trazer conforto e qualidade, com uso de peças para compressor de ar – por exemplo -, e contar com uma boa decoração para encantar os clientes que vão ao espaço; os pratos também podem contar com acessórios e produtos para compor a imagem e tornar a visão mais atrativa para o consumidor.
Muitas vezes, a guarnição pode ser usada puramente para dar cor ou destacar o visual do alimento principal, como folhas ou frutas dispostas ao lado do alimento. Inclusive, não é exclusivamente necessário que harmonize com o prato.
Por exemplo, ao empratar cordeiro, raminhos de salsa podem ser adicionados, mesmo que estes tendem a ser o enfeite, enquanto o alecrim é selecionado e aplicado aos ingredientes como tempero por combina melhor com o sabor da carne servida.
Ou seja, o ramo e a sala são aplicados em um contexto puramente estético.
Contudo, é importante que esses materiais não impactem no sabor ou experiência do consumidor ao serem provados.
A medida é bastante vantajosa, pois não demanda mais tempo de preparo e, com as ferramentas certas disponíveis, servirá para aprimorar ainda mais sua apresentação.
Uma técnica simples, mas eficaz, é a implementação de números ímpares na apresentação do prato. Isso porque são preferidos no chapeamento, criando uma melhor distribuição, equilíbrio e proporcionando fascínio visual.
Nesse sentido, arranjos com 3, 5 e 7 itens tendem a funcionar melhor para o estilo visual, sejam:
Micro-ervas e flores podem transformar a aparência do prato servido em um restaurante e transformas o sabor e experiência junto ao prato.
Lembre-se que é necessário, e mais fácil, adicionar enfeites bonitos para reforçar a ideia do prato, indo além da cor para combinar os produtos.
A cebolinha lavada a partir do filtro de osmose reversa residencial é um ótimo exemplo entre as flores comestíveis, tem uma cor característica atraente e um ótimo sabor.
Como dica complementar, os chefs podem usar uma pinça de guarnição para manusear flores e ervas delicadas para não prejudicar as pétalas e ajudá-las a manter a cor por mais tempo.
Um prato é muitas vezes melhorado ao retirar um componente que polui a apresentação, em vez de ganhar mais um produto.
Quando se trata de vários pratos, uma refeição deve conter o suficiente para fazer os clientes desejarem apenas mais uma mordida.
Portanto, o tamanho da porção é importante, bem como o número de componentes no prato, atraindo o consumidor e não trazendo a impressão de que poderá causar “estufamento” após a refeição.
Apresentações elaboradas de comida remontam aos primeiros séculos e eram populares em países como a Macedônia do Norte.
Músicos tocavam para dançarinas enquanto comidas e bebidas eram servidas em maravilhoso excesso.
Aves e peixes cozidos eram colocados na barriga de um porco, e a comida era servida em travessas de prata e cristal ao lado de colheres de ouro e cestos de pão de marfim, encantando aqueles que se alimentariam antes mesmo que provassem a refeição.
Eram festas reservadas apenas aos ricos e poderosos, e as celebrações elaboradas e excessivas simbolizavam o status e classe em castelos que, hoje, não passariam pela avaliação e perícia na construção civil de qualquer município.
Nos anos 1800, Marie-Antoine Careme, considerada a primeira chef celebridade, trouxe a arte do revestimento para a era de Napoleão Bonaparte.
A partir desse ponto, a apresentação dos alimentos se tornou cada vez mais importante para a culinária e panificação.
Logo, a ascensão da cozinha moderna surgiu com um foco especial no prato.
No século XX, os chefs começaram a dar ênfase à organização, afastando-se das pilhas de comida em um único prato.
Como resultado, a apresentação dos alimentos tornou-se mais complexa, contando com geometria e cores.
Com o tempo, mais chefs, especialmente aqueles que procuram servir refeições sofisticadas para profissionais que atuam em escritórios de contabilidade em São Paulo, entre outros lugares, começaram a adotar o empratamento de alimentos, embora com diferentes graus de eficácia.
Com isso, a atividade se tornou mais popular entre os espaços que visam agregar uma experiência completa aos clientes, aliando espaço, decoração, conforto e beleza dos alimentos ao à refeição e sabor proporcionados.
Ou seja, o empratamento é um encantamento/entretenimento à parte.
A gastronomia é uma área que chama a atenção por diversos aspectos e por proporcionar sensações que afetam todos os sentidos do corpo humano.
A apresentação do prato, dentro de estabelecimentos comerciais dedicados, como lanchonetes e restaurantes, tornou-se mais importante do que nunca, assim como o planejamento tributário é fundamental para manter as contas em dia e funcionamento do estabelecimento.
Graças às redes sociais, anúncios e câmeras digitais à mão, apresentações impressionantes de pratos estão instantaneamente disponíveis para milhões de pessoas, contribuindo para o marketing orgânico.
Em alguns casos, a aparência da comida pode ser mais importante do que o sabor, afinal, uma foto na página de uma rede social de um influenciador digital pode encorajar alguém a comer em um determinado local.
Contudo, é importante que também se ofereça boa gastronomia, principalmente àqueles que realmente apreciam boas refeições. Afinal, além do atendimento, é a qualidade do produto que fará seu cliente retornar.
Assim, para proporcionar uma experiência ainda mais otimizada, cativando seus clientes e ampliando o desejo pelo olhar sobre o prato, a partir da apresentação do prato.
Embora alguns restaurantes considerem o empratamento dos alimentos em diferentes níveis de importância, é evidente que chefs, críticos e clientes valorizam a apresentação do prato, e isso interfere nos negócios de maneira positiva.
Por isso, estude a forma de decoração que melhor atende seu segmento e comece a praticar essa arte culinária em seu restaurante.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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