7 dicas para implementar no seu restaurante no dia dos namorados Ainda sem avaliações.

Determinadas datas especiais, ao longo do ano, se mostram como excelentes oportunidades para os proprietários de estabelecimentos comerciais. Nesse sentido, preparar o restaurante no dia dos namorados se torna um dos momentos mais românticos, e rentáveis, desde que haja planejamento e criatividade.

Atender aos casais de namorados pode se mostrar uma oportunidade única, tendo em vista que esse tipo de empreendimento comercial tem um apelo exclusivo para pessoas que gostam de uma noite com um significado especial. 

Mesmo não sendo feriado, é um dos dias do ano mais movimentados para os empreendimentos, além de ser uma data que não exige que toda a família saia – o que pode facilitar a busca por espaços diversos.

Com isso, os casais que celebram a data em um almoço ou jantar em um restaurante, querem ter uma experiência romântica. 

Como gerente ou proprietário de um estabelecimento comercial, você deve ter ótimas ideias, garantir o funcionamento e manter contato com uma empresa de ar condicionado, tendo como ideia tornar essa data ainda mais especial, e tratar os clientes como convidados, porporcionando mais conforto.


Um dos dias mais movimentados do ano

Reservas de mesa e espera no saguão podem esfriar uma noite romântica, mas é exatamente isso que a maioria das pessoas experimenta no Dia dos Namorados, principalmente sem a devida organização dos espaços e dos próprios clientes.

Desse modo, é preciso considerar a importância de uma boa experiência para atrair, e até reter, clientes para seu restaurante em datas festivas, demonstrando habilidade para a gestão e ofertas diferenciadas nessas datas.

Embora haja muitos presentes que possam ser trocados, como chocolate e cartões comemorativos, os gastos em restaurante no dia dos namorados tendem a ser elevados, representando um dos principais eventos para a data. 

Por isso, a preparação do ambiente é importante, demandando que os proprietários não ignorem as oportunidades trazidas pela celebração.

Inclusive, medidas práticas podem contribuir com a melhora da experiência.

Preparar pratos especiais no dia dos namorados pode garantir que você forme uma grande rede de clientes, por exemplo. 

Ainda mais importante, a ação pode fazer com que muitos casais tenham um almoço ou um jantar verdadeiramente mágico, criando uma lembrança afetiva com o espaço – ou até atraindo mais consumidores.

Como essa data é um dos dias mais movimentados do ano, além do próprio cardápio, é preciso considerar o conforto e a agilidade.

Nesse sentido, você precisa oferecer uma experiência de alto nível, garantindo com a fornecedora de energia que os transformadores de tensão estarão funcionando, proporcionando decorações temáticas e ambientes bem ventilados, bem como pode ser necessário contar com uma equipe maior para atender todos os potenciais consumidores.

Dê aos seus convidados uma atmosfera especial, comida excelente e a quantidade certa de entretenimento, com um clima romântico e música agradável, tornando o encontro ainda mais marcante. 

Lembre-se que a experiência em um restaurante vai além do paladar, e está associados aos outros 4 sentidos:

  • Audição;
  • Olfato;
  • Tato;
  • Visão.

Por isso, você deve se certificar de preparar toda a atmosfera, deixando os clientes imersos em toda a experiência em um dia que deve ser inesquecível. 

Também certifique-se de divulgar suas ofertas e promoções com bastante antecedência.

Para organizar todos esses detalhes e garantir um serviço mais qualificado, acompanhe a lista de dicas abaixo, aprimorando o marketing e experiência do seu restaurante em um dos dias mais movimentados do setor da gastronomia.


Confira essas 7 dicas

  1. Crie um menu especial para a data

As datas comemorativas são uma ótima maneira de explorar o que sua equipe de cozinha realmente pode fazer.

Recorra ao seu chef de cozinha para elaborar um novo menu com pratos festivos, implementando o cardápio tradicional com opções e nomes que funcionem como chaves codificadas para esses momentos especiais, relacionando à festividade.

Tenha em mente que é dia dos namorados e isso geralmente significa sobremesas, doces e um pouco de bebida alcoólica no menu, como vinho e espumantes.

Para tornar o seu menu divertido e provocante, uma ideia é apresentar alguns coquetéis com nomes criativos, apelando para palavras provocativas e combinadas, recorrendo às mais significativas, como:

  • Abraço;
  • Amor;
  • Beijo
  • Carinho;
  • Romance.

Ao criar um menu promocional, você deve considerar um menu de bebidas com preço fixo ou uma carta de vinhos que agrade todos os amantes presentes. 

A presença de um sommelier também pode ajudar aqueles que não possuem habilidades ou conhecimento nato para indicar o que combina com os pratos que serão servidos no dia dos namorados. 

Além disso, o profissional pode fazer parte de uma experiência complementar, fazendo recomendações, apresentando rótulos ou até desenvolvendo atividades mais lúdicas junto a grupos específicos. 

Por exemplo, criar um evento para experimentação de uma cartela de vinhos específica para casais, estipulando um número de participantes.

Em relação aos pratos, a ideia é elaborar um cardápio com opções limitadas de entradas, sopas, saladas, prato principal e sobremesas. 

Um menu fixo pode ajudar nessa tarefa, pois permite que a equipe de cozinha funcione com o máximo de eficiência possível dentro de ofertas pré-determinadas.

Além disso, essa organização permite o preparo de alimentos de alta qualidade e de forma mais consistente e veloz. 

Isso também ajuda a equipe do salão a lembrar o menu e explicá-lo aos clientes, sem colocar em dúvida os ingredientes ou as combinações entre pratos e bebidas, agilizando o atendimento e criando uma melhor experiência.

Como estratégia de marketing, um cardápio único do restaurante no dia dos namorados proporciona uma sensação de exclusividade, e que pode se estender por um fim de semana.

  1. Redesenhe a disposição do salão para mesas a dois

Não é surpresa que os casais esperem um nível de privacidade no dia dos namorados. 

Um jantar romântico em um restaurante pede mesas postas para dois, de preferência que não sejam próximas a grandes grupos. 

Por isso, crie o maior número possível de mesas para casais, mas tenha à disposição algumas mesas com anéis de segmento rotativos ao centro, para poder girar as guarnições grandes, e que sejam reservadas para famílias ou grupos de amigos.

Revise as mudanças na planta baixa com sua equipe de atendimento e oriente-os sobre como acomodar grupos longe de casais.

Alterar sua planta baixa também pode reduzir o número de assentos vazios, aumentando a capacidade. Quando você começar a fazer reservas, tenha isso em mente. 

  1. Estabeleça uma nova atmosfera 

As ideias de restaurante no dia dos namorados devem ir além do menu e da disposição dos assentos. Uma atmosfera exige decorações, personalidade da equipe e entretenimento. 

Até mesmo seus clientes regulares devem experimentar um momento diferenciado quando entrarem para comemorar o dia dos namorados. 

Ao criar uma atmosfera, você deseja um tema geral. Escolha entre divertido, sedutor, romântico ou algo que se encaixe perfeitamente ao conceito do seu restaurante (por exemplo, agregar uma energia de férias ao exterior em um restaurante temático). Em seguida, considere como você executará esse tema. 

Pense na aparência de sua equipe. Você pode sugerir que eles usem pequenas asas de cupido e aventais descartáveis com o tema promovendo a data, em casos de locais mais despojados, ou pode recorrer a um visual mais sofisticado em restaurantes de luxo.

Se você está pensando em trocar seu uniforme ou fornecer acessórios para sua equipe no dia dos namorados, certifique-se de que essa medida cabe no seu orçamento. Mantenha-se fiel ao seu conceito também. 

Afinal, um estabelecimento de jantar requintado não usará copos de plástico em forma de coração. Considere a experiência e perfil do seu cliente ao aplicar as mudanças também.

  1. Decore o salão mantendo o bom senso

A atmosfera combina com sucesso quando há uma decoração bem planejada. 

Você sempre pode contratar um decorador profissional, mas se isso não couber no seu orçamento, precisará recorrer à criatividade. 

Seja corações de papel pendurados no teto ou dezenas de rosas em exposição no corrimão de inox para escada, um pouco de decoração pode tornar a experiência ainda mais memorável.

A decoração da mesa de jantar dos namorados deve ser sutil, refinada e não atrapalhar a alimentação ou a conversa.  

  1. Oportunidade para atrair os solteiros

Muitas pessoas esperam essa data para marcar um primeiro encontro e, ainda assim, é possível fazer uma refeição romântica, tornando um momento especial (e que poderá compor a primeira lembrança de um casal). 

Conforme sua proposta de negócio, ainda há a oportunidade de atrair pessoas solteiras ou ainda que estejam em busca de relacionamento.

Nesse segundo caso, comece a anunciar para aqueles que não têm um par que eles podem encontrar o amor da vida em uma data especial, e para conseguir isso, elas podem reservar uma mesa antes do dia dos namorados. Dinâmicas para esse público também podem ser criadas.

Você não precisa sediar um evento de speed dating por conta própria, mas pensar em como atrair e encantar esse público também é interessante.

Caso essa ideia seja de interesse para o espaço, entre em contato com empresas especializadas em marcar encontros e ofereça o local para garantir que você está dando às pessoas uma experiência autêntica. 

  1. Imagens que valem mais do que palavras 

O seu espaço é fotogênico ou único o suficiente para fazer com que criadores de conteúdo, usuários de mídia social e os casais que visitarem o espaço tirem e publiquem fotos de divulgação e/ou recordação? 

Uma opção interessante pensando nessa publicidade orgânica e criação de memórias é criar uma área de foto específica tão atraente que ninguém possa passar sem tirar uma foto profissional. 

Por causa de selfies e câmeras de telefone, uma foto profissional é rara hoje em dia. 

Tenha à disposição um fotógrafo profissional, se couber no seu orçamento, mas sempre certifique-se de dar a oportunidade para que os casais possam tirar fotos com o próprio celular, compartilhando de seu momento de lazer.

Ao fornecer oportunidades para fotos, certifique-se de informar seus convidados sobre sua presença nas mídias sociais. 

Peça que marquem seu restaurante, usem uma hashtag específica ou incluam a geolocalização do restaurante quando postarem a foto. 

  1. Torne os momentos especiais espetaculares 

O dia dos namorados pode ser uma data para oficializar um relacionamento, dentre outros marcos especiais, como pedidos de casamento. 

As propostas acontecem em todos os lugares, e seu restaurante provavelmente verá algumas ao longo dos anos. 

Por isso, dê um empurrão a essas pessoas e crie uma experiência encantadora para esse casal. 

Ofereça uma promoção para convidados que querem fazer a pergunta no dia dos namorados e se ajoelham sobre o piso laminado colocado com rodapé preço de pétalas de rosa cobrindo uma área específica. Isso é, sem dúvida, algo que eles não encontrarão em qualquer outro lugar. 

Forneça uma reserva de mesa rápida, parabéns da equipe, apresentação especial de champanhe e sobremesa, vídeos românticos ou mensagens especiais nas telas de TV do restaurante.

Músicos ao vivo e sistemas de alto-falantes podem ser bem interessantes também caso não tenha aparelhos de TV no salão do restaurante.

Entregue um jantar romântico que qualquer casal se lembrará por anos e disponha de equipes preparadas para auxiliar com as surpresas, indo desde a montagem de pratos especiais com o pedido escrito até atendentes ágeis para auxiliar na entrega de forma personalizada.


Conclusão

As pessoas planejam um lindo almoço ou jantar em um restaurante no dia dos namorados, seja para celebrar a data ou aproveitar o momento para evoluir a relação.

Por isso, de modo a atrair esse público, comece a divulgar suas promoções com antecedência, tanto em seu restaurante quanto nas mídias sociais. 

Incentive os clientes, casados, solteiros, namorados ou “enrolados” a reservarem mesas com antecedência e ofereça-lhes promoções exclusivas para terem um dia inesquecível.

Não esqueça de preparar bem os espaços, avaliando possíveis manutenções em torres de resfriamento de água dedicadas à cozinha industrial ou mesmo a contratação de mais profissionais, além de personalizar o ambiente e cardápio para que o momento seja memorável.

Com isso, seu restaurante fará parte da história de muitos casais – que poderão retornar em novas celebrações devido a boa experiência proporcionada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Finalmente, se você gostou do blog, avalie esse post nas estrelinhas e nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais. Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.

Imagem: Date night photo created by senivpetro – www.freepik.com

Por favor, avalie isto