nov 072019
Receita de Salada Caprese picada

Confira essa deliciosa receita de Salada Caprese picada que leva 10 minutos e apenas 5 ingredientes para fazer.

Já ouviu algo sobre a Salada Caprese, oriunda da Itália? Então confira aqui uma maneira fácil de desfrutar dessa deliciosa salada sem glúten a qualquer momento! Esta salada fresca fará com que você queira repetir sem sombra de dúvida.

A salada Caprese, ou Inslata Caprese, como você encontra nos menus da Itália, originou-se na década de 1950 na Ilha de Capri (região da Itália em Campania ). Tradicionalmente, a Insalata Caprese é composta de mussarela, tomate e azeite, guarnecida com orégano e rúcula. Mas há inúmeras variações da receita ao redor do mundo.

Confissão: Estou apaixonado pela Salada Caprese, primeiro por que adoro queijo, e segundo que fará eu comer mais salada.

Mussarela fresca, tomate saboroso, isso funciona para mim, mas e para você? Normalmente, eu só vejo isso como uma opção de aperitivo em restaurantes italianos, e mesmo assim, aqui no Brasil, a salada não é tão popular.

Embora sejamos honestos, até comeria tomates cereja com um punhado de queijo enquanto assalto a geladeira durante a madrugada. Eu sou o único? Quando percebi que realmente podia fazer uma “salada de verdade” com isso, que não requer garfo e faca, fui imediatamente buscar alguns tomates e queijo.

Aqui está uma dica que eu aprendi errando. NÃO misture o vinagre balsâmico na Salada Caprese. O balsâmico é para borrifar ok! Veja o motivo!

não misture vinagre balsâmico na salada caprese

Ainda fica gostoso, mas com uma aparência bem prejudicada.

Além disso, quando eu estava lendo as receitas de outras pessoas sobre essa Salada Caprese picada, muitas delas tinham (na minha opinião) muito óleo e vinagre adicionados. Usei apenas 2 colheres de sopa de azeite e 1 colher de sopa de vinagre balsâmico. Uma receita pedia apenas 1/4 de xícara de balsâmico, o que comecei a fazer no primeiro lote, mas percebi que estava se afogando a salada em um líquido marrom exagerado. Eu recomendo começar arriscando pouco com o óleo e o vinagre. Você sempre pode adicionar um pouco mais tarde!

Receita de Salada Caprese Picada

Ingredientes:

  • 300g de tomates cereja em recipientes, cortados ao meio ou em quatro partes
  • 150g de queijo mussarela, em cubos. Confira aqui as melhores marcas de mussarela do mercado.
  • 1/2 xícara de folhas frescas de alface, picadas
  • 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem. Confira aqui as melhores marcas de azeite de oliva.
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • sal marinho a gosto

Modo de preparo:

  • Em uma tigela média, misture os tomates cortados, a mussarela e as folhas de alface.
  • Adicione o azeite à tigela e misture levemente.
  • Regue o vinagre balsâmico por cima da salada.
  • Polvilhe sal, conforme desejado.

Dicas extra da receita

  • Pode adicionar mais azeite ou vinagre balsâmico, conforme desejado, é sempre bom começar com pouco e ir provando até o seu gosto.
  • O esmalte balsâmico é mais espesso e você pode usar ele ou o vinagre balsâmico – ainda melhor se você quiser usar um pouco dos dois! O esmalte dá uma boa aparência final ao prato.
  • Você poderá substituir a alface por rúcula, manjericão ou outra folha de sua preferência. Faça sua mudança, prove e volte aqui para nos contar.

salada caprese picada com alface mussarela e tomate cereja

Conclusão

Curtiu a nossa receita de Salada Caprese Picada? Tem alguma receita diferente e gostaria de compartilhar conosco? Então deixe sua opinião nos comentários. Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais.

Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.


Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *