o novo coronavírus covid-19 pode contaminar os alimentos? saiba aqui

O Coronavírus pode contaminar os alimentos?

Saiba se os alimentos que você está consumindo podem ser contaminados pelo novo Coronavírus

Com a Pandemia do novo Coronavírus COVID-19 batendo em nossas portas muitas dúvidas surgem e uma delas é se o vírus pode contaminar os nossos alimentos. O novo coronavírus COVID-19 causa doenças respiratórias, não transmitidas por alimentos , o que significa que afeta os pulmões, não o sistema digestivo. De acordo com a Food and Drug Administration dos EUA, atualmente não há motivos para acreditar que o vírus tenha sido transmitido por meio de alimentos ou embalagens de alimentos.

Pensa-se que o Coronavírus se espalhe principalmente de pessoa para pessoa. Isso inclui pessoas que estão em estreito contato entre si (a cerca de um metro e oitenta) e através de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Essas gotículas podem pousar na boca ou no nariz de pessoas próximas ou possivelmente inaladas nos pulmões.

Pode ser possível que uma pessoa consiga o COVID-19 tocando em uma superfície ou objeto que contenha o vírus e, em seguida, tocando a boca, o nariz ou possivelmente os olhos, mas não se acredita que essa seja a principal maneira de propagação do vírus. No entanto, é sempre essencial seguir as quatro etapas principais da segurança dos alimentos – limpar, separar, cozinhar e refrigerar – para evitar doenças transmitidas por alimentos.



O coronavírus pode se espalhar pela água até os alimentos?

Não há evidências de que o vírus que causa o COVID-19 possa se espalhar pela água potável utilizada para lavar os alimentos que você consome em casa. No entanto recomenda-se manter limpos os recipientes e superfícies onde a lavagem dos alimentos é realizada, sobretudo superfícies de aço inox e plásticos onde o COVID-19 pode sobreviver por até 3 dias.

Onde a indústria de alimentos deve buscar orientação sobre as operações comerciais?

As instalações de alimentos, como outros estabelecimentos de trabalho, precisam seguir protocolos estabelecidos pelos departamentos de saúde locais e estaduais. Estes protocolos podem variar dependendo da quantidade de disseminação comunitária do COVID-19 em uma área específica.

Como precaução extra para ajudar a evitar a transmissão do COVID-19 através do contato com a superfície, recomenda-se lavar e higienizar com freqüência todas as superfícies e utensílios de contato com alimentos. Os funcionários do serviço de alimentação também devem praticar lavagens frequentes das mãos e trocas de luvas antes e depois de preparar a comida.

Inclua limpeza e higienização freqüentes de balcões e recipientes de condimentos. Os consumidores devem lavar as mãos depois de usar os utensílios de servir.

Conclusão

As autoridades internacionais e brasileiras pedem a todos que sigam as diretrizes básicas de segurança alimentar que exigem lavagem das mãos antes de comer ou preparar alimentos, usar utensílios limpos e preparar e armazenar alimentos adequadamente. Restaurantes e serviços de entrega também devem seguir práticas seguras de preparação e manuseio de alimentos para prevenir a contaminação pelo COVID-19.

Curtiu nosso post sobre o risco do novo Coronavírus contaminar nossos alimentos? Deixe sua opinião nos comentários. Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais.

Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.