set 282019

Como limpar um fogão encardido: 10 dicas!

Como limpar um fogão encardido: 10 dicas!

Como limpar um fogão encardido: 10 dicas!

Seu fogão mais limpo para suas próximas refeições? Sim, é possível!

Gostaria de conhecer métodos para limpar um fogão sem entrar em desespero? Mesmo que você faça refeições apenas algumas vezes por semana, seu fogão pode abrigar restos de cada refeição que você fizer. As donas de casa e empregadas domésticas mais experientes podem ficar perturbadas com a tarefa aparentemente interminável de manter fogões limpos, mesmo com uma limpeza diária. Um acúmulo de temperos ou óleo que transborda pode apresentar uma bagunça complicada para tentar remover.

As placas de fogão convencionais são notoriamente difíceis de limpar. Seu tamanho, formato e cantinhos frequentemente recheados de refeições antigas podem fazer com que todo o esforço do mundo pareça uma perda de tempo. Limpar o fogão pode economizar dinheiro, pois geralmente ajuda seu equipamento mais importante da cozinha a durar mais tempo. No entanto, não há necessidade de produtos químicos agressivos que possam danificar as superfícies e danificá-lo, exceto em casos muito extremos. Muitas pessoas agora estão migrando para métodos ecológicos para limpar seu fogão.



Aqui estão 10 métodos fáceis para fazer com que seu fogão encardido brilhe como novo sem suar a camisa

Antes de começar, consulte o manual do proprietário que acompanha o seu fogão.

  • Amônia
  • Água oxigenada e bicarbonato de sódio
  • Água fervente
  • Sal e bicarbonato de sódio
  • Óleo vegetal
  • Água e sabão
  • Vinagre branco
  • Bicarbonato de sódio e limão
  • Detergente e bicarbonato de sódio
  • Limpador de fogões e fornos comerciais

1. Como limpar um fogão com Amônia

Enquanto a amônia não é ideal para limpar tudo, nada remove melhor os restos grudados de comida em um fogão encardido. Com esse método, há menos trabalho para você fazer. Basta colocar os queimadores removíveis em uma bolsa com zíper, adicionar amônia e selar. Deixe tudo na sua varanda durante a noite. No dia seguinte, lave-os e veja como eles brilham.

2. Como limpar um fogão com Água oxigenada e bicarbonato de sódio

Poucos outros produtos de limpeza possuem essa quantidade de energia. Dê uma “varrida” nos resíduos maiores do fogão e descarte-os.m. Polvilhe a superfície do fogão com bicarbonato de sódio e regue com água oxigenada. Veja como ele chia e move os resíduos. Basta enxaguar e secar depois que as manchas forem removidas.

3. Como limpar um fogão com Água fervente

Se você não tiver produtos extras em casa, mas precisa limpar rapidamente o fogão, tente ferver água. Com cuidado, despeje a água fervente sobre a superfície suja. Se você deixar descansar até esfriar, as sujeiras simplesmente desaparecerão. Se necessário, esfregue as áreas mais difíceis com um pouco de sabão em uma esponja. Esta é uma solução simples e ecológica, pois utiliza elementos completamente naturais e sem produtos químicos degradantes.



4. Como limpar um fogão com Sal e bicarbonato de sódio

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de sal. Em seguida, adicione uma colher de sopa de água e misture a pasta. Mergulhe um pano na mistura e remova o excesso. Faça a limpeza com o pano.

5. Como limpar um fogão com Óleo vegetal

Esse método exige que você despeje um pouco de óleo vegetal no fogão. Usando um pano, esfregue o óleo nas partes endurecidas. Em seguida, pulverize tudo com um limpador de uso geral. Isso faz maravilhas no vidro do seu fogão também.

6. Como limpar um fogão com Água e sabão

Para este método, remova os queimadores do fogão. Usando um pano e um pouco de sabão neutro e água, lave nas partes com resíduos. Para todos os restos de comida cozida que não saírem, misture uma pasta grossa de partes iguais de bicarbonato de sódio e água e aplique-a no local problemático. Após cerca de 20 minutos, esfregue e enxágue o queimador. Recoloque o queimador depois que ele estiver completamente seco.

7. Como limpar um fogão com Vinagre Branco

O vinagre branco é um dos melhores limpadores de fogão. É usado para limpar as placas de vidro, soltando sujeiras e manchas. Basta misturar uma parte de vinagre branco a duas partes de água da torneira em um frasco de spray.

Em seguida, pulverize a solução na sua placa de vidro e limpe. A acidez do vinagre ajuda a remover a sujeira. Você pode usar essa mistura para limpar e desinfetar todos os dias em sua cozinha.



8. Como limpar um fogão com Bicarbonato de sódio e limão

Os limões têm características naturais de quebra de oleosidade e o bicarbonato de sódio possui propriedades antibacterianas naturais. O bicarbonato de sódio contém partículas extremamente finas que ajudam a remover manchas de alimentos, mas é suave o suficiente para não arranhar o vidro.

Basta polvilhar um punhado de bicarbonato de sódio. Em seguida, esfregue a superfície usando uma fatia de limão. Limpe a área com um pano úmido para remover os restos das partículas de bicarbonato de sódio e polpa de limão.

9. Como limpar um fogão com Detergente e bicarbonato de sódio

Combine partes iguais de detergente e bicarbonato de sódio em uma tigela pequena. Misture até criar uma consistência semelhante ao glacê com uma textura levemente espumosa.

Em seguida, aplique a mistura generosamente nos queimadores. Esfregue-os  para soltar a sujeira. Transfira os queimadores para as sacolas com zíper por cerca de uma hora. Após enxágue.

10. Como limpar um fogão com Limpador de fogões e fornos comerciais

O limpador de fogões e fornos funciona bem para limpar esse tipo de sujeira difícil. Coloque as peças removíveis em um jornal em uma área bem ventilada e pulverize com um limpador comercial.

Deixe-os revestidos por algumas horas ou durante a noite. Em seguida, esfregue os queimadores em água quente e sabão. Use o lado áspero de uma esponja em grades não revestidas. Para os revestidos, use um pano macio. Deixe as peças secarem completamente antes de substituí-las.



Como limpar um fogão encardido tomando as precauções necessárias

Antes de tentar qualquer um desses métodos, verifique se o fogão está frio. Com uma toalha de papel úmida, limpe as migalhas soltas. O seu fogão pode ficar novo com essas dicas úteis de limpeza. Lembre-se de limpá-lo após cada uso para evitar ter que fazer uma limpeza profunda e mais difícil novamente.

Lustrar regularmente o fogão ajuda a facilitar a limpeza profunda. Certifique-se de continuar limpando regularmente os queimadores, a fim de evitar a acumulação de óleo e danificar o queridinho da sua cozinha.

Conclusão

Quanto mais você adiar a limpeza do fogão, mais sujeira poderá acumular-se. Mantê-lo limpo é fundamental do ponto de vista estético e prático. Sem manutenção adequada, os bicos do gás podem entupir, causando danos. Depois de limpar completamente o fogão, mantenha-o limpo após cada uso para evitar ter que lidar com um trabalho pesado de limpeza novamente.

Curtiu nossas dicas de como limpar um fogão encardido? Tem alguma outra dica infalível e gostaria de compartilhar conosco? Então deixe sua opinião nos comentários. Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais.

Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.