set 282019

Como limpar panelas queimadas em 6 passos

Como limpar panelas queimadas em 6 passos

Como limpar panelas queimadas em 6 passos

Não jogue fora aquela sua panela chamuscada ainda! Obtenha panelas brilhando novamente com esta abordagem rápida e divertida de seis etapas

Está com dificuldades em como limpar panelas queimadas na sua cozinha de casa ou no seu estabelecimento comercial? Quer você esteja caramelizando cebolas, fervendo uma geleia de frutas açucarada ou cozinhando um simples arroz branco, sua obra-prima culinária pode rapidamente se transformar em uma refeição ou sobremesa queimada se a panela ou frigideira não for monitorada e você deixá-la superaquecer. Pior do que comer uma entrada de carvão ou extra crocante, é limpar a crosta queimada deixada na panela, na frigideira ou na assadeira usada para cozinhá-la.

Embora existam solventes comerciais que prometem limpar panelas queimadas, alguns podem introduzir produtos químicos em sua cozinha ou até danificar a superfície delicada de suas panelas de aço inoxidável ou antiaderentes. Felizmente, com ingredientes domésticos naturais e este guia sobre como limpar panelas queimadas, você pode lavar com segurança panelas e frigideiras queimadas, prolongar a vida útil de suas panelas e, o mais importante, começar a cozinhar novamente!



Utensílios necessários para limpar panelas queimadas

6 passos de como limpar panelas queimadas de uma forma simples e rápida

Passo 1

Desligue o fogão e deixe esfriar completamente as panelas ou frigideiras queimadas antes de manusear. Em seguida, use uma colher de pau para raspar suavemente e descartar as partículas grandes e soltas de comida da panela no lixo.

Passo 2

Com apenas o resíduo queimado deixado nas panelas, coloque as panelas vazias no fogão e encha cada uma com um copo de água e vinagre branco. Você precisa fazer com que os restos de comida queimada sejam totalmente submersos sob o líquido. Para panelas maiores nas quais a mancha de comida ainda está exposta, continue adicionando água e vinagre em partes iguais até que o líquido cubra toda a extensão das manchas.

Ligue os queimadores do fogão e deixe ferver rapidamente a solução de vinagre de água. Deixe a solução ferver por 10 minutos. Em seguida, desligue o fogão e transfira as panelas para uma superfície fria como um tampo ou pia.

Passo 3

Enquanto a solução de água e vinagre ainda estiver quente, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em cada panela a ser limpa. A solução se tornará efervescente, sinalizando que a reação química dos dois úteis produtos de limpeza domésticos está em funcionamento, dissolvendo qualquer resíduo queimado nas panelas. Mas tenha certeza de que, embora o bicarbonato de sódio seja resistente aos resíduos de alimentos, é um agente abrasivo suave que não arranha o fundo de suas panelas de aço inoxidável ou de cerâmica.

Se suas panelas apresentarem manchas particularmente difíceis que o processo de ebulição não afrouxou substancialmente, adicione mais uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em cada uma.

Nota: Embora o bicarbonato de sódio seja seguro para uso em panelas de aço inoxidável ou cerâmicas, nunca use produtos de limpeza alcalinos, como bicarbonato de sódio em panelas de alumínio anodizado, pois podem reagir negativamente com o revestimento da panela. Se estiver limpando panelas de alumínio, pule esta etapa completamente e continue na Etapa 4.



Passo 4

Descarte a solução de água e vinagre das panelas na pia. Ao contrário dos produtos de limpeza especializados que contêm produtos químicos, o bicarbonato de sódio é natural e seguro para o consumo, portanto, pequenos traços de excesso de bicarbonato de sódio não podem prejudicá-lo se cozido na próxima refeição. Mas você não quer deixar a solução de vinagre de água por muito tempo em uma panela, porque as panelas de aço inoxidável, em particular, tendem a desenvolver manchas.

Passo 5

Pegue a esponja macia ou uma esponja que não risque e esfregue lenta e suavemente as áreas manchadas. Evite usar palha de aço ou outra esponja de metal em suas panelas, pois a textura abrasiva pode riscar ou danificar suas panelas de aço inoxidável ou esmalte com o uso repetido.

O resíduo de comida deve sair rapidamente de frigideiras e panelas com a esponja. Se algum resíduo teimoso persistir, polvilhe uma pitada de bicarbonato de sódio sobre a área afetada e depois esfregue vigorosamente novamente por até um minuto para levantar o resíduo. O bicarbonato de sódio irá polir e adicionar um brilho suave às suas panelas.

Passo 6

Lave as panelas limpas com água fria para descartar as partículas de alimentos soltas. Em seguida, deixe-os secar completamente antes de guardar. No futuro, mantenha um olhar atento, e um cronômetro (kkkk), sobre suas receitas deliciosas para impedir que elas queimem. Se ocorrerem acidentes de cozinha, agora você tem uma técnica comprovada para limpá-los.

Conclusão

Curtiu nossas dicas de como limpar panelas queimadas? Tem alguma outra dica infalível e gostaria de compartilhar conosco? Então deixe sua opinião nos comentários. Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais.

Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.