set 232019

Como limpar panelas antiaderentes de teflon

Como limpar panelas antiaderentes de teflon

Como limpar panelas antiaderentes de teflon

Quer saber como limpar uma panela antiaderente de teflon? Vamos abordar aqui algumas dicas infalíveis

Você sabe como limpar panelas antiaderentes sem danificá-las? Assim como um bom conjunto de facas, a panela antiaderente de teflon é essencial para a cozinha.

Digamos que você tenha comprado a frigideira perfeita e não possa imaginar ovos mexidos com qualquer outra coisa. Mas agora surge a preocupação com a durabilidade da sua nova aquisição. Como você mantém essa panela amada em excelente forma? Vamos abordar este assunto aqui nesta publicação.



Primeiramente, veja como as panelas antiaderentes funcionam

Se você pudesse ampliar uma panela de metal, veria que sua superfície é irregular e coberta com milhares de cantos e recantos microscópicos. Quando aquecido, o metal se expande e esses poros aumentam, permitindo que os alimentos se infiltrem, solidifiquem e grudem.

Para minimizar essa tendência de aderência, você pode revestir uma panela de metal com óleo, o que preenche as fissuras do metal para que a comida não entre (é o que você faz quando tempera uma frigideira de ferro fundido) ou pode usar uma panela que tenha sido revestida industrialmente com um material antiaderente como o Teflon (PTFE), que preenche os poros da panela, tornando sua superfície lisa e praticamente antiaderente.

O advento das panelas antiaderentes foi um acidente. Em 1938, o químico Roy Plunkett pesquisava alternativas ao refrigerante Freon para a empresa química DuPont. Um de seus experimentos envolveu o congelamento e a compressão do tetrafluoroetileno, um gás incolor e inodoro; o gás se transformou em um sólido ceroso branco.

Apelidado de politetrafluoretileno, ou PTFE, esse sólido único apresentava um coeficiente de atrito extremamente baixo (tradução: é super escorregadio). A DuPont registrou o PTFE como Teflon e, 20 anos depois, tornou-se o principal componente das panelas antiaderentes. O PTFE e as superfícies antiaderentes desenvolvidas mais recentemente agora são encontradas em tudo, de frigideiras a sanduicheiras elétricas, e as panelas antiaderentes são responsáveis ​​pela grande maioria das vendas de panelas no Brasil e no mundo.

Agora que você já conheceu um pouco mais do funcionamento das panelas antiaderentes, aqui está o que você precisa saber sobre como limpar uma panela antiaderente!



Confira 6 dicas de como limpar panelas antiaderentes de teflon sem danificá-la

1. Como você limpa uma panela antiaderente queimada?

Lave à mão a panela antiaderente após cada uso com água e sabão neutro. Não o coloque na máquina de lavar louça, mesmo que o fabricante afirme que a panela é lavável na máquina. Detergentes para máquinas de lavar louça e água quente escaldante podem causar a deterioração do revestimento antiaderente da panela. Em vez disso, use água morna e uma escova ou esponja para esfregar suavemente a panela.

Dica Comida Simples: Evite esfregões e palha de aço, pois podem arranhar e danificar o revestimento antiaderente.

2. Como você pega comida queimada de uma panela antiaderente?

Opa! Você se distraiu enquanto preparava uma fritura e agora sua panela antiaderente está coberta de uma gordura teimosa e queimada. Você pode salvá-la, no entanto. Aqui está como:

  • Coloque a panela de volta no fogão.
  • Encha-o com ¼ xícara de bicarbonato de sódio e 3 ou 4 centímetros de água.
  • Cozinhe por cerca de 10 minutos.

Deixe a mistura de água com bicarbonato de sódio esfriar e depois lave a panela normalmente com sabão e água morna. Deve estar limpo e voltar à sua glória antiaderente!



3. Como você faz uma panela ficar antiaderente novamente?

Quando você tiver uma panela antiaderente por alguns anos, poderá notar um acúmulo pegajoso. Se sua comida está começando a grudar, não a substitua ainda. Vinagre pode ser a solução! Leve uma parte de vinagre e duas partes de água para ferver e depois esfrie e lave com sabão. Isso deve cuidar de todo o resíduo pegajoso que se acumulou na panela ao longo do tempo.

Dica Comida Simples: Não use sprays de cozinha na panela antiaderente. A maioria das marcas contém lecitina de soja, o que deixa um acúmulo pegajoso.

4. Que tipo de utensílios de cozinha devo usar em uma panela antiaderente?

Afaste-se das espátulas de metal! Você deve evitar arranhar a superfície antiaderente a todo custo – e isso significa que não há utensílios de metal. Use apenas utensílios de madeira ou silicone à prova de calor ao cozinhar com a panela antiaderente.



5. É bom usar fogo alto com uma panela antiaderente?

A resposta rápida é não , não use fogo alto com uma panela antiaderente. Mantenha o queimador médio ou baixo para proteger a superfície da panela. Um calor alto pode entortar o revestimento e arruinar a panela. Lembre-se de que a maioria das panelas antiaderentes nunca deve entrar no forno.

6. Quando você deve substituir uma panela antiaderente?

conjunto de panelas antiaderentes versalhes 13 peças tramontinaInfelizmente, as panelas antiaderentes não duram tanto quanto alguns outros tipos de utensílios de cozinha . Se sua panela estiver grudenta mesmo após a limpeza, o revestimento estiver descamando ou o interior estiver muito arranhado, é hora de uma nova.

Sua panela antiaderente deve durar cerca de 5 anos quando é mantida  e utilizada adequadamente.

Recomendamos este lindo conjunto de panelas antiaderentes Versalhes Tramontina.

Conclusão

Curtiu nossas dicas de como limpar panelas antiaderentes sem danificá-las? Tem alguma outra dica infalível e gostaria de compartilhar conosco? Então deixe sua opinião nos comentários. Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais.

Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.