out 122019
Como limpar camarão em 7 passos

Como limpar camarão em 7 passos

Se você gosta de comer camarão, também adoraria cozinhá-lo com perfeição, certo? E para fazer isso, você precisa aprender como limpar o camarão primeiro

Claro que você pode comprar seu camarão limpo, cru ou até mesmo pré cozido, mas isso vai te custar um valor a mais, ou você mesmo pode limpar seu camarão em 7 passos simples para qualquer pessoa.  O problema do camarão pré-cozido é que ele pode não só ser mais caro, mas também não tão saboroso (as cascas do camarão mantêm o sabor e a textura do fruto do mar). Como evitar esse problema? Experimente limpar você mesmo o seus deliciosos camarões.

Para te ajudar nessa tarefa que pode até parecer complicada, mas com um pouquinho de paciência e dedicação qualquer cozinheiro pode realizar essa limpeza. Depois dessa façanha realizada você vai se sentir o maior dos cozinheiros de frutos do mar. Com os 7 passos de como limpar camarão a seguir, você verá que vale a pena o sacrifício para preparar os pratos mais deliciosos de frutos do mar com camarões frescos e muito mais saborosos.

Antes de começar a limpar o Camarão verifique se o fruto do mar é realmente fresco

    • Todo o camarão deve ser mantido refrigerado entre 0ºC e 30ºC. O camarão cru deve ser consumido dentro de 48 horas após a compra, enquanto o camarão cozido deve ser consumido dentro de 5-7 dias. Camarão congelado geralmente é bom por até 5 ou 6 meses.
    • O camarão cozido deve ser firme, branco-rosado e não deve ter um forte odor. Alguns camarões cozidos terão cabeça, pernas, carapaça e casca, todos presos, enquanto outros terão alguma combinação deles.
    • Camarões crus devem ser firmes, translúcidos e um pouco brilhantes, sem odor perceptível. Na maioria das vezes, o camarão cru tem pernas e casca e, muitas vezes, a cabeça presa.
    • O camarão congelado, cozido ou cru, deve ser descongelado na geladeira durante a noite, antes de tentar limpá-lo ou cozinhá-lo. Também é possível remover o número de camarões que você planeja usar e descongelá-los em água fria, em uma tigela, na pia. Deve levar apenas 20 a 30 minutos.



Veja como limpar camarão em 7 passos simples

  • Remova as cabeças dos camarões
  • Remova as caudas dos camarões
  • Retire as pernas dos camarões
  • Retire a casca dos camarões
  • Remova a veia dos camarões
  • Verifique se os camarões ficaram limpos
  • Armazene os camarões corretamente

1. Remova as cabeças dos camarões

remova a cabeça do camarão

Aperte a cabeça entre o dedo indicador e o polegar, exatamente onde ele se encontra com o corpo, e segure-o firmemente com a outra mão. Aperte e torça a cabeça, até que ela se solte. Descarte as cabeças em um saco separado do lixo doméstico ou em um saco plástico de armazenamento e retire-o rapidamente, ou ele começará a cheirar. Você também pode economizar cabeças para fazer caldos de frutos do mar caseiros.



2. Remova as caudas dos camarões

remova a cauda do camarão

Mais frequentemente, o camarão é cozido com a cauda, ​​dependendo de como você deseja cozinhá-lo. Também é bom remover a cauda e retirá-la. Você pode usar uma faca pequena para cortar ao longo da parte inferior da cauda, ​​se tiver problemas para tirá-la, mas é possível remover com a mão mesmo.



3. Retire as pernas dos camarões

retire as pernas do camarão

Após a remoção da cabeça, vire o corpo para cima, de frente para você. Segure firmemente todas as pernas na ponta dos dedos, rasgando-as em direção à cauda e soltando-as. Eles devem sair com relativa facilidade, mas talvez você não consiga pegá-los todos de uma vez. Volte e puxe as pernas teimosas individualmente.



4. Retire a casca dos camarões

retire a casca do camarão

Neste ponto, existem algumas maneiras diferentes de proceder, todas eficazes, dependendo se você tem camarão cru ou cozido. A maneira mais comum de remover a casca do camarão é começar onde as pernas foram removidas, descascando a concha pelas laterais do camarão, como se você estivesse abrindo uma jaqueta.

Use a unha ou uma pequena faca para retirar a carapaça, puxe-a para trás e para fora do camarão em segmentos. Se preferir, você também pode começar de onde a cabeça foi removida, puxando a casca pela crista traseira do camarão. Igualmente eficaz. Como alternativa, você pode usar sua faca para cortar ao longo da crista traseira do camarão, onde estará a veia, cortando a concha para separá-la e removê-la pelas laterais. Como você precisará remover a veia do camarão cru de qualquer maneira, é comum usar esse método para o camarão cru.



5. Remova a veia dos camarões ( eu chamo de tripa, rsrs)

remova a veia do camarão

Ao longo da lombar traseira do camarão, há uma veia escura, que é o trato intestinal do camarão (por isso eu chamo de tripa, rsrsrs). Com uma faca de desbaste ou uma faca de descascar, isso pode ser removido cortando o camarão, direto ao longo dessa lombar, suficientemente fundo para alcançar a veia e puxá-la para fora.

Você não precisa cortar muito fundo, apenas até alcançar a veia (aproximadamente na metade do camarão). Puxe a veia com a ponta da faca, agarre-a com os dedos e puxe-a de volta para a cauda do camarão. Ele deve se soltar facilmente. Verifique se está tudo removido. Outra maneira é utilizando um palito de dente para puxar a veia.



6. Verifique se os camarões ficaram limpos

verifique se o camarão ficou limpo

Pegue seus camarões e examine-os para se certificar que todos ficaram bem limpos sem as veias. A retirada das veias ou tripas dos seus camarões vai deixar seus pratos com uma aparência muito mais bonita. Além disso alguns de seus convidados podem ser bem minuciosos para comer camarões então não custa nada limpá-los por completo.



7. Armazene os camarões corretamente

armazene os camarões corretamente

Enxágue o camarão em água fria para remover qualquer pedaço de casca solta ou lama do interior do camarão. Geralmente, é melhor cozinhar camarão cru imediatamente, após a limpeza, no entanto você pode armazená-lo em um recipiente fechado na geladeira por até 24 horas até que você queira cozinhá-lo.  Se o seu recipiente não tiver tampa, utilize plástico filme para tampá-lo.

Agora basta preparar aquela receita deliciosa com camarões que você estava pensando em fazer com seus frutos do mar limpinhos.

Conclusão

Curtiu nosso post ensinando como limpar camarão? Você possui outra forma de limpar camarão e gostaria de compartilhá-la conosco? Então deixe sua opinião nos comentários. Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais.

Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.




Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *