nov 042019
Como fritar alimentos de forma saudável?

Fundamentos de Fritura Saudável: veja como aperfeiçoar algumas técnicas de fritura que ajudam em uma alimentação mais saudável

Quer saber como fritar seus alimentos da forma mais saudável possível? Ao provar uma comida perfeitamente frita, as pessoas geralmente desmaiam e exclamam: “Não é gorduroso!” Como se isso fosse um milagre. E nós dissemos isso também. No entanto, mesmo com a evidência desagradável em nossas mãos, consideramos instintivamente um perfeito camarão com molho de cerveja ou batata frita como uma bomba gorda.

Mas aqui está a feliz verdade: se você fritar no óleo certo ( Leia aqui: quais os melhores óleos para fritar alimentos ) e seguir nossas diretrizes com cuidado, os alimentos fritos podem ter um lugar em uma dieta saudável. A ciência mostra como a fritura adequada minimiza a absorção de óleo enquanto cria essa crosta sublime e tostada. Embora seja verdade que os alimentos fritos adequadamente não sejam tão ruins quanto pensávamos, a fritura deve ser um cozimento ocasional e nunca uma rotina. Alguns fatores críticos para manter a gordura e as calorias sob controle são repetidos; tenha isso em mente sempre que fritar.

Confira como fritar alimentos de forma mais saudável em 8 dicas simples

  • Mantenha o óleo limpo
  • Faça a melhor massa
  • Use a fritura com moderação
  • Escolha um óleo saudável para o coração com um alto ponto de fumaça
  • Aqueça o óleo até a temperatura adequada
  • Mantenha a temperatura adequada do óleo durante o cozimento
  • Bicarbonato de Sódio
  • Escorra os alimentos fritos

1. Mantenha o óleo limpo

Se os detritos se acumularem na panela, eles queimarão após alguns minutos. Isso é especialmente um problema ao fritar ingredientes à milanesa e amassados. As partículas queimadas no óleo causarão descoloração e infundirão um sabor desagradável que manchará os alimentos. Portanto, use uma escumadeira para remover as migalhas à medida que avança.

2. Faça a melhor massa

O revestimento de alimentos produz uma crosta saborosa, mas as pães e massas feitas de maneira errada podem inflar calorias e promover a absorção de óleo. A farinha de trigo adere bem porque contém glúten, mas muita farinha faz com que os alimentos absorvam mais óleo. Adicionar ingredientes sem glúten, como farinha de milho ou farinha de arroz, reduz a absorção. E as massas que usam fermentos ou bebidas carbonatadas produzem bolhas de gás que também desencorajam a absorção de óleo.

3. Use a fritura com moderação

Emparelhe as entradas fritas com um lado saudável ou salada.

4. Escolha um óleo saudável para o coração com um alto ponto de fumaça

Você pode fazer isso observando as tabelas nutricionais nas embalagens dos óleos. Veja em nosso outro post: Quais os melhores óleos para fritar alimentos.

5. Aqueça o óleo até a temperatura adequada

Use um termômetro para fritar / doces para monitorá-lo.

6. Mantenha a temperatura adequada do óleo durante o cozimento

Caso contrário, a comida começa a absorver o excesso de óleo, não apenas adicionando gordura e calorias, mas também deixando-a encharcada. Alimentos fritos e gordurosos são alimentos muito fritos.

7. Bicarbonato de Sódio

Certifique-se de usar líquidos carbonatados, uma pequena quantidade de fermento (bicarbonato de sódio) ou ambos na massa. Eles liberam bolhas de gás enquanto os alimentos cozinham, reduzindo ainda mais a absorção de óleo.

8. Escorra os alimentos fritos

Faça isso em papel toalha por um ou dois minutos após a fritura, para que o excesso de óleo não se agarre e absorva nos alimentos.

Conclusão

Curtiu nosso post sobre como fritar alimentos de forma saudável? Você conhece algum outro modo de fazer isso e gostaria de compartilhar conosco? Então deixe sua opinião nos comentários. Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais.

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