out 242019

Como cozinhar Batata Doce sem perder nutrientes

Como cozinhar Batata Doce sem perder nutrientes

Como cozinhar Batata Doce sem perder nutrientes

Maneiras saudáveis e nutritivas de cozinhar a tão popular batata doce mantendo nutrientes

A textura aveludada e o tom rico e adornado da batata doce enriquecem qualquer prato, tanto no sabor quanto na apresentação, sem falar em seus nutrientes importantes. O cozimento longo e lento desenvolve os açúcares naturais de uma batata doce, realçando a doçura que as torna tão deliciosos em diversos pratos.

Infelizmente, este cozimento também enfraquece os nutrientes essenciais que tornam a batata doce uma escolha inteligente de comida. Cozinhar rapidamente em fogo alto mantém seu valor nutricional sem sacrificar o sabor.

Sobre os nutrientes da batata doce

A batata doce é rica em fibras e vitaminas do complexo B, como niacina, riboflavina e tiamina; vitamina A; betacaroteno; e potássio. A vitamina A e o beta-caroteno são poderosos antioxidantes que combatem os efeitos do envelhecimento, ajudam a evitar certos tipos de câncer e apoiam a boa visão. As vitaminas B da batata doce ajudam a manter suas artérias e vasos sanguíneos flexíveis, enquanto o potássio é bom para suportar a pressão arterial baixa.

Como assar batatas doces

Assar batata doce leva tempo e pode quebrar os seus nutrientes. Se você preferir a textura das batatas doces assadas, cubra levemente as peles com azeite, faça alguns buracos com um garfo e asse embrulhadas em papel alumínio. Enrolar as batatas permite cozinhá-las em fogo mais alto, como 220ºC, sem chamuscá-las.

Como cozinhar batatas doces no fogão

Cozinhe no vapor para reter o máximo de seu valor nutricional possível. Coloque uma cesta de vapor em uma panela larga e rasa com uma tampa. Coloque as batatas doces lavadas no cesto a vapor. Encha a panela com água até o fundo do cesto a vapor. Tempere as batatas doces, tampe a panela e deixe ferver a água. Reduza o fogo levemente e deixe as batatas cozinharem por 20 a 30 minutos, dependendo do tamanho. Isso funciona melhor com batatas menores.

Ferver batata doce libera nutrientes, mas, de acordo com estudos como os do médico e autor Dr. Michael Greger, da NutritionFacts.org, ferver batata doce diminui seu índice glicêmico, o que significa que você obtém menos pico de insulina depois de comê-las. Coloque as batatas doces inteiras e lavadas em água fervente e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos.

Como cozinhar batata doce no microondas preservando nutrientes

A batata doce cozinha no microondas de forma rápida e o processo envolve pouca sujeira e bagunça. Lave bem as batatas doces e faça furos nelas. Coloque no microondas por cinco minutos em potência alta e deixe descansar por um minuto ou dois. Pique-as delicadamente com uma faca e, se não estiverem cozidas, cozinhe em potência alta por mais um minuto de cada vez até ficarem macias. Isso ajudará a reter seus nutrientes, deixando-as macias o suficiente para amassar.

Conclusão

No geral, a batata doce é um excelente complemento para uma dieta equilibrada. No entanto, elas contêm algo conhecido como oxalatos, que ligam o cálcio a outros minerais. Muitos oxalatos na dieta podem causar pedras nos rins e, portanto, devem ser ingeridos com moderação se você tiver pedras nos rins ou se houver um alto risco de desenvolvê-las. Se você estiver preocupado, verifique com seu médico.

Curtiu nosso post ensinando como cozinhar batata doce sem perder nutrientes? Você possui outra forma de cozinhar essa campeão em popularidade da atualidade e gostaria de compartilhá-la conosco? Então deixe sua opinião nos comentários. Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais.

Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.