out 052019

Os 20 melhores doces dos anos 80 e 90

Os 20 melhores doces dos anos 80 e 90

Os 20 melhores doces dos anos 80 e 90

Momento nostalgia no Comida Simples com o top 20 dos doces que fizeram sucesso nos anos 80 e 90

Para citar os 20 melhores doces dos anos 80 e 90 foi preciso ter muito sangue frio para deixar muita coisa boa de fora dessa primeira lista. Sim,  eu disse primeira, pois se tratando de guloseimas deliciosas da nossa infância, será necessária toda uma série de publicações para falar de tudo. E quem não tem velhas lembranças dessa época de infância onde ir buscar algo para a mãe na venda era sinônimo de comprar docinhos com o troco.

baleiros antigos de vidro anos 80 e 90Pois eu estava há algum tempo querendo escrever aqui sobre as comidas, doces e salgados da minha época de infância, nesse caso, os anos 80 e 90. Pois bem, estou aqui iniciando pelos doces, que movimentaram fortunas nos bares, vendas e mercados da época.

Algumas doçuras infelizmente ficaram de fora, mas eu precisava começar pelas minhas guloseimas preferidas então me baseei nisso para escrever este post. Outra lembrança que não poderia ficar de fora deste post é a presença dos velhos baleiros de vidro das vendas e bodegas por todos os cantos.

Aqueles baleiros eram realmente o sonho de qualquer criança ou jovem, pois viviam bem abastecidos das melhores balas do local e sempre que sobrava algum troco menor das compras era ali, no baleiro, que o troco acabava ficando com o dono do estabelecimento.



Confira os 20 melhores doces dos anos 80 e 90

  • Bala Xaxa
  • Chocolate Surpresa
  • Balas Klep’s
  • Caramelos de Leite Nestlé
  • Azedinhos do Cinema
  • Bala 7 Belo
  • Bala Soft
  • Chicletes Azedinho-Doce
  • Saquinho de Doce de Leite
  • Balas Sugus
  • Chocolate Lollo
  • Chiclete Ping Pong
  • Chiclete Ploc
  • Goma de Mascar Mentex
  • Chicletes Mini
  • Guarda Chuva de Chocolate
  • Cigarrinhos de Chocolate
  • Pirulito Chupeta
  • Balas Drop’s Paquera
  • Pirulito do Zorro

1. Bala Xaxa

bala xaxa melhores doces dos anos 80 e 90

A Bala Xaxa era a minha bala preferida, e não poderia estar em outra posição, senão em primeiro dessa lista. Esta bala era de longe a mais consumida, vendida e procurada, pelo menos na região onde eu morava, em Porto Alegre. Era vendida inicialmente no sabor abacaxi, e depois surgiram as opções morango, uva, banana e maçã-verde.

Nos bares, vendas, bodegas, mercadinhos e nos grandes supermercados, a Xaxa estava presente, de forma avulsa ou em pacotes maiores. Essa é a minha melhor lembrança dos anos 80 e 90 no que diz respeito a doces.



2. Chocolate Surpresa

chocolate surpresa melhores doces dos anos 80 e 90

O Chocolate Surpresa foi um grande sucesso da Nestlé nos anos 80 e 90. Este chocolate era basicamente um chocolate ao leite tradicional, mas que vinha acompanhado de um card, ou cartão, com figuras colecionáveis. Esses cards eram muito apreciados pela criançada da época e até mesmo por alguns adultos.

As minhas coleções de cards do Surpresa era m as que envolviam animais selvagens da Amazônia e da África. Mas a marca sempre explorou diversos temas para atrair colecionadores e consumidores para o produto. Dinossauros, peixes, pássaros e planetas estão entre os cards de sucesso do Chocolate Surpresa.

3. Balas Klep’s

balas krep's anos 80 e 90

As Balas Klep’s eram uma delícia muito popular nos anos 80 e 90. Vinham em cartelas com 6 ou 8 balas, eu sinceramente não me recordo exatamente a quantidade. Lembro-me muito bem que minha mãe me convencia a ir ao médico me prometendo na saída comprar uma cartela dessas balas de um vendedor em frente ao posto de saúde próximo da minha casa.

Essas balinhas eram bem simples e baratas, mas muito gostosas e fáceis de encontrar.



4. Caramelos de Leite Nestlé

caramelos de leite nestlé

Os Caramelos de Leite Nestlé eram doces um pouco mais caros do que as balas comuns, porém de vez em quando eu comia esse doce muito gostoso. Eram balas de sabor muito agradável, macias e se desmanchavam na boca.

A cartela vinha com 10 caramelos e se você estivesse com os amigos elas não duravam muito tempo. Acho que por isso minha mãe não costumava me dar esses caramelos com muita frequência (kkkk).

5. Azedinhos do Cinema

azedinhos do cinema melhores doces dos anos 80 e 90

Os Azedinhos do Cinema são balas redondas de aproximadamente 1,5cm de diâmetro com sabores variados e azedinhos em pacotinhos. O nome do produto é muito propício pois o pacote era suficiente para se deliciar duranta o tempo de um filme no cinema ou em casa mesmo.

Os Azedinhos ainda estão no mercado e continuam com o mesmo sabor incomparável. Comprei um pacotinho recentemente e paguei R$ 4,00. Este pacotinho vem com aproximadamente 100g.



6. Bala 7 Belo

bala 7 belo melhores doces dos anos 80 e 90

Outro doce que ainda persiste vivo e presente nos mercados é a Bala 7 Belo. A marca foi comprada pela Arcor, gigante do segmento doces, o que fez com que esse produto não sumisse do mercado. É uma bala muito saborosa, diferente de quase todas as balas concorrentes. A fórmula persiste pois o sabor é muito próprio.

7. Bala Soft

bala soft antiga

A Bala Soft, também conhecida por “a bala assassina” (kkkk), era muito popular nos anos 80 e 90 mas também famosa por suas vítimas de engasgamento. Era uma bala em formato de disco arredondada nos cantos, e essa aerodinâmica era propícia para que os mais desatentos tivessem momentos de pânico com uma belezinha dessas trancada na garganta.

Me lembro que eram vendidas avulsas nos baleiros dos mercadinhos ou em pacotes maiores, principalmente nos mercados grandes do meu bairro. Estes pacotes vinham com todos os sabores, misturados, mas eu sempre preferi as de laranja.



8. Chicletes Azedinho-Doce

chicletes azedinho doca

O Chiclete Azedinho-Doce era um produto muito consumido principalmente pelos jovens pois poderia ser transportado no bolso, na mochila ou mesmo na mão. Era bastante visto na escola e nas festas noturnas, talvez pela praticidade de se transportar.

O sabor desse chiclete era bem doce e meio azedinho no início, por isso o nome Azedinho-Doce. Este chiclete fazia maior sucesso no cinema também. Não era muito caro então era muito consumido.

9. Saquinho de Doce de Leite

saquinho de doce de leite mumuzinho antigo

Aqui no Rio Grande do Sul, o saquinho de doce de leite mais famoso sempre foi o “Mumuzinho” da marca Mumu. Essa fábrica sempre foi especializada em doce de leite, mas há alguns anos entrou no mercado de leite e outros laticínios. Foi comprada por um conglomerado empresarial e faz parte de um grande mix de produtos atualmente.

O fato é que os saquinhos de doce de leite eram muito populares em todo o Brasil, e de acordo com a região, a marca do produto mudava. Aqui, o Mumuzinho era muito famoso.



10. Balas Sugus

balas sugus de frutas

As Balas Sugus eram vendidas em cartelas com 10 unidades e vinham distribuídas em diversos sabores, sempre de frutas. Muito saborosas, essas balinhas eram muito consumidas em escolas e no cinema pela praticidade em transportadas sem sair derrubando bala por todos os cantos.

Atualmente as Balas Sugus sumiram aqui da minha região, porém diversos fabricantes produzem balas parecidas e dispostas nas cartelas com 10, com sabor bem parecido.

11. Chocolate Lollo

chocolate lollo melhores doces dos anos 80 e 90

O Chocolate Lollo, da Nestlé, foi um campeão de vendas nos anos 80 e 90, teve seu nome modificado para Milkybar, mas há alguns anos a Nestlé voltou atrás e trouxe o nome original de volta ao produto. O Lollo é um chocolate recheado com uma massa muito doce e saborosa coberto por chocolate ao leite.

Também é possível encontrar o Lollo nas caixas de bombons da Nestlé em tamanho menor, mas não menos saboroso.



12. Chiclete Ping Pong

chiclete ping pong melhores doces dos anos 80 e 90

O Chiclete Ping Pong talvez tenha sido o chiclete mais popular em todo o Brasil por muito tempo. Barato, fácil de encontrar e sempre inovador com suas famosas coleções de figurinhas, o Ping Pong marcou época com suas versões Tutti-Frutti e Hortelã.

Esse chiclete era encontrado praticamente em qualquer estabelecimento comercial de alimentos como restaurantes, lanchonetes, mercadinhos, vendas, padarias e supermercados maiores. É outro item que sempre estava nos famosos baleiros de vidro, além de servir de “troco” muitas vezes quando o vendedor não tinha moedas menores para dar ao cliente.

13. Chiclete Ploc

chiclete ploc

O Chiclete Ploc é o grande concorrente do Ping Pong, com certeza, e talvez em algumas regiões ele até tenha liderado as vendas. Aqui no RS o seu rival era mais popular porém em alguns estabelecimentos, as duas marcas eram dispostas da mesma forma.

Eu pessoalmente preferia o Ping Pong, mas sei que as duas marcas foram muito consumidas por uma geração inteira. Esses chicletes eram tão populares que até mesmo na televisão era possível assistir seus comerciais diariamente.



14. Goma de Mascar Mentex

goma de mascar mentex

A Goma de Mascar Mentex era um chiclete de menta em formato de pastilha vendida em caixinhas. Essas caixas amarelas ficavam muito visíveis em qualquer local do estabelecimento que as vendia. Tinha um sabor muito agradável e refrescante.

A Mentex era mais um dos produtos muito consumidos nas escolas e no cinema pela praticidade de suas caixinhas.

15. Chicletes Mini

chicletes mini melhores doces dos anos 80 e 90

Os Chicletes Mini foram muito populares nos anos 80 e 90 principalmente entre as crianças. Acredito que o seu sabor muito doce e a embalagem com apelo infantil foram os grandes motivadores do sucesso desse chiclete.

Os Chicletes Mini ainda aparecem em outras marcas por ai. Não encontrei mais o original porém não afirmo que tenha saído do mercado definitivamente.



16. Guarda Chuva de Chocolate

guarda chuva de chocolate melhores doces dos anos 80 e 90

Os guarda chuvas de chocolate foram e ainda são um sucesso entre as crianças. No meu tempo de criança lembro que o chocolate utilizado nestes doces era de boa qualidade, mas recentemente andei provando um destes e o sabor foi bem inferior.

De qualquer forma, esses chocolatinhos tiveram seu momento e ficaram na minha memória como doces muito saborosos. Eram muito baratos, então acabavam sendo muito consumidos.

17. Cigarrinhos de Chocolate

cigarrinhos de chocolate

Talvez esses sejam os doces mais “politicamente incorretos” dos anos 80. Imaginem que um dia se vendeu cigarros para crianças. Sim, eram de chocolate, mas imagine o conceito criado pelo elaborador desses chocolates que eram embalados em papéis idênticos a um cigarro de verdade.

As crianças adoravam andar com aqueles cigarrinhos na boca como se fosse adultos, e pasmem, nos anos 80 e 90, fumar gerava algum “status” positivo na vida social dos jovens e adultos. O chocolate utilizado na sua produção era muito bom, por sinal.



18. Pirulito Chupeta

pirulito chupeta

O Pirulito Chupeta é um clássico dos anos 80 e 90. Acredito que este produto seja até mesmo mais antigo do que isso. Ainda é possível encontrar com facilidade em mercadinhos e padarias por aqui.

O sabor é bem doce mas não lembra nada muito específico. Em alguns casos é banhado com açúcar cristal, o que deixa sua textura mais áspera. Sempre encontrei esses pirulitos na cor vermelha mas não sei se há outras versões.

19. Balas Drop’s Paquera

balas drops paquera

As Balas Paquera eram drop’s vendidos em cartelas com 10 unidades. Eram balas no formato de pastilhas e sempre custaram muito pouco. Diferente de muitas de suas concorrentes, as balas Paquera eram bem doces e também menores, o que tornava seu preço muito baixo.

Essas cartelas de balas estão entre os doces que vendiam muito nos cinemas e nas escolas pelos mesmos motivos de outras balas em cartelas: a praticidade do transporte.



20. Pirulito do Zorro

pirulito do zorro melhores doces dos anos 80 e 90

O Pirulito do Zorro foi um dos melhores doces dos anos 80 e 90 não somente por seu sabor, mas também por seu nome, que nesta época era muito popular devido ao personagem dos filmes e também ao seu valor que era baixo, o que tornava este doce acessível a qualquer pessoa.

O sabor de doce de leite do Pirulito do Zorro foi marcante e ainda se encontra, até hoje, produtos similares no mercado que lembram muito Pirulito do Zorro.

Conclusão

Curtiu nosso post com a lembrança nostálgica dos 20 melhores doces dos anos 80 e 90? Os seus doces preferidos não estão nessa lista? Então deixe sua opinião nos comentários. Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais.

Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.