nov 142019

10 principais benefícios do óleo de coco para a saúde

10 principais benefícios do óleo de coco para a saúde

Os 10 principais benefícios à saúde do óleo de coco, baseados em evidências

O óleo de coco é um dos poucos alimentos que podem ser classificados como “superalimentos” cheios de benefícios. Sua combinação única de ácidos graxos pode ter efeitos positivos na sua saúde. Isso inclui perda de gordura, melhor função cerebral e vários outros benefícios impressionantes.

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Aqui estão os 10 principais benefícios à saúde do óleo de coco, baseados em evidências

  • O óleo de coco contém ácidos graxos com propriedades medicinais potentes
  • Populações que comem muito óleo de coco são mais saudáveis
  • Óleo de coco pode aumentar a queima de gordura
  • O óleo de coco pode matar micro organismos nocivos
  • O óleo de coco pode reduzir sua fome, ajudando você a comer menos
  • Os ácidos graxos dos cocos podem reduzir as convulsões
  • O óleo de coco pode aumentar o bom colesterol HDL
  • O óleo de coco pode proteger sua pele, cabelos e saúde bucal
  • Os ácidos graxos do óleo de coco podem aumentar a função cerebral em pacientes com Alzheimer
  • O óleo de coco pode ajudá-lo a perder gordura, especialmente a gordura abdominal prejudicial

1. O óleo de coco contém ácidos graxos com propriedades medicinais potentes

O óleo de coco é rico em gorduras saturadas saudáveis ​​que têm efeitos diferentes da maioria das outras gorduras em sua dieta. Essas gorduras podem aumentar a queima de gordura e fornecer energia rápida ao corpo e ao cérebro. Eles também aumentam o bom colesterol HDL no sangue, o que está relacionado à redução do risco de doenças cardíacas.

A maioria das gorduras da dieta é chamada de triglicerídeos de cadeia longa, mas as gorduras no óleo de coco são conhecidas como triglicerídeos de cadeia média (MCTs). O que isso significa é que os ácidos graxos são mais curtos que a maioria das outras gorduras.

Quando você come esses tipos de gorduras, elas vão direto para o fígado, onde são usadas como uma fonte rápida de energia ou transformadas em cetonas. As cetonas podem ter benefícios poderosos para o cérebro e estão sendo estudadas como tratamento para epilepsia, Alzheimer e outras condições.

2. Populações que comem muito óleo de coco são mais saudáveis

O coco é um alimento exótico no mundo ocidental, consumido principalmente por pessoas preocupadas com a saúde. No entanto, em algumas partes do mundo, o coco (carregado com óleo de coco) é um alimento básico que as pessoas prosperam por muitas gerações. O melhor exemplo dessa população são os Tokelauans, que vivem no Pacífico Sul.

Eles costumavam comer mais de 60% de suas calorias de cocos. Quando estudados, foram encontrados com excelente saúde, com taxas muito baixas de doenças cardíacas. Outro exemplo de uma população que comeu muito coco e permaneceu em excelente saúde são os kitavanos.

3. Óleo de coco pode aumentar a queima de gordura

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde do mundo. Enquanto algumas pessoas pensam que a obesidade é apenas uma questão de calorias, outras (inclusive eu) acreditam que as fontes dessas calorias também são importantes. É fato que diferentes alimentos afetam nossos corpos e hormônios de maneiras diferentes. A este respeito, uma caloria não é uma caloria.

Os triglicerídeos de cadeia média (MCTs) no óleo de coco podem aumentar quantas calorias você queima em comparação com a mesma quantidade de calorias de gorduras de cadeia mais longa. Um estudo constatou que 15 a 30 gramas de TCM por dia aumentaram o gasto energético em 24 horas em 5%, totalizando cerca de 120 calorias por dia.

4. O óleo de coco pode matar micro organismos nocivos

O ácido láurico com 12 carbonos representa cerca de 50% dos ácidos graxos do óleo de coco. Quando o ácido láurico é digerido, ele também forma uma substância chamada monolaurina. Tanto o ácido láurico quanto a monolaurina podem matar patógenos nocivos, como bactérias, vírus e fungos.

Por exemplo, essas substâncias demonstraram ajudar a matar a bactéria Staphylococcus aureus (um patógeno muito perigoso) e a levedura Candida albicans , uma fonte comum de infecções fúngicas em humanos.

5. O óleo de coco pode reduzir sua fome, ajudando você a comer menos

Uma característica interessante dos ácidos graxos no óleo de coco é que eles podem reduzir sua fome. Isso pode estar relacionado à maneira como as gorduras são metabolizadas, porque as cetonas podem ter um efeito redutor de apetite. Em um estudo, quantidades variadas de triglicerídeos de cadeia média e longa foram fornecidas a 6 homens saudáveis. Os homens que comem mais MCTs ingeriam 256 calorias a menos por dia, em média.

Outro estudo em 14 homens saudáveis ​​descobriu que aqueles que comiam mais MCTs no café da manhã consumiam menos calorias no almoço. Esses estudos foram pequenos e realizados apenas por curtos períodos de tempo. Se esse efeito persistir a longo prazo, pode ajudar a reduzir o peso corporal por um período de vários anos.

6. Os ácidos graxos dos cocos podem reduzir as convulsões

Atualmente, está sendo estudada uma dieta chamada cetogênica (carboidrato muito baixo, muita gordura) para tratar vários distúrbios. A aplicação terapêutica mais conhecida dessa dieta é o tratamento da epilepsia resistente a medicamentos em crianças. Essa dieta envolve comer muito poucos carboidratos e grandes quantidades de gordura, levando a um aumento considerável das concentrações de cetonas no sangue. Veja aqui algumas dietas cetogênicas em nosso blog.

Por alguma razão, a dieta reduz drasticamente a taxa de convulsões em crianças epilépticas, mesmo aquelas que não tiveram sucesso com vários tipos diferentes de drogas. Como os ácidos graxos do óleo de coco são transportados para o fígado e transformados em cetonas, eles geralmente são usados ​​em pacientes epiléticos para induzir cetose, permitindo um pouco mais de carboidratos na dieta.

7. O óleo de coco pode aumentar o bom colesterol HDL

O óleo de coco contém gorduras saturadas naturais que aumentam o bom colesterol HDL em seu corpo. Eles também podem ajudar a transformar o colesterol LDL ruim em uma forma menos prejudicial. Ao aumentar o HDL, muitos especialistas acreditam que o óleo de coco pode ser bom para a saúde do coração em comparação com muitas outras gorduras.

Em um estudo em 40 mulheres, o óleo de coco reduziu o colesterol total e o LDL enquanto aumentava o HDL em comparação ao óleo de soja. Outro estudo em 116 pacientes mostrou que um programa alimentar que incluía óleo de coco elevava os níveis do bom colesterol HDL.

8. O óleo de coco pode proteger sua pele, cabelos e saúde bucal

O óleo de coco tem muitos usos que não têm nada a ver com comê-lo. Muitas pessoas o usam para fins cosméticos e para melhorar a saúde e a aparência de sua pele e cabelos. Estudos em indivíduos com pele seca mostram que o óleo de coco pode melhorar o teor de umidade da pele. Também pode reduzir os sintomas do eczema.

O óleo de coco também pode proteger os danos dos cabelos e um estudo mostra eficácia como um protetor solar fraco, bloqueando cerca de 20% dos raios ultravioletas do sol. Outra aplicação é usá-lo como enxaguatório bucal em um processo chamado extração de óleo , que pode matar algumas das bactérias nocivas na boca, melhorar a saúde bucal e reduzir o mau hálito.

9. Os ácidos graxos do óleo de coco podem aumentar a função cerebral em pacientes com Alzheimer

A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência em todo o mundo e ocorre principalmente em indivíduos idosos. Nos pacientes com Alzheimer, parece haver uma capacidade reduzida de usar glicose como energia em certas partes do cérebro. Os pesquisadores especularam que as cetonas podem fornecer uma fonte de energia alternativa para essas células cerebrais com defeito e reduzir os sintomas da doença de Alzheimer.

Em um estudo de 2006, o consumo de triglicerídeos de cadeia média levou à melhora da função cerebral em pacientes com formas mais leves de Alzheimer. No entanto, lembre-se de que as pesquisas ainda são precoces e não há evidências que sugiram que o próprio óleo de coco ajude na doença de Alzheimer.

10. O óleo de coco pode ajudá-lo a perder gordura, especialmente a gordura abdominal prejudicial

Dado que o óleo de coco pode reduzir o apetite e aumentar a queima de gordura, faz sentido que também possa ajudá-lo a perder peso. O óleo de coco parece ser especialmente eficaz na redução da gordura da barriga , que se aloja na cavidade abdominal e ao redor dos órgãos. Essa é a gordura mais perigosa de todas e está altamente associada a muitas doenças ocidentais crônicas.

A circunferência da cintura é facilmente medida e é um ótimo marcador para a quantidade de gordura na cavidade abdominal. Em um estudo com 40 mulheres com obesidade abdominal, a suplementação com 30 mL (2 colheres de sopa) de óleo de coco por dia levou a uma redução significativa no IMC e na circunferência da cintura por um período de 12 semanas.

Outro estudo em 20 homens obesos observou uma redução na circunferência da cintura de 1,1 polegadas (2,86 cm) após 4 semanas de 30 mL (2 colheres de sopa) de óleo de coco por dia. O óleo de coco ainda é rico em calorias, portanto você não deve adicionar uma tonelada à sua dieta. Mas substituir algumas de suas outras gorduras para cozinhar por óleo de coco pode trazer um pequeno benefício para a perda de peso.

Conclusão

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