Como fazer leite condensado caseiro Ainda sem avaliações.

Aprenda a preparar em casa esse delicioso ingrediente coringa para doces

Ao longo desses últimos 4 anos escrevendo para este blog, aprendi muitas dicas e truques culinários. Agora eu vou compartilhar com vocês uma das perguntas mais populares nos motores de busca. Muitas pessoas perguntam: “Há um substituto para leite condensado ?” Bem, você sabia que pode fazer leite condensado caseiro? Isso mesmo, agora você não tem que ir à loja para isso.

Mas afinal, o que é leite condensado?

Leite condensado é tradicionalmente leite de vaca que tem grande parte do teor de água fervido e, em seguida, açúcar adicionado. 

É possível fazer leite condensado sem leite?

Esta receita de leite condensado contém leite, no entanto, se você quer um leite condensado sem lactose ou vegano eu também tenho exatamente a mesma receita, mas usando leite de coco em vez de leite de vaca. É tão fácil de fazer e tem um gosto ótimo também.

Como fazer leite condensado caseiro?

Ingredientes:

  • 2 xícaras (450ml) leite integral ou leite semidesnatado
  • 2/3 xícaras (140g) açúcar

Modo de preparo:

  • Adicione o leite e o açúcar em uma panela pequena em alumínio fundido ou camada dupla.
  • Aqueça-o em fogo baixo até que o açúcar tenha dissolvido.
  • Uma vez que todo o açúcar tenha dissolvido, leve a mistura para ferver em fogo médio baixo. Não mexa quando a mistura começar a ferver caso contrário, ela pode quebrar e cristalizar.
  • Cozinhe suavemente por cerca de 35-40 minutos, ou até que o leite tenha escurecido para uma cor cremosa, tenha reduzido pela metade e engrossado ligeiramente. Você pode notar alguma espuma se formando em cima, mexa-a levemente com uma colher. (se houver pedaços açucarados ao redor da borda da sua panela não derrame-as em seu leite condensado, isso também pode quebrar sua mistura).
  • Quando estiver pronto, retire do fogo e despeje em um pote para esfriar. Deixe o leite condensado esfriar completamente antes de colocar a tampa hermética. Apenas note, ele engrossa muito depois de algumas horas na geladeira.
  • Guarde em um pote rotulado na geladeira e ele vai durar 6 meses.

Considerações finais

Você poderá utilizar seu leite condensado caseiro em diversas receitas deliciosas. Gostou da nossa receita de como fazer leite condensado caseiro? Tem outra maneira de preparar? Conte-nos nos comentários. Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais. Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.

Por favor, avalie isto