maio 092019
10 passos para uma alimentação saudável

10 passos para uma alimentação saudável

Um guia para você melhorar sua qualidade de vida através de uma boa alimentação

Saiba mais sobre os benefícios de ter uma alimentação saudável e equilibrada. Comida Simples traz para você um guia de 10 passos simples para você se orientar em uma nova vida alimentar.

A alimentação saudável é o principal responsável para o organismo ter um bom desempenho. O nosso corpo precisa diariamente de vitaminas e minerais para funcionar perfeitamente. Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto para o mental. Além de ter mais disposição e energia, uma pessoa com a alimentação saudável é menos suscetível a ter algumas doenças, como: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão. Uma boa alimentação pode parecer difícil de se manter, mas tudo é uma questão de hábito e persistência.

Vale lembrar que não é a quantidade ou o valor energético que possibilita uma alimentação natural e saudável. As pessoas que são adeptas de uma alimentação mais farta não possuem mais saúde do que as que têm menos para se alimentar. Dessa forma, caso a alimentação não seja variada e equilibrada, não serão ingeridos os nutrientes necessários para o funcionamento de nosso corpo. Isso acarreta no surgimento de doenças como a obesidade e problemas cardíacos.



Confira abaixo os 10 passos para uma alimentação saudável que vai melhorar sua vida

1º Passo

Faça pelo menos 3 refeições ( café da manhã, almoço e janta ) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule refeições.

2º Passo

Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais ( arroz, milho, trigo, pães e massa ), tubérculos ( batatas ) e raízes ( mandioca / aipim ) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3º Passo

Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.



4º Passo

Coma feijão com arroz todos os dias, ou pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro, além de ser uma combinação completa de proteínas, é ótimo para a saúde.

5º Passo

Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados, e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação, torna esses alimentos muito mais saudáveis.

6º Passo

Consuma no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gordura trans.



7º Passo

Evite refrigerantes, sucos industrializados, bolos, biscoitos recheados, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra de alimentação.

8º Passo

Diminua o sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite alimentos industrializados com muito sal ( Sódio ), como hambúrgueres, salsicha, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9º Passo

Beba pelo menos 2 litros ( entre 6 e 8 copos ) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.



10º Passo

Torne sua vida mais saudável praticando pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. Evite bebidas alcoólicas e fumo. Mantenha o peso dentro dos limites saudáveis.

Conclusão

Curtiu nossos 10 passos para uma alimentação saudável? Tem sua própria maneira de se alimentar de forma saudável? Então deixe sua opinião nos comentários. Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais.

Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram




Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *