abr 222019
Como cozinhar batatas de forma simples

Como cozinhar batatas de forma simples

Aprenda como cozinhar batatas de forma simples e rápida. Batatas no fogão, no microondas ou assadas são unânimes nas receitas brasileiras

Cozinhar batatas em água fervente é a maneira mais comum para fazer purê de batatas, salada de batata ou muitos acompanhamentos simples. Mas nós vamos lhe mostrar como como cozinhar suas batatas de 3 formas e quanto tempo cada modo levará.

As batatas são alimentos muito apreciados em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Seja no dia a dia, em receitas simples, ou em pratos mais elaborados nos fins de semana e ocasiões especiais, a batata é uma paixão nacional. E já que os brasileiros amam esse alimento o Comida Simples resolveu ajudar você a preparar essas delícias, lhe ensinando 3 formas de preparo distintas.

No Brasil, existem basicamente 2 tipos de batatas inglesas: a batata rosa e a batata branca. E essas duas batatas possuem uma diferença que influencia diretamente em seu cozimento: a quantidade de água. A batata branca possui mais água e portanto cozinha mais rapidamente do que a batata rosa. Então saiba sempre que utilizar a batata branca, o cozimento será um pouco mais rápido que no caso da batata rosa.



Agora veja abaixo 3 formas para cozinhas batatas de forma simples:

  • Cozinhar batatas no fogão
  • Cozinhar batatas no Microondas
  • Cozinhas batatas no forno

1. Cozinhar batatas no fogão

cozinhar batatas no fogãoPrepare suas batatas para o cozimento. Comece esfregando as batatas com uma escova limpa para remover qualquer sujeira, depois enxágue. Se desejar, descasque as batatas com um descascador de legumes ou uma faca, cortando-as da mão. Remova quaisquer brotos e áreas verdes com a ponta de um descascador de batatas.
Há muito debate sobre se você deve ou não descascar batatas antes de fervê-las, mas nenhuma delas está realmente errada. Embora deixar a casca durante o processo de fervura possa ajudar a batata a reter algumas das vitaminas e nutrientes encontrados na casca, ela realmente se resume a preferências pessoais.

Corte em pedaços menores. Corte as batatas em quartos ou cubos para acelerar o tempo de cozimento. Deixe pequenas batatas cortadas ao meio ou em 4 pedaços. Para fazer um cubo de batatas, corte-as na espessura desejada, em seguida, empilhe várias fatias e corte transversalmente várias vezes em ambas as direções.
Dica: Se você estiver fazendo sua preparação com antecedência e não estiver cozinhando por um tempo, mergulhe as batatas descascadas e cortadas na água e guarde na geladeira. Batatas deixadas à temperatura ambiente e descobertas ficam com aparência escura. Você pode mantê-los na água por até 24 horas antes de cozinhá-los.

Coloque as batatas em uma panela grande. Adicione bastante água fria para cobrir as batatas. Adicione 1/2 a 1 colher de chá de sal à água. Ligue o fogão em alta e leve a água à ebulição. Reduza o fogo para médio baixo ou baixo. Cubra a panela com uma tampa. Cozinhe as batatas em água a ferver até ficarem macias, cerca de 15 a 20 minutos para batatas picadas e 25 a 30 minutos para batatas inteiras. Você pode usar um garfo para testar para ver se eles estão macios o suficiente. Se o garfo deslizar na batata levemente é porque está pronto.

Escorra as batatas em uma peneira. Despeje as batatas em cubos em uma peneira ou use uma escumadeira para remover grandes pedaços de batata da água quente e coloque eu uma tigela. Se a receita pedir batatas frias, coloque-as em água fria ou mergulhe em um banho de gelo para acelerar o processo de resfriamento.



2. Cozinhar batatas no Microondas

cozinhar batatas no microondasSe você quiser ferver rapidamente as batatas, tente usar o microondas. É a solução perfeita para pequenos lotes de batatas.

Prepare as batatas conforme as instruções acima no modo fogão. Coloque as batatas cortadas em uma tigela para microondas.

Adicione água suficiente para cobrir as batatas e uma pitada de sal. Cubra a tigela com filme plástico, fazendo buracos no envoltório para desabafar.

Ligue o microondas em potência alta por 5 minutos. Mexer; cubra novamente com o filme plástico e cozinhe por mais 5 minutos ou até ficar macio.

Escorra em uma peneira e utilize em sua receita.



3. Cozinhas batatas no forno

Cozinhar batatas no fornoA batata cozida perfeita é crocante por fora e fofa no meio. Assar batatas é simples. Para fazer uma batata cozida no forno, basta lavar o seu tipo favorito de batata, recomendamos a batata rosa por causa de seu sabor e textura. Em seguida, siga os passos abaixo para cozinhá-las no forno.

Preaqueça o forno a 200 ° C.

Coloque as batatas em uma assadeira.

Asse por 45-50 minutos, até o garfo atravessar as batatas de forma macia.

Para criar um prato delicioso você pode partir suas batatas assadas e passar uma camada de manteiga, para dar um sabor especial.



Conclusão

Curtiu nossas formas de como cozinhar batatas de forma simples? Tem alguma maneira diferente da nossa? Então deixe sua opinião nos comentários. Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais.

Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.