Melhores marcas de amido de milho 4.57/5 (7)

A culinária brasileira é versátil assim como o amido de milho. Conheça 8 marcas desse produto importante da nossa cozinha

O amido de milho é um ingrediente versátil que você provavelmente tem em sua despensa e utiliza frequentemente em suas receitas. Pode engrossar alimentos como sopas, mingaus, molhos e recheios.

Também ajuda a formar uma crosta crocante quando usado como revestimento para alimentos fritos. Embora melhore o sabor de muitos alimentos, os benefícios para a saúde de comer amido de milho são limitados.

O que é amido de milho e como ele é feito?

Cada grão de milho tem três partes principais: o germe, farelo e endosperm. O farelo é a casca externa dura, que é rica em fibras. O gérmen é a parte inferior do grão, que pode brotar em uma nova planta e é rico em gorduras. A maior parte do amido no milho está dentro do endosperm, que compõe a camada interior do kernel.

Para fazer amido de milho os agricultores primeiro separam o farelo, o gérmen e o endosperm dos grãos de milho. Em seguida, o amido do endosperm dos grãos é extraído através de um processo chamado moagem molhada. Finalmente, o amido de milho é seco e embalado. O amido de milho é considerado um alimento altamente processado.


8 melhores marcas de amido de milho

1. Maizena

maizena melhores marcas de amido de milho

Muitas vezes confundida com o próprio nome do produto, nenhuma marca de amido de milho é tão popular quanto essa. Por trás da famosa caixinha amarela, há muitas histórias que fizeram parte do dia a dia da família brasileira.

Se fosse preciso definir Maizena® em uma palavra, ela seria tradição. A marca da icônica caixa amarela já tem mais de 125 anos de história acompanhando a família brasileira. Seu nome, de tão famoso e pioneiro, virou sinônimo de categoria para amido de milho.  Mas o que faz dela tão especial?

Versatilidade: desde o seu surgimento, Maizena® servia para engrossar caldos, dava um bom mingau, substituía a farinha de trigo no preparo de bolos, era um segredo de qualquer quituteira e uma grande aliada na alimentação de crianças. 

São tantos usos diferentes que milhões de avós, mães, filhas e netas desenvolveram seus próprios segredinhos na hora de usar Maizena®. Segredos que foram passados de geração para geração ao longo desses 125 anos. As crianças dos lares brasileiros cresceram acostumadas a ver a caixa amarela na cozinha. E depois aprenderam com suas mães como usar Maizena® na hora de cuidar dos seus próprios filhos.

São esses segredos passados de geração em geração que são os responsáveis pela tradição centenária de Maizena®. Hoje, ela continua com uma forte presença nas casas do Brasil, sendo sempre lembrada na hora de preparar mingaus, doces, molhos e até em receitas salgadas.


2. Dr. Oetker

dr. oetker

Experimente as novidades da Dr. Oetker para deixar seu mingau, bolo ou empanado ainda mais gostoso. O Amido de Milho da Dr. Oetker é mais um dos grandes produtos dessa marca confiável. A consciência de qualidade está presente em todos os departamentos da empresa, essa é uma das razões do sucesso da Dr.Oetker.

A empresa está presente no Brasil desde a década de 30. Durante sua história teve diversas marcas: “Cabeça Branca”, posteriormente “Otker”, depois passou a adotar o sobrenome de seu fundador “Oetker”, até chegar à marca atual “Dr. Oetker”.


3. Fleischmann

fleischmann melhores marcas de amido de milho

O Amido de Milho Fleischmann é essencial pra garantir que receitas elaboradas encantem todos a sua volta.

Em 1931, o fermento Fleischmann chega ao Brasil! O ano marcou a instalação da primeira fábrica no país, com a produção de fermento biológico fresco em Petrópolis, no Rio de Janeiro. 

Desde 2004, a Fleischmann é parte do grupo ABF – Associated British Food, um dos maiores grupos alimentícios do mundo. Hoje, estão presentes em 30 países. Sempre em busca de descobrir novos sabores e preparos, entregando novas possibilidades para os apaixonados pela cozinha.


4. Yoki

yoki

A Yoki foi fundada na década de 80 por Yoshizo Kitano, empresário e imigrante japonês que tinha uma visão de trazer conveniência e segurança para a venda de alimentos no Brasil. Trouxe itens pré-embalados de farinhas e grãos ao invés dos itens à granel da época, facilitando a vida dos consumidores.

O Amido de Milho Yoki oferece inúmeras possibilidades de diferentes receitas que vão desde mingaus, bolos, tortas, até pratos salgados como molhos. Também pode ser utilizado para dar liga e crocância aos alimentos.


5. Sinhá

sinhá melhores marcas de amido de milho

Além daquele mingau nutritivo e irresistível, você também pode usar o Amido de Milho Sinhá como espessante de molhos e no preparo de diversas sobremesas, biscoitos e salgados.


6. Fritz & Frida

fritz & frida melhores marcas de amido de milho

O Amido de Milho Fritz e Frida é um produto obtido através da moagem e extração do amido de grãos de milho degerminados. É um produto ideal para o preparo de mingaus, cremes, sobremesas, molhos, ou como ingrediente no preparo de bolos e outras receitas.


7. Fugini

fugini

O amido de milho Fugini é ideal para ser utilizado no preparo de doces, salgados e em várias outras receitas. A consolidação da Fugini no mercado é consequência de sua capacidade única de enxergar oportunidades, ter ousadia e mostrar como é possível fazer diferente e inovar!

Viver a vida com respeito faz da Fugini uma empresa que busca contribuir para um mundo melhor.

Para buscar esse mundo melhor, é preciso ter um espírito de ousadia e um olhar de vanguarda, com práticas sustentáveis. Isso requer responsabilidade, conhecimento, investimento e inovação.


8. Quero

quero

Inúmeros pratos das melhores cozinhas não existiriam sem ele. É o amido de milho quem dá textura única e um sabor especial para receitas que vão de cremes e molhos a mingaus, bolos e pudins. Não deixe o Amido de Milho Quero faltar na sua cozinha!


Considerações finais

Embora o amido de milho não seja o ingrediente mais nutritivo da sua despensa, trata-se de um indispensável aliado de quem cozinha para preparar boas receitas. Esperamos que essas recomendações lhe ajudem a escolher sua marca de amido de milho ideal em suas próximas compras.

Finalmente, se você gostou do blog, avalie esse post nas estrelinhas e nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais. Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.

Por favor, avalie isto