fev 072019
10 melhores marcas de Azeite de Oliva Virgem

10 melhores marcas de Azeite de Oliva Virgem

O Azeite de Oliva é cada vez mais importante para a culinária brasileira e este post te mostra algumas marcas de boa qualidade

O uso do Azeite de Oliva é milenar, entretanto não se sabe com exatidão a sua origem. Ao lado da Videira, a Oliveira foi uma das primeiras árvores cultivadas há mais de 5.000 anos no Mediterrâneo Oriental e Ásia Menor. A palavra “azeite” provém do vocábulo árabe “Az-zait”, que significa sumo de azeitona. Os fenícios, sírios e armênios foram os primeiros povos a consumi-lo, cabendo aos gregos e romanos levá-lo para a Europa e o Ocidente, permanecendo por séculos restrito aos povos do mediterrâneo. No século XVI, os espanhóis introduziram o azeite no Peru, Chile e México e, no século XVIII, nos EUA.

Sua importância, ao longo dos tempos, resultou das múltiplas utilizações que lhe foram dadas na alimentação, medicina, higiene e beleza. Os Mesopotâmicos, por exemplo, untavam o corpo para se proteger do frio há mais de 5.000 anos. A primeira classificação formal data do século VII AC e era utilizado para o alívio da dor e cura de feridas, sendo muito utilizado nas guerras. Durante o Império Romano foi muito usado para amaciar a pele e os cabelos. Foi ainda combustível para iluminação, lubrificante para as ferramentas e alfaias agrícolas, impermeabilizante para fibras têxteis e elemento essencial em ritos religiosos.



Porém, o grande destaque da utilização do azeite, além da alimentação, foi na medicina. Na Grécia antiga, atletas já utilizavam o azeite como base para melhorar sua performance. Na época dos grandes descobrimentos, por volta do século XVI, o azeite era obrigatório nos navios, utilizado como base para o preparo de diversos medicamentos. Atualmente, diversas pesquisas comprovam os grandes benefícios que o azeite de oliva pode oferecer à saúde.

Legislação Brasileira

Segundo a legislação brasileira, Azeite de oliva Virgem é o produto extraído do fruto da oliveira unicamente por processos mecânicos ou outros meios físicos, sob controle de temperatura adequada, mantendo-se a natureza original do produto; o azeite assim obtido pode, ainda, ser submetido aos tratamentos de lavagem, decantação, centrifugação e filtração, observados os valores dos parâmetros de qualidade.

Fonte: oliva.org.br

Os azeites de oliva extravirgem são considerados os melhores para consumo devido à baixa acidez. No momento da compra, deve-se preferir aqueles com embalagem de vidro e escuros, pois a incidência de luz pode oxidar o óleo. Em casa, também devem ser armazenados em local escuro, longe do calor. Para lhe ajudar na escolha dos melhores azeites, elaboramos uma lista com algumas marcas de destaque no mercado nacional.

Benefícios do azeite de oliva

  • Contribui para o controle do colesterol e favorece a saúde cardiovascular
  • Auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis da dieta (vitaminas A, D, E, K)
  • Fonte de antioxidantes, pode prevenir doenças degenerativas e câncer
  • Ação anti-inflamatória
  • Fonte de gordura mono e polinsaturadas, benéficas para a saúde
  • Fonte de vitamina E



Estas são as 10 melhores marcas de Azeite de Oliva Virgem

  • Prosperato
  • Ouro de Sant’ana
  • Nova Oliva
  • Carbonell
  • Batalha
  • Toureiro
  • Andorinha
  • Borrielo
  • Herdade do Esporão
  • Gallo

1. Prosperato

Azeite de Oliva Extra Virgem ProsperatoA elaboração de azeite de oliva extra virgem Prosperato é feita no município de Caçapava do Sul/RS, região da Campanha Gaúcha, Brasil. Seguindo os mais altos padrões de qualidade, desde os cuidados no campo, escolhendo o momento certo de colher a fruta, até a extração do azeite em um maquinário de alta tecnologia, importado da Itália.

Através da Tecnoplanta, conceituada empresa no ramo de produção de mudas florestais, iniciamos a produção de mudas de Oliveira na cidade de Barra do Ribeiro/RS em 2011, e consequente implantação dos primeiros olivais naquela região. Com a aquisição de um olival já em produção na cidade de Caçapava do Sul/RS no ano seguinte, conseguimos adiantar nosso projeto de produção de azeite de oliva, tendo em 2013 nossa primeira safra produzida e comercializada com a marca Prosperato.

Neste curto período de elaboração de azeites no Brasil, a Prosperato já é conhecida por apresentar ao mercado um azeite de oliva de alta qualidade, verdadeiramente extra virgem, tendo obtido diversas premiações nacionais e internacionais. Em pouco tempo de trabalho já é possível colher os frutos dos esforços feitos nos últimos anos, o que nos motiva cada vez mais a seguir neste caminho de qualidade superior, da fruta colhida no campo ao azeite na mesa do consumidor.



2. Ouro de Sant’ana

Azeite de Oliva Extra Virgem Ouro de Sant'anaA cultura do azeite Extra virgem de qualidade,  é ainda recente no Brasil, porém cada vez mais pessoas se interessam  por aprender mais e adquirir bons hábitos na escolha de bons azeites. Faz parte de nosso compromisso, desenvolver processos de educação ao consumidor, no mundo dos azeites genuinamente extra virgens. A Ouro de Sant’ana segue os mais exigentes e modernos padrões de produção, técnicas de cultivo e de processos, garantindo aos nossos azeites a mais alta qualidade. Cuidamos pessoalmente e durante todo o ano, de todas as etapas do processo, desde o cultivo até a embalagem de cada uma de nossas garrafas.

A colheita é manual e precoce. Nossas frutas, sadias, são acondicionadas no campo em embalagens pequenas, bem ventiladas, e levadas imediatamente à máquina extratora, em ambiente com temperatura controlada dentro do próprio olival, permitindo que entre a colheita e a obtenção do azeite decorram menos de 3 horas. Os azeites são estocados em tanques de aço inox, inertizados com controle de temperatura e luminosidade, permitindo uma guarda perfeita, para que mantenha todas as suas características ao serem engarrafados.



3. Nova Oliva

Azeite de Oliva Extra Virgem Nova OlivaO Nova Oliva é um azeite de oliva extra virgem que teme em seu processo de produção a combinação de toda a tradição e experiência do Velho Mundo com as novas tecnologias e a fartura da nossa terra no Chile. Esse processo leva apenas algumas horas, da colheita das azeitonas até a extração, obtendo, assim, o melhor azeite de oliva extra virgem.

Com Nova Oliva nos preocupamos com cada detalhe, por isso trabalhamos muito para obter um azeite de oliva extra virgem com qualidade de nível mundial. Premiados internacionalmente, nossos produtos têm uma acidez máxima de apenas 0,2% e são ideais para acompanhar todos os tipos de pratos.

Nova Oliva é um dos produtos da Olisur Del Sur SA., reconhecida e premiada mundialmente pela qualidade dos seus azeites de oliva extra virgens. Sempre utilizando tecnologia de vanguarda, sua moenda localizada no coração de sua fazenda no Vale de Colchagua é um sinônimo de beleza e eficiência. Tudo pensado para entregar o melhor em qualidade em cada garrafa dos nossos azeites.



4. Carbonell

Azeite de Oliva Extra Virgem CarbonellO Azeite Carbonell é produzido sob o sol espanhol, em Córdoba. Para garantir a excelente qualidade do azeite Carbonell, as azeitonas devem ser colhidas quando estão perfeitamente maduras. A colheita das azeitonas é um processo que pouco mudou ao longo dos séculos: elas são colhidas à mão ou são cuidadosamente removidas das árvores com varas longas. As azeitonas então caem sobre um pano de lona macio para evitar que sejam danificadas. A parte mais importante da colheita é certificar-se de que os frutos não sejam danificados e de que sejam prensados em até 24 horas após a colheita.

Assim que as azeitonas são colhidas, elas são levadas para um moinho. Elas são primeiramente lavadas em água fria e depois peneiradas para separar todas as folhas, caules e galhos. Após a lavagem, elas são classificadas por tipo e qualidade e prensadas com uma pedra de moinho tradicional. As azeitonas são prensadas junto com seus caroços. Após o processo de prensagem, a pasta resultante é prensada.

Durante esse processo, a umidade é pressionada para fora das azeitonas junto como o azeite. Para separar a umidade do azeite, a pasta é colocada em um grande tambor que gira em alta velocidade. Isso faz com que o azeite (que é mais leve) seja separado da umidade (que é mais pesada). Esse processo é chamado de “centrifugação”. Em seguida, o azeite resultante passa pela classificação e testes exaustivos. O azeite é então armazenado e passa pelo processamento posterior.



5. Batalha

Azeite de Oliva Extra Virgem BatalhaO Azeites Batalha é obtido a partir de azeitonas frescas, colhidas no início da colheita e processadas rapidamente, o que resulta em produtos com elevado frescor em aromas e sabores, propiciando uma prazerosa experiência na elaboração de diferentes tipos de preparações gastronômicas. O cuidado e o rigor técnico empregados em todas as etapas de sua produção conferem aos Azeites Batalha índices de acidez menores que 0,2%, o que indica produtos de alta qualidade.

Foi aqui, no sul do país, no município de Pinheiro Machado,  onde a Família Batalha, que tem suas raízes em Portugal, encontrou o terroir extremamente favorável para o cultivo da oliveira . Isso porque, o clima favorece a produção e o amadurecimento dos frutos, garantindo sanidade e qualidade superior aos azeites aqui produzidos. Foram plantados 90.000 pés de oliveiras de 10 diferentes variedades em 300 hectares, tornando-se assim, um dos maiores olivais do país. O plantio  observa as melhores e mais modernas práticas agrícolas, como fertirrigação, que garante o perfeito equilíbrio nutricional das plantas e assegura a qualidade superior dos produtos.

Pesquisamos as variedades de azeitona que melhor se adaptassem ao nosso clima e encontramos no paralelo 31 do hemisfério sul o lugar ideal para o plantio de azeitonas. Não por acaso, o paralelo 31 passa pelos grandes produtores de vinhos e azeites: Argentina, Chile, Uruguai, África do Sul e Austrália. Exatamente onde se localizam nossos olivais, no município de Pinheiro Machado, Rio Grande do Sul. Focamos nossa atenção nos detalhes, do plantio à embalagem caprichada.



6. Toureiro

Azeite de Oliva Extra Virgem ToureiroAzeite Toureiro é obtido do fruto da oliveira Olea europaea L. através dos mais tradicionais processos de extração e importado do coração de Portugal. Rico em Vitamina E, combate o envelhecimento de tecidos e órgãos e ajuda a prevenir a arterioesclerose, melhorando o metabolismo.

Localizado no município de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, nosso Parque Industrial Irmãos Coelho é composto por 5 unidades fabris que juntas empregam mais de 600 funcionários, atuando nas áreas de industrialização, beneficiamento, embalagem e distribuição de gêneros alimentícios em geral, além da extração e comércio de óleos vegetais e a fabricação de alimentos para animais.

Nosso grupo Granfino e suas divisões Granfino Alimentos e Gran – Divisão Animal, possuem juntos um mix de mais de 90 produtos diferentes, todos com a mesma qualidade que faz de nossa marca um referencial. Temos orgulho de fazer parte da história da indústria nacional e trabalhamos diariamente para poder sempre fazer parte da sua história também.



7. Andorinha

Azeite de Oliva Extra Virgem AndorinhaOs azeites Andorinha são produzidos a partir da seleção das melhores variedades de azeitonas, colhidas em diferentes momentos do processo de maturação, o que garante perfis bem distintos e sabores insuperáveis. Tudo isso reflete diretamente na produção do mais nobre e delicioso azeite, que por sua qualidade, versatilidade e design atrativo da embalagem, é hoje um dos azeites de raízes portuguesas com presença mais forte no Brasil. A nossa missão é levar azeite para todos e inspirar as pessoas a terem uma alimentação mais saudável e saborosa com azeite.

Ao longo dos anos e com muito trabalho, o Azeite Andorinha não só acumulou experiências em produzir um azeite de qualidade e de forma sustentável. Também acumulou prêmios, resultado dos esforços para oferecer aos nossos consumidores produtos cada vez melhores. Temos o prazer de apresentar a Andorinha como uma marca que planta, produz e comercializa há mais de 90 anos os seus produtos.

Com olival próprio e mais de 13 milhões de oliveiras plantadas, Andorinha prepara com máxima qualidade e cuidado os melhores azeites que chegam especialmente para a sua casa. Os azeites Andorinha são feitos com puro suco de azeitona, o que garante o máximo frescor, pureza e sabores ainda mais deliciosos. Acreditamos que a procedência faz a diferença.



8. Borrielo

Azeite de Oliva Extra Virgem BorrieloO Azeite Borriello é produzido com cuidado primoroso desde o preparo do solo até o envasamento. As azeitonas são colhidas no momento certo e o azeite é extraído, no dia da colheita no lagar instalado na Fazenda.  Como resultado um produto de alta qualidade, com frescor e aroma diferenciado. Por ser 100% brasileiro é possível degustar sentindo todo seu frescor, intensidade e aroma, nas variedades Arbequina, Grappolo e Blend das duas variedades.

Mario Borriello e Carla são casados há 19 anos. Como bom italiano a gastronomia faz parte da sua vida. Mantem como relíquia o caderno de receitas preciosas de sua saudosa mãe e, como engenheiro pesquisador incessante, descobriu a oportunidade do cultivo de oliveiras. Carla ingressou no mundo corporativo e foi trabalhar no mercado financeiro. Aos poucos a paixão pela gastronomia foi tomando conta de Carla Retuci, que ao mesmo tempo, se encantou com as oliveiras da Fazenda Três Barras Castanhal. Não demorou para trocar o mercado financeiro pelo mundo do azeite!

As primeiras safras foram voltadas aos amigos e família. A boa recepção e os testes comprovando a altíssima qualidade como azeite Extra Virgem, foi o incentivo para expandir os olivais e instalar um lagar próprio, com centrífuga italiana de alta tecnologia. Atualmente, produzem azeite com a suave variedade espanhola Arbequina e a italiana de média intensidade Grappolo. Planejam novidades para os próximos anos, recentemente, plantaram cultivares da famosa Frantoio, italiana, da espanhola Arbosana e da grega Koroneiki.



9. Herdade do Esporão

Azeite de Oliva Extra Virgem Herdade do EsporãoO Azeite Herdade do Esporão é um Azeite de perfil suave e harmonioso, com bom equilíbrio dos aromas frutados típicos das azeitonas do Alentejo. São mais de 1.600 hectares de olival no Alentejo, onde a cultura da oliveira existe há várias gerações. Parte deste olival segue o sistema tradicional, sendo os olivais mais novos conduzidos em regime intensivo.

No sistema tradicional muitas oliveiras têm idade superior a 100 anos com uma disposição de largo espaçamento entre as árvores, sendo estas de grande porte. No sistema intensivo, as novas plantações apresentam-se em compassos mais pequenos resultando em árvores de médio porte, mais adaptadas à colheita mecânica. O sistema produção é a Produção Integrada que tem por base práticas culturais mais sustentáveis ambientalmente e a utilização de fauna auxiliar no controlo das pragas e doenças da oliveira. As azeitonas são transportadas separadas por variedades e recebidas no lagar do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, poucas horas depois da colheita sendo imediatamente processadas.

A extração inicia-se com a moenda rápida dos frutos. A seguir à moenda a pasta resultante é sujeita a um batimento, com temperatura e tempo de batido perfeitamente controlado de forma a permitir a saída do azeite das células da polpa e a preservar os aromas provenientes de cada variedade e que caracterizam cada azeite. A pasta segue para o decantador onde é separado o azeite do bagaço de azeitona e da água resultando um azeite ainda com alguma umidade e impurezas. O azeite é limpo por centrifugação estando desta forma pronto para ser filtrado e embalado. A extração é feita a frio, nunca ultrapassando os 27ºC.



10. Gallo

Azeite de Oliva Extra Virgem GalloA indústria do Azeite de Oliva Gallo foi fundada em Portugal em 1919 por um visionário chamado Victor Guedes, Gallo é sinónimo da alma e da tradição portuguesas, que se renovam ao longo do tempo. Na Gallo, somos apaixonados pelo azeite desde a nossa origem, e trabalhamos neste mundo mágico há já 100 anos. Hoje, somos a primeira marca portuguesa de azeite no mundo, e a quarta no ranking mundial. A reputação dos nossos azeites foi construída numa sólida base de qualidade e numa constante sede de novo conhecimento. Trabalhamos diretamente com os produtores, os lagares, investigadores e blenders para aprender todos os dias mais sobre o azeite e assim, melhorar constantemente a qualidade de todos os nossos produtos.

Mas a nossa paixão não se esgota no azeite: exploramos também os universos de vinagre, piri-piri e azeitonas de mesa, que produzimos cuidadosamente, assentes num princípio fundamental que jamais descuramos: o da qualidade inquestionável dos nossos produtos. A nossa ambição, em tudo o que produzimos, é proporcionar sabores autênticos que fazem a diferença nos pratos das pessoas. Se para alguns a alimentação é apenas parte da vida, um aspeto funcional, na Gallo acreditamos que a vida é para ser vivida através de experiências culinárias. A alimentação gira em torno de sensações e emoções e criar e degustar um prato alimenta a alma, além de trazer felicidade e proporciona prazer. Nas refeições, as pessoas unem-se, conversas importantes partilham-se e relações são fortalecidas.

Atenção ao detalhe e foco na qualidade são características que fazem parte do nosso ADN. Assim, na Victor Guedes, a fábrica dos produtos Gallo, preocupamo-nos em manter padrões elevados de higiene, segurança alimentar, qualidade e respeito pelo meio ambiente.



Conclusão

Curtiu a nossa lista com as 10 melhores marcas de Azeite de Oliva Virgem? Tem alguma marca preferida que não apareceu em nossa lista? Então deixe sua opinião nos comentários. Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais.

Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.




Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate this blog »