jan 232019

Como fazer Chocolate Caseiro Artesanal

Como fazer Chocolate Caseiro Artesanal

Como fazer Chocolate Caseiro Artesanal

Aprenda uma receita de Chocolate Caseiro do zero para fazer na sua casa

Fazer Chocolate é o sonho de todo chocólatra não é mesmo? E nada supera as sobremesas caseiras, mas, embora muitas pessoas se orgulhem de seu fogão caseiro e seus equipamentos modernos, poucos exploram o mundo rico, diverso e surpreendentemente saudável do chocolate caseiro.

A melhor parte? Você não precisa de ingredientes caros ou equipamentos especializados para criar deliciosos doces de chocolate em sua própria cozinha. Se liga nessa dica deliciosa que o Comida Simples buscou pra você!



Grãos de cacau ou cacau em pó?

O ingrediente mais importante para fazer chocolate é o cacau. Você pode usar grãos de cacau ou cacau em pó. Se você está determinado a fazer chocolate da maneira tradicional, precisará encontrar o cacau, o equipamento correto de torrefação e moagem e esperar vários dias para que o mesmo seja processado.

Grãos de cacau nem sempre são fáceis de encontrar nas lojas locais. As plantas de cacau não são nativas em todo o Brasil e não crescem bem em qualquer região, o que significa que a maioria dos grãos de cacau precisam ser trazidos de outras regiões, depois de fermentados (para matar a germinação e desenvolver sabores das leveduras naturais) e secar. Para colocar suas mãos em alguns grãos de cacau, você pode precisar ir a uma loja especializada em produtos naturais ou fazer compras online.

Tenha em mente que, assim como os grãos de café, os grãos de cacau têm diferentes variedades e sabores, o que terá um impacto na maneira como o seu chocolate será saboreado. Então faça sua pesquisa antes de comprar um certo tipo, para ter certeza de que ele adicionará o sabor certo para o seu chocolate. Por outro lado, se você quiser adotar o caminho mais fácil e acessível para a produção de chocolate, o cacau em pó fará o trabalho. Qualquer um deles você escolha para usar será indistinguível no produto final, desde que você tenha usado uma marca de boa qualidade.



Outros ingredientes importantes

Fazer Chocolate não é só grãos de cacau ou pó. A menos que você esteja planejando ter um chocolate 100% forte (o que seria muito amargo), você precisará de outros ingredientes para obter uma consistência suave e torná-lo mais doce.

Quando se trata de adoçante, você precisará de açúcar ou outro substituto. Para um tipo de chocolate meio amargo, você deve ter 20% de açúcar. Considere outros substitutos doces se você estiver tentando fazer uma receita mais saudável. Por exemplo, o açúcar mascavo, o mel orgânico, a estévia e o xarope de ácer ou de agave são ótimas alternativas ao açúcar branco. Se a proporção de 20% não lhe agradar e você sentir que gostaria de torná-la mais doce, basta aumentar a proporção de adoçante para sua mistura.

Além de açúcar ou adoçantes naturais, você precisará de manteiga de cacau. Manteiga de cacau fará o seu chocolate mais cremoso e dará a sensação de chocolate profissional. Coloque a proporção para 10% a 20% da massa total para a sua receita. Por último, você pode adicionar qualquer sabor natural que você pode pensar – afinal, é o seu próprio chocolate! Você pode adicionar toques de baunilha, canela, passas de uva, raspas de hortelã, coco, nozes, amendoim, castanha de caju, frutas secas ou cravo.



Como fazer um delicioso Chocolate a partir do Cacau em pó

Chocolate em PóIngredientes:

  • 2 xícaras de cacau em pó
  • 3/4 xícara de manteiga de cacau ou manteiga de leite
  • 1 xícara de água
  • 2/3 xícara de leite integral
  • 1/2 xícara de açúcar (ou xarope)
  • 1/4 de xícara de açúcar em pó
  • 1/4 colher de chá de sal
  • Panela
  • Copos de medição
  • Tigelas
  • Moldes de chocolate

Chocolate Caseiro ArtesanalInstruções:

  • Aqueça uma panela com água até ferver. Enquanto isso, misture o cacau em pó e a manteiga em uma pasta espessa.
  • Mergulhe a mistura de cacau na água aquecida e leve ao fogo brando.
  • Em seguida, remova a mistura de cacau aquecida e transfira para uma tigela.
  • Combine os dois açúcares e sal.
  • Misture em uma tigela ou processador de alimentos até ficar homogêneo.
  • Adicione o açúcar e sal combinados à mistura de cacau.
  • Despeje o leite lentamente, mexendo bem para remover qualquer grumos.
  • Despeje a mistura em formas moldadas ou outros recipientes, em seguida, leve à geladeira por pelo menos seis horas ou até que o chocolate endureça.



Personalizando seu chocolate

Você pode fazer muitos ajustes nesta receita básica para fazer seu chocolate com a consistência e sabor desejados. Para um acabamento mais firme, coloque o chocolate em camadas mais finas, use menos água ou use manteiga de cacau no lugar da manteiga de leite. Camadas mais grossas produzem uma consistência mais suave e semelhante a chocolate. Se você quiser incluir toques como passas, nozes e coco, estes devem ser adicionados à mistura final antes de despejar.

Conclusão

Diga adeus ao chocolate industrializado! Há uma maneira melhor de satisfazer seus desejos gastronômicos, e isso é possível fazendo o seu próprio chocolate a partir do zero. Lembre-se que uma proporção mais alta de cacau em pó, é mais saudável – e que usar xarope de bordo ou agave como adoçante também é mais saudável do que usar açúcar. Bom apetite!

Curtiu a nossa dica para fazer seu próprio Chocolate Caseiro? Tem alguma receita preferida diferente da nossa? Então deixe sua opinião nos comentários. Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais.

Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.