jan 112019
8 melhores marcas de Mortadela Bolonha do Brasil

8 melhores marcas de Mortadela Bolonha do Brasil

Um produto de origem italiana que virou paixão nacional entre brasileiros

A Mortadela Bolonha é sem sombra de dúvida um dos alimentos mais consumidos no Brasil devido ao seu sabor incomparável. Seja em sanduíches deliciosos, em um petisco ou em alguma receita mais elaborada, a Mortadela do tipo Bolonha sempre é um ingrediente delicioso em qualquer prato.

No Brasil, o Pão com Mortadela é um lanche extremamente popular por seu preço acessível e sabor delicioso, mas você sabe de onde vem aquela deliciosa Mortadela que está saboreando nos seus lanches? Neste post vamos te mostrar um pouco mais sobre a Mortadela Bolonha, sua origem, história e por fim vamos compartilhar com você as 8 melhores marcas de Mortadela Bolonha do Brasil.



O que é a Mortadela Bolonha e as origens do seu nome

A Mortadela Bolonha, como regra, é um embutido curado feito com carne de porco picadinha e misturada com cubos de toucinho de porco. Em seguida, a mistura é salgada, aromatizada e finalmente cozida lentamente com fogões de irradiação. A Mortadela de Bolonha , feita exclusivamente com carne de porco pura, é IGP (Indicazione Geografia Tipica) desde 1997.

A superfície da Mortadela IGP deve ser aveludada e de cor rosa brilhante uniforme. Na fatia deve estar presente, em quantidades não inferior a 15% da massa total, quadrados adiposos aderentes à mistura. O sabor é delicado e o cheiro é aromático e ligeiramente picante.

Uma história de Mortadela não pode ignorar a origem do nome que remonta aos tempos do Império Romano. “Mortadela” derivaria de acordo com algumas teorias do mortarium (argamassa), o utensílio de cozinha usado para esmagar a carne de porco. De acordo com outros estudiosos, o termo mortadela viria de mortarum , uma salsicha com sabor de mirtilo .

A última teoria etimológica do termo é a mais credenciada. A origem do nome mortadela deve ser buscada em myrtatum , murta em latim, ou seja, o aroma usado como ingrediente de uma salsicha chamada farcimen myrtatum , já conhecida na época do primeiro século dC; na verdade, tanto Plínio, o Velho, quanto Varro falam disso.

No museu arqueológico de Bolonha, você pode admirar uma estela da era imperial interpretada como a primeira evidência da produção de mortadela. Você pode ver sete porcos pequenos trazidos para pastar e um almofariz com pilão.



História da mortadela dos romanos à Idade Média e além

A história da mortadela nasceu entre Emilia-Romagna e Lazio, entre os territórios de Felsina etrusca e Bononia dei Galli Boi, áreas cheias de bosques e bolotas, na época a principal alimentação dos porcos. Mortadela, em seguida, depois de um longo eclipse, final da Idade Média começa a voltar em voga, tornando-se um alimento procurado e caro que não estava faltando nas mesas nobres em toda a Europa.

Somente a partir do século XIX, a mortadela tornou-se um salame econômico, provavelmente porque era feita com carne menos valiosa. Dando um passo atrás, como exatamente a mortadela bolonhesa foi feita no período medieval. Ninguém sabe precisamente porque a receita foi mantida em segredo pela Arte de Salaroli.

A literatura gastronômica da época fala de muitas variações, mas a primeira receita real da mortadela fornece, no início do século XVII, o agrônomo Vincenzo Tanara com indicações dos ingredientes precisos e uma quantidade muito maior de gordura do que hoje.

O problema da falsificação já estava presente em 1661 quando as alianças de Salaroli e Lardaroli Bologna se esforçou porque a salsicha foi equipada com uma denominação de origem, para garantir a sua qualidade de acordo com requisitos específicos de produção, incluindo o uso exclusivo de carne de porco.



Mortadella Bologna: valores nutricionais e culinária

A Mortadela Bolonha, você sabe, não é exatamente indicada para quem mantém uma dieta mais saudável. Hoje, no entanto, a Mortadela Bolonha contém mais proteína e menos gordura do que no passado, graças a uma ingestão reduzida de colesterol e uma boa quantidade de sais minerais e vitaminas, especialmente no grupo B.

100 g de mortadela com IGP de Bolonha possuem 288 kcal , 15,7 gramas de proteína, 25 gramas de lipídios, 907 mg de sódio e então potássio, magnésio, fósforo, zinco, ferro e vitaminas B1, B2, B3, B6, B12, E.

Agora que você conheceu melhor o produto veja aqui as 8 melhores marcas de Mortadela Bolonha do Brasil

  • Mortadela Bolonha Ceratti
  • Mortadela Bolonha Perdigão
  • Mortadela Bolonha Sadia
  • Mortadela Bolonha Seara
  • Mortadela Bolonha Aurora
  • Mortadela Bolonha Nobre
  • Mortadela Bolonha Dalia
  • Mortadela Bolonha Salumeria Romani



1. Mortadela Bolonha Ceratti

mortadela bolonha tradicional cerattiA Mortadela Bolonha Ceratti traz para você a deliciosa receita da tradicional Mortadela. Um sabor muito especial e um aroma inconfundível. Descubra você mesmo porque ela é a mortadela mais gostosa.

A nova fábrica da Ceratti em Vinhedo é uma das mais modernas do país. A capacidade instalada é de 50 toneladas de embutidos em um turno. E tudo com muita tecnologia e eficiência. O projeto foi desenvolvido respeitando as normas da Comunidade Européia para fábricas de produtos de origem animal.

2. Mortadela Bolonha Perdigão

Mortadela Bolonha Ouro PerdigãoConheça a deliciosa Mortadela Ouro Perdigão, a mortadela defumada mais vendida do Brasil! Que tal um lanche de mortadela? Defumada artesanalmente, o tempero e a textura irresistíveis deixarão sua família apaixonada. E para um sabor diferenciado, experimente nossa mortadela frita – resista se conseguir!

A Perdigão possui mais de 80 anos de história nos fizeram especialistas em servir produtos de qualidade com um preço justo para a sua família.

3. Mortadela Bolonha Sadia

Mortadela Defumada SadiaMais uma delícia da nossa lista é a Mortadela Bolonha Defumada Sadia que é defumada naturalmente e possui 30% menos sódio que grande maioria dos produtos concorrentes. Sadia nasceu para revolucionar a cozinha com pensamentos de praticidade e conveniência, sem abrir mão do sabor e da qualidade, é claro.

Hoje, a Sadia é parte do dia a dia do brasileiro. Presente em mais de 150 mil pontos de venda no Brasil, oferece mais de 300 tipos de produtos que vão desde os derivados de carnes suína até as mais deliciosas sobremesas.

4. Mortadela Bolonha Seara

Mortadela Bolonha SearaAssim como as melhores mortadelas italianas, a Mortadela Bologna Seara Gourmet é condimentada com especiarias e pimenta branca e tem processo artesanal. Seu cozimento no vapor garante textura, maciez e uma experiência única.

A gente sabe que na sua cozinha você quer sempre o que tem de mais delicioso e prático para o seu dia a dia. Por isso, há mais de 60 anos a Seara trabalha para oferecer produtos que levam praticidade, confiança e inovação para a sua mesa, sempre com o sabor e a qualidade que vão surpreender a toda a família.

 



5. Mortadela Bolonha Aurora

Mortadela Bolonha AuroraA incrível Mortadela Bolonha Aurora é um item da linha de produtos selecionados da empresa. Não poderia estar fora da nossa lista por sua grande representatividade em todo o Brasil.

A essência da Aurora são as pessoas. Com gestão participativa, atua na industrialização e comercialização de carnes suínas, aves, lácteos, massas, vegetais e suplementos para nutrição animal em todo o Brasil.

6. Mortadela Bolonha Nobre

Mortadela Bolonha NobreA Mortadela Bolonha Tradicional Nobre é um item da linha de produtos selecionados da Aurora Alimentos. Não poderia estar fora da nossa lista por sua grande representatividade em todo o Brasil.

A essência da Aurora são as pessoas. Com gestão participativa, atua na industrialização e comercialização de carnes suínas, aves, lácteos, massas, vegetais e suplementos para nutrição animal em todo o Brasil.

7. Mortadela Bolonha Dalia

Mortadela Bolonha DaliaA Mortadela Bolonha Dalia é um produto diferenciado e muito saboroso da empresa de Encantado – RS. A Dália Alimentos atua nas cadeias produtivas de suínos e leite. A busca pela qualidade dos produtos é uma prática permanente da Dália Alimentos.

Para torná-la cada vez mais competitiva, foram organizadas estruturas de caráter social, técnico e administrativo, baseadas nas mais modernas tecnologias, como forma de enfrentar um mercado cada vez mais exigente e globalizado. Hoje, a Cosuel / Dália Alimentos conta com uma estrutura enxuta e um quadro de funcionários qualificados e, além de atuar no mercado interno, exporta seus cortes especiais de suínos para diversos países.

8. Mortadela Bolonha Salumeria Romani

Mortadela Bolonha Salumeria RomaniA Mortadela Bolonha Salumeria Romani é um embutido de carne suína de pernil, paleta e pancetta. Possui fragrância em que prevalecem as especiarias, sabor pleno e equilibrado. Uma massa fina com pequenos cubos de toucinho, cortados caprichosamente, aromatizada com sal, pimenta e outras especiarias, deixada em repouso por 24 horas e depois levada ao cozimento e defumação em brasa por 6 horas, até atingir a temperatura ideal.

A Mortadela de Bologna difere das outras pelo ritual de produção original. Feita somente com carnes nobres, sem água e químicas e cozida em fogo natural. A Salumeria Romani desde sua criação vem se desenvolvendo cada vez mais, sempre resgatando originalidade e a paixão italiana em seus produtos.

Conclusão

Curtiu a nossa lista com as 10 melhores marcas de Mortadela Bolonha do Brasil? Tem alguma marca preferida que não apareceu em nossa lista? Então deixe sua opinião nos comentários. Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais.

Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.




Reader Comments

  1. Infelizmente estes salsichões que a sadia e a perdigão lançaram com nome de mortadelas não tem nada a ver com mortadelas, são salsichoes, apenas isto. Mortadela era por exemplo a batavo com pimentas do reino incrustadas na peça, um sabor incrível. Infelizmente a sadia e perdigão gigantes acabaram com tudo. Isto é igual sertanejo universitário não tem nada de musica mais por algum motivo dominou e destruiu todas as musicas de verdade.

Comments are closed.