nov 242018
Principais tipos de arroz e suas características

Principais tipos de arroz e suas características

Conheça os principais tipos desse que é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo

Você sabia que existem pelo menos 7 principais tipos de arroz consumidos em todas as partes do mundo? Dentre estes tipos, o Arroz Branco Polido é o mais comum, principalmente aqui no Brasil, porém vamos compartilhar com você um pouco mais de conhecimento sobre o arroz.

Alguns tipos de arroz podem possuir tamanho, cor e nutrientes diferentes, porém uma coisa que não muda é o alto grau de importância deste alimento para a humanidade. E pensando nessa importância é que o Blog Comida Simples resolveu lhe apresentar outros tipos de arroz, além dos mais comuns na mesa dos brasileiros.

Confira abaixo os 7 principais tipos de arroz e suas características

  • Arroz Branco
  • Arroz Parboilizado
  • Arroz Integral
  • Arroz Arbóreo
  • Arroz Negro
  • Arroz Basmati
  • Arroz Vermelho

arroz branco é um dos principais tipos de arroz1. Arroz Branco

O Arroz Branco é o tipo de arroz mais consumido no Brasil. Ele passa por um processo que sobra apenas o endosperma, que é o amido. O produto final tem coloração esbranquiçada. O arroz branco, ou seja, o arroz polido passa por um processo que remove a casca, o germe e, consequentemente, muitos de seus nutrientes.

O polimento muda a aparência, suaviza o sabor e amacia os grãos. Esse arroz também recebe a adição de ferro e vitaminas durante o processo de polimento. O arroz branco é rico em carboidratos e pobre em proteína. O arroz branco polido apresenta redução na concentração da maioria dos nutrientes, afetando significativamente as características nutricionais.

arroz parboilizado é um dos principais tipos de arroz2. Arroz Parboilizado

O Arroz Parboilizado possui o grão inteiro que é submetido ao processo de parboilização (deixado em água fervente por um período de 8 horas), método tradicional há dois mil anos na Índia e Paquistão.

Este processo deixa a casca solta, facilitando a moagem dos grãos. Este tipo de arroz tem um valor nutricional maior que o arroz comum, pois as vitaminas são permeadas para o interior do grão, não se perdendo durante a moagem.

arroz integral é um dos principais tipos de arroz3. Arroz Integral

O arroz integral é o grão descascado não-polido, e portanto, preserva os nutrientes. Tem sabor amendoado, textura fibrosa e requer um cozimento mais longo. O arroz integral possui proteínas, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio), vitaminas do complexo B e fibras.

A parte do grão com a maior quantidade de nutrientes é preservada. Isso faz com que o sistema gastrointestinal seja estimulado, além de aumentar o período de saciedade. O produto final tem um tom mais escuro. Com toda certeza o arroz integral é um dos 3 principais tipos de arroz do Brasil.

arroz arboreo é um dos principais tipos de arroz4. Arroz Arbóreo

Arroz Arbóreo é um tipo de arroz, entre vários outros existentes e que estão ficando mais conhecidos nos últimos anos. Um tradicional arroz italiano, de grão médio (entre 5 e 6 mm), que tem uma enorme capacidade de absorção. Para você ter uma ideia, ele pode absorver uma quantidade de líquido de até 3 vezes o seu volume. Já imaginou isso?

O Arroz Arbóreo não é só o mais indicado para o preparo de risotos, mas também para outras receitas que levam arroz e que ficariam perfeitas se os grãos pudessem “absorver” bastante do líquido gostoso em que são cozidos, para ficar bem saborosos. Um exemplo clássico é o Arroz Carreteiro.

arroz negro é um dos principais tipos de arroz5. Arroz Negro

O Arroz Negro é cultivado na China há mais de 4000 anos e tem fama de produto afrodisíaco (Arroz Proibido), por ser consumido apenas pelo Imperador. Passou a ser utilizado também na culinária mediterrânea, cultivado inclusive no norte da Itália, onde há uma grande produção desta variedade de arroz.

As pesquisas para plantação no Brasil iniciaram-se em 1994, pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), onde são analisadas as características de clima e solo para receber as plantações desse arroz. O arroz negro tem alto valor nutricional, é rico em ferro, fibras, proteínas e aminoácidos.

arroz basmati é um dos principais tipos de arroz6. Arroz Basmati

O Arroz Basmati é muito popular na cultura indiana e paquistanesa por ter um aroma agradável, um sabor levemente doce e uma textura macia, que conquista os paladares mais refinados. Um grão longo e fino que, durante o cozimento, cresce em seu comprimento, resultando em um arroz seco, soltinho e cheio de sabor.

Com grãos inteiros criteriosamente selecionados, o Arroz Basmati vai proporcionar sofisticação às preparações. O arroz basmati, além disso, é um alimento com médio índice glicêmico; isso quer dizer que ele se transforma em açúcar no sangue de forma gradual, o que ajuda a controlar o apetite e reduzir os riscos de doenças do coração e a diabetes.

arroz vermelho é um dos principais tipos de arroz7. Arroz Vermelho

O Arroz Vermelho é cultivado principalmente em áreas da Índia e no sudeste asiático, sendo que em menor quantidade nos Estados Unidos e na França. Trata-se de um arroz integral e é um dos mais consumidos do planeta. Sua cor vermelha característica se deve aos seus grãos conservarem uma camada de farelo (a casca), da qual apresenta uma cor avermelhada por causa da presença de antocianinas, pigmentos naturais que também se encontram presentes em outros cultivos.

Existem arrozes vermelhos de vários tipos: o integral de casca vermelha, o selvagem e o de levedura vermelha. Todos eles precisam de um maior tempo de cozimento comparado ao arroz branco tradicional; em relação ao seu sabor, ele é também mais intenso. No contexto da gastronomia latino-americana, o arroz vermelho é um ingrediente fundamental na cozinha mexicana.

Conclusão

Agora que você conheceu os 7 principais tipos de arroz e suas características, escolha o seu preferido e prepare sua receita favorita.  Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais.

Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.


Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *