nov 072018
4 principais tipos de feijão do Brasil

4 principais tipos de feijão do Brasil

Em um país continental como o Brasil, o feijão é unanimidade e possui 4 tipos mais comuns

Você sabe quais são os principais tipos de feijão do Brasil? Cada região tem seu preferido, e são 4 os mais comuns em nosso país.

O feijão é o alimento preferido de muita gente: há, inclusive, quem não troque um bom prato dessa delícia por nada. Seja sozinho, em forma de feijoada, tutu de feijão, caldo, sopa ou como acompanhamento, o grão sempre faz a diferença nas refeições dos brasileiros.

Bastante saboroso e altamente nutritivo, o feijão também é fonte de muitas vitaminas e seu consumo é indicado para crianças, jovens, adultos e idosos. no Brasil são diversos tipos de feijão, consumidos de formas também variadas. Por esta importância toda, resolvemos lhe mostrar os 4 tipos de feijão que mais se destacam no quesito “consumo”.



Veja a lista dos 4 principais tipos de feijão do Brasil:

  • Feijão Carioca ou Carioquinha
  • Feijão Preto
  • Feijão Branco
  • Feijão vermelho

1. Feijão Carioca ou Carioquinha

feijão carioquinha ou cariocaFeijão carioca é uma variedade do feijão comum (Phaseolus vulgaris). É o feijão mais popular no Brasil, nos Estados Unidos e no noroeste do México, comumente ingerido inteiro com caldo ou em purê e refrito. Seja inteiro ou em purê, é o recheio comum para fazer burritos. Vagens verdes podem também ser colhidas e cozidas como feijões comuns.

O feijão carioca, que é o tipo mais produzido e consumido na região Centro-Sul do Brasil, tem maior influência nos preços das bolsas de
cereais. O feijão-cores (ou tipo carioca) é o mais produzido no País, com 63% do total.  O feijão carioca está distribuído uniformemente entre as 3 safras, cada uma com participação de 33% na produção total desse tipo de feijão.

2. Feijão Preto

feijão pretoFeijão preto é um grão pertencente a família Phaseolus vulgaris. Existem seis tipos principais de Feijão preto, com aparições relativamente semelhantes e os valores nutricionais. O grão do feijão preto pode ser alterado sem perda dos benefícios nutricionais, embora alguns possam ser perdidos quando são utilizados em sopas, em triturados ou exposto a altas temperaturas.

No Brasil com seu baixo custo no mercado, o feijão virou um alimento cultural e muito procurado, mas à medida que mais informações aparecem sobre os benefícios do feijão preto para nossa saúde, faz com que o grão seja utilizado por uma série de outros motivos.



3. Feijão Branco

feijão brancoConsiderado o ingrediente-símbolo da gastronomia brasileira, o feijão participa normalmente de, pelo menos, uma das nossas principais refeições diárias.

Mas a versão do feijão que virou o novo “queridinho” do mundo fitness é o feijão BRANCO que, além de saboroso, pode ajudar a emagrecer e traz diversos benefícios para o organismo. É fonte de fibras, proteínas, flavonoides (substâncias antioxidantes), vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio e cálcio.

4. Feijão vermelho

feijão vermelhoCom sua cor vermelha marcante, o feijão vermelho pode ser utilizado em uma grande variedade de pratos, como saladas, sopas e ensopados. Mas você sabia que essa pequena leguminosa pode fazer muito mais do que apenas isso?

Repleto de proteínas, fibras solúveis e insolúveis, folato (vitamina B9), magnésio, potássio, e vários outros componentes necessários para uma boa saúde, os feijões vermelhos realmente se encaixam na categoria de “super-comida”.

Conclusão

Como você pôde ver o Comida Simples buscou informações sobre os 4 principais tipos de feijão do Brasil para compartilhar com você. Mas se você costuma consumir algum outro tipo que não mencionamos, não fique triste e compartilhe sua opinião conosco nos comentários. Finalmente, se você gostou do blog? Nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais.

Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.




Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *