Hidromel: origem, história e benefícios da bebida 5/5 (3)

Saiba tudo sobre o Hidromel, a bebida alcoólica mais antiga do mundo

Se você aprecia bebidas alcoólicas ou apenas é uma pessoa curiosa sobre a história da humanidade, pode estar certo que o Hidromel pode lhe proporcionar qualquer uma dessas experiências. Isso porque essa bebida milenar é referenciada como a mais antiga da humanidade, tendo registros de seu consumo a pelo menos 7.000 a.C, segundo a Britannica.

O Hidromel é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação do mel, e pode atingir teor alcoólico entre 5 e 20%. Essa bebida tão carregada de história pode sofrer variações entre suave e seco além de permitir personalizações.


História do Hidromel

Segundo o TastingTable, o vinho e a cerveja podem ter existido por séculos, mas os cronistas argumentam que o Hidromel foi a primeira bebida alcoólica de todos os tempos. As raízes antigas da bebida tornam a origem um pouco opaca, mas a Kinsale Mead Co. compartilha as muitas narrativas quanto à sua invenção que variam de região para região.

O norte da China é aparentemente responsável pela criação da primeira bebida fermentada com mel em 6500 a.C. e evidências de Hidromel foram descobertas em cerâmicas europeias, algumas tão antigas quanto 2800 a.C. Considerando que o hidromel se tornou independentemente apreciado por tantas culturas diferentes, a bebida tem uma abundância de variações.

Além do fato de que foi a primeira e, por um período de tempo, a única bebida alcoólica, o hidromel já foi incrivelmente popular. Infelizmente, quando o açúcar se tornou mais prontamente disponível no século 17, a indústria mudou.

O mel não era tão fácil de adquirir e novos destilados pesados em açúcar começaram a se desenvolver em regiões variadas. O mel logo foi varrido de lado como uma opção de fermentação, enquanto o vinho e a cerveja começaram a liderar a indústria.


Como é feito o Hidromel?

Se você for uma pessoa fascinada por mel, sabe que dependendo do ambiente e plantas onde as abelhas coletam o néctar, poderá resultar em um mel com sabor totalmente diferente. Essa variação também resultará em um Hidromel diferente.

O Hidromel é feito fermentando mel com água, às vezes com frutas, especiarias, grãos, lúpulo etc. À medida que a fermentação progride, você notará uma camada de sedimento se acumulando no fundo do fermentador. Esta é uma levedura morta e adormecida, e é completamente normal. Pode ser removido para aumentar a clareza e o sabor.

Depois de algumas semanas, dependendo da temperatura, você deve ver o borbulhar na câmara de ar desacelerar e começar a parar, uma vez que isso tenha acontecido, a levedura converteu todo o açúcar em álcool, então seu hidromel está quase pronto.

Coloque seu fermentador na vertical em sua geladeira por 24 – 48 horas. As condições frias farão com que sua levedura fique dormente e saia da solução. Quanto mais tempo você deixá-lo, mais claro ele se tornará.


Benefícios do Hidromel

Há séculos o mel tem sido utilizado em aplicações culinárias e terapêuticas. Pesquisas indicam que o mel tem fortes propriedades antioxidantes e antimicrobianas, ambas as quais impulsionaram seu uso na medicina antiga e moderna para tratar uma variedade de doenças físicas.

O Hidromel também é frequentemente ouvido como um tônico de saúde devido ao seu potencial conteúdo probiótico.

copo com hidromel

Os probióticos são microrganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, podem ter um impacto positivo na sua imunidade e saúde intestinal.

Embora a compreensão de como os probióticos apoiam a saúde humana ainda esteja em um estágio inicial, algumas pesquisas indicam que eles poderiam ajudar a prevenir e tratar doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, câncer, alergias e distúrbios gastrointestinais.

Infelizmente, não há pesquisas que avaliem especificamente o Hidromel como fonte de probióticos ou como a bebida pode afetar sua saúde.


Possíveis desvantagens de se beber Hidromel

Teor alcóolico alto

O teor alcoólico do hidromel varia de cerca de 5% a 20%, e o consumo excessivo de álcool pode evar a sérios riscos para a saúde, incluindo doença hepática, inflamação sistêmica e comprometimento da função digestiva e do sistema imunológico.

Alergias

Para a maioria das pessoas, o hidromel é geralmente bem tolerado com moderação. O Hidromel é tipicamente sem glúten, dependendo do que é adicionado durante o processo de fermentação. Assim, se você tem uma alergia ao glúten, verifique novamente o hidromel que você planeja beber para garantir que nenhum ingrediente contendo glúten tenha sido incluído na bebida.

O hidromel pode potencialmente causar reações alérgicas graves em algumas pessoas, especialmente aquelas com alergias ou intolerâncias ao mel e ao álcool.

Alto teor calórico

O hidromel é uma bebida altamente calórica, portanto, o consumo excessivo pode afetar negativamente sua saúde.

Beber muito de qualquer bebida alcoólica, incluindo hidromel, pode aumentar os triglicerídeos no sangue, a pressão arterial e o risco de obesidade e diabetes.


Considerações finais

Há uma razão pela qual o Hidromel não demorou muito para a civilização criar, e isso se deve à sua pequena lista de ingredientes.

Originalmente trabalhada apenas a partir de mel e água, a deliciosa bebida fermentada com mel se enquadra em seu próprio varietal exclusivo que é fácil de adaptar exclusivamente. Hoje em dia, a levedura é tipicamente adicionada para acelerar o processo de fermentação.

Se você gostou deste post sobre o Hidromel, avalie esse post nas estrelinhas e nos ajude a divulgá-lo em suas redes sociais. Siga o Blog Comida Simples nas redes sociais: Facebook e no Instagram.

Por favor, avalie isto